Home / Plantas / Diferenças Entre Acerola Mel, Doce Gigante, Anã, Junco, Preta e Roxa

Diferenças Entre Acerola Mel, Doce Gigante, Anã, Junco, Preta e Roxa

A acerola é um vegetal classificado como arbusto, ou seja, que possui porte menor que as outras árvores e se ramifica junto ao solo. Pertence à família botânica Malpighiaceae e seu fruto é conhecido pela altíssima concentração de Vitamina C.

Este vegetal tão apreciado é originário da porção norte da América do Sul, da América Central e das Antilhas (porção insular da América Central). Aqui no Brasil, a acerola foi inserida no ano de 1955 pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente há 42 variedades da fruta comercializadas em nosso país.

Neste artigo você conhecerá quais as diferenças entre a acerola mel, doce gigante, anã, junco, preta e roxa.

Então venha conosco e boa leitura.

Acerola Classificação Taxonômica

O nome científico binomial da acerola é Malpighia emarginata. Ela pertence ao Reino Plantae, Ordem Malpighiales, Família Malpiguiaceae e Gênero Malpighia.

Propriedades Medicinais da Acerola

Além da vitamina C, a acerola contém significativa concentração de vitamina A. Ambas em associação detém grande potencial antioxidante, ajudando a prevenir doenças e danos causados pelos radicais livres.

A vitamina C é excelente para melhorar a imunidade do organismo, auxiliando-o no combate à infecções. Outra função da vitamina C é contribuir na construção do colágeno, isto é, da substância responsável por manter a elasticidade da pele; assim como proteger as membranas que revestem certas mucosas do corpo humano.

Em relação ao combate das infecções, um grande destaque vai para a prevenção do escorbuto, condição clínica decorrente da carência de vitamina C, resultando em fraqueza, cansaço, e, conforme a progressão da doença, diminuição da quantidade de glóbulos vermelhos, inflamação da gengiva e hemorragias cutâneas.

Outras infecções preveníveis pela ingestão de vitamina C são a gripe e os resfriados e as afecções pulmonares.

A vitamina C também é aliada na melhora de quadros clínicos de varicela, poliomielite, problemas no fígado ou na vesícula biliar. Para algumas variedades de acerola, a concentração de vitamina C equivale a até 5 gramas para cada 100 gramas de polpa, valores que equivalem a uma concentração até 80 vezes superior à encontrada na laranja e no limão.

Na acerola, também é possível encontrar uma concentração significativa de vitaminas do complexo B, Ferro e Cálcio. Outra vantagem da fruta é a sua baixa concentração de calorias, fator que permite o consumo em períodos de dieta.

Para aproveitamento desta fruta na forma de suco, a recomendação é utilizar a medida de 2 copos de acerola para 1 litro de água e bater no liquidificador. Após o preparo, o suco deve ser bebido imediatamente, de modo que a vitamina C não se perca, em decorrência de oxidação. Para potencializar a vitamina C, uma dica de ouro é bater juntamente com os dois copos de acerola, dois copos de suco de laranja, abacaxi ou tangerina.

Quem preferir também pode consumir a fruta in natura.

Características Gerais do Pé de Acerola

O pé de acerola é um arbusto que pode alcançar até 3 metros de altura. O tronco já começa a se ramificar desde a base. Na copa, há uma grande concentração de folhas verde-escuras e brilhantes. As flores se abrocham durante o ano inteiro e se dispõem em cachos; a coloração é em tom rosa esbranquiçado.

A coloração típica do fruto de acerola (que varia do alaranjado, ao vermelho e ao vinho) é decorrente da presença de moléculas de açúcar solúveis em água denominadas antocianinas.

Considerações Sobre o Plantio

Infelizmente o fruto da acerola só está disponível durante aproximadamente de um a dois meses por ano. Geralmente equivalendo a momentos específicos entre os meses de Abril a Junho.

Alguns fatores detém influência direta sobre o plantio e colheita de acerolas, são eles o solo, o clima, o ambiente, a adubação e o espaçamento. Os climas mais favoráveis a esse vegetal são as áreas tropicais, subtropicais e até mesmo semiáridas.

O pé de acerola deve ser regado pelo menos duas vezes por semana, caso ele não receba água da chuva. É recomendável evitar locais com grande ventilação, visto que ventanias podem arrancar as flores e prejudicar o desenvolvimento de futuras acerolas.

O solo deve estar adubado e levemente úmido. Em relação ao espaçamento, o ideal é seguir a medida de 4,5 X 4,5 metros, de modo a evitar a obstrução do terreno e a concorrência por nutrientes.

Plantando Acerola no Vaso
Plantando Acerola no Vaso

Mudas de acerola devem possuir o tamanho de 5 a 15 centímetros e equivaler à porção superior de arbustos saudáveis. Após dois meses no vaso, a muda já estará enraizada e com relativo estágio de desenvolvimento, demandando transplante para um vaso maior, ou diretamente para o solo, se for o caso.

Os frutos colhidos para finalidade comercial devem ser conservados a uma temperatura de -15°C, de modo que não apodreçam e nem percam suas vitaminas. Caso a colheita seja com finalidade de consumo próprio, as acerolas podem ser tiradas no período direto do consumo, ou retiradas antes e congeladas.

Diferenças Entre Acerola Mel, Doce Gigante, Anã, Junco, Preta e Roxa

A acerola mel, acerola junco e a acerola doce gigante correspondem à mesma variedade clonada conhecida por tronos ramificados desde à base, copa densa e porte geral pequeno (compreendido entre 3 a 5 metros de altura).

A acerola roxa também é uma variedade clonada com porte compreendido entre 2 a 4 metros de altura.

A acerola anã ou acerola-anão-precoce ou acerola-de-bonsai possui frutos de dimensão inferior à acerola mela. Também é considerada uma variedade clonada da Malpighia emarginata.

A acerola preta é pouco citada, porém pode ser considerada como uma nova nomenclatura para a acerola mel.

*

Agora que você já conhece algumas importantes características da acerola, inclusive diferenças entre acerola mel, doce gigante, anã, junco, preta e roxa; continue conosco e visite outros artigos do site no ramo da botânica e da zoologia.

Aqui há muito material disponível.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

BH Mudas. Acerola Mel. Disponível em: <https://www.bhmudas.com.br/frutiferas/69-belas-mudas-da-acerola-mel.html>;

Como Plantar. Como Plantar Acerola- Plantio, Clima e Quanto Demora Para Dar o Fruto. Disponível em: < https://como-plantar.info/acerola/>;

E cycle. Benefício da acerola para a saúde. Disponível em: < https://www.ecycle.com.br/6453-acerola>;

Mudas de frutíferas. Acerola Arroxeada clonada. Disponível em: <http://mudasdefrutiferas.com.br/index.php?route=product/product&product_id=121>;

Tua Saúde. Benefícios da Acerola para Saúde. Disponível em: < https://www.tuasaude.com/acerola/>;

Wikipédia. Acerola. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Acerola>.

Veja também

Farinha de Trigo de Boa Qualidade

Qualidade Da Farinha De Trigo: Como Identificar E Saber Qual E?

No mundo existem milhares de alimentos, que servem como fornecedores de proteínas, carboidratos, como acompanhante …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *