Home / Plantas / História da Flor Agapanto, Significado e Origem da Flor

História da Flor Agapanto, Significado e Origem da Flor

A família Amaryllis ( Amaryllidaceae ) contém 73 gêneros e pelo menos 1.600 espécies distribuídas principalmente em áreas tropicais e subtropicais do mundo. Os membros da família caracteristicamente apresentam bulbos ou caules subterrâneos e folhas estreitas . As flores atraentes geralmente têm três ou seis pétalas e dão cápsulas secas ou frutos silvestres . Várias espécies são cultivadas como plantas ornamentais de jardim e várias são importantes culturas alimentares. A seguir, é apresentada uma lista de alguns dos principais gêneros e espécies de Amaryllidaceae, organizados por subfamília.

A Família Amaryllis

A família é dividida em três subfamílias: Amaryllidoideae, Agapanthoideae e Allioideae . Amaryllidoideae é o maior destes e apresenta muitos ornamentais de jardim, especialmente o lírio beladona ( Amaryllis belladonna ),floco de neve ( Galanthus ),floco de neve ( Leucojum ) e narciso ( Narciso ). Muitas plantas tropicais semelhantes a lírios também pertencem à subfamília, como a tulipa do cabo ou lírio de sangue ( Haemanthus ), lírio da Cornualha (Nerine) e Hippeastrum ; os quadris, cultivados por suas flores grandes e vistosas, são comumente conhecidos como amarílis. Uma planta ornamental da Eurásia , conhecida como narciso- amarelo de inverno ( Sternbergia lutea ) é frequentemente cultivado em beiras ou jardins de pedras. Lírio-natal ou lírio Kaffir (Clivia miniata ), uma planta perene sul-africana , é cultivada como planta de casa por suas flores alaranjadas alinhadas com amarelo.

A subfamília Allioideae (anteriormente a família Alliaceae) contém várias culturas alimentares importantes, incluindo cebola ( Allium cepa ), alho ( A. sativum ), alho-porro ( A. porrum ) e cebolinha ( A. schoenoprasum ).

O Agapanto

Lírio africano ( Agapanthus africanus ), também chamado de lírio do Nilo , perene herbácea planta da família amaryllis ( Amaryllidaceae ), nativa da África. Os lírios africanos são plantas ornamentais comuns em climas quentes, cultivados por seus grandes cachos de flores esféricos . As flores são em forma de funil e normalmente azul, roxo ou branco; os aglomerados são sustentados por longos caules. As atraentes, grossas folhas verdes escuras são em forma de espada. Se cultivadas em um clima com geada, elas devem ser mantidas em recipientes e transportadas para dentro de casa para sobreviver ao clima frio.  O Agapanthus cresce à sombra das árvores para obter proteção contra o sol quente.

Características

O gênero Agapanthus inclui cerca de 10 espécies.  As anteras do Agapanthus africanus , como as pétalas, são azuladas porque o pólen é de cor lilás. Agapanthus africanus compartilha essa característica com Agapanthus caulescens e Agapanthus coddii . As abelhas visitam e polinizam as flores de Agapanthus. As sementes de Agapanthus são dispersas pelo vento. Agapanthus africanus são flores de lírio e vêm em cachos feitos de muitas flores em forma de sino. Os aglomerados de Agapanthus são em forma de globo ou pendulares.

O Agapanthus é uma planta vistosa e amplamente cultivada por suas exóticas flores azuis ou brancas que florescem do final da primavera até o início do outono, dependendo da espécie.

O Agapanthus perene cresce a partir de um rizoma subterrâneo a cada ano.  As tenras espécies de Agapanthus africanus são sempre verdes, enquanto as espécies mais difíceis de Agapanthus campanulatus, provenientes de prados úmidos e montanhosos, têm flores um pouco menores, morrem durante o inverno e ressurgem novamente na primavera seguinte.

Suspeita-se que o agapanthus cause intoxicação hemolítica em humanos, e a seiva causa ulceração grave da boca.  O agapanthus contém várias saponinas e sapogeninas que geralmente apresentam anti-inflamatório (reduzir o inchaço e a inflamação), anti-edema (edema – inchaço devido ao acúmulo de líquido), antitussígeno (aliviar ou suprimir a tosse) e imunorregulatório (influenciam o sistema imunológico) propriedades.

Ordem Liliares

A ordem Liliales foi anteriormente circunscrita por alguns taxonomistas para incluir muitos táxons morfologicamente diversos nos monocotiledôneas. Com base principalmente em dados moleculares, os taxa anteriormente incluídos em Liliidae, Liliales e Liliaceae foram divididos entre três ordens principais de monocotiledôneas: Liliales,Asparagales e Dioscoreales . Asparagales, a maior e mais diversificada taxonomicamente dessas três ordens, caracteriza-se por possuir sementes com uma camada externa distinta contendo fitomelano, substância carbonácea que causa a densa coloração negra das sementes, embora esse recurso não seja universal na ordem. Liliales agora é muito reduzida e definida pela presença de nectários perigonais na base das tépalas, anteras extrorso (a abertura da antera voltada para fora) e às vezes pétalas manchadas. São esperados novos rearranjos de gêneros dentro das famílias dessa ordem antes que uma taxonomia estável seja alcançada.

História da Flor Agapanto, Significado e Origem da Flor

‘Agapanthus’ vem das palavras gregas ‘ágape’ e ‘anthus’ e, quando reunidas, significam ‘flor do amor’, embora não seja certo o motivo pelo qual elas são nomeadas. Acredita-se que o primeiro arranjo de flores a ser confeccionado como adorno de mão para uma noiva (buquê), tenha sido feito de agapanto.

Esta crença deve-se ao fato de que na Grécia antiga, os casamentos em geral eram celebrados durante a primavera, e esse período do ano coincide com a brotação das flores de agapanto em profusão de cores e beleza.

Além de conhecida como a flor do amor, uma alusão ao significado do seu nome em grego, o nome agapanto se relaciona a qualidades como  ousadia, independência e originalidade.

Simbologia das Flores

Simbologia de Algumas Flores
Simbologia de Algumas Flores

Você conhece o idioma das flores?  Muitas flores, ervas, árvores e outras plantas tradicionalmente simbolizam sentimentos, humores ou idéias.  Os significados das flores fascinam as pessoas há séculos.  Os buquês são ótimos presentes, e é importante saber o que seu buquê simboliza. Muitas pessoas também querem vestir seus jardins com símbolos de flores que os representam. As rosas tendem a ter significados especiais, assim como as flores usadas nos casamentos.

A linguagem simbólica das flores é reconhecida há séculos em muitos países da Europa e Ásia. Mitologias, folclore, sonetos e peças de teatro dos antigos gregos, romanos, egípcios e chineses são salpicados de simbolismos de flores e plantas – e por boas razões. Quase todo sentimento imaginável pode ser expresso com flores. A flor de laranjeira, por exemplo, significa castidade, pureza e beleza, enquanto o crisântemo vermelho significa “eu te amo”.

Veja também

Flor de Mel Amarela: Características, Nome Cientifico e Fotos

Hoje durante este texto, você conhecerá uma planta incrível e que é muito procurada no …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *