Home / Plantas / Tudo Sobre a Flor Agapanto: Características, Nome Cientifico E Fotos

Tudo Sobre a Flor Agapanto: Características, Nome Cientifico E Fotos

Pra quem gosta de flores, não tem do que reclamar, visto que a natureza é bastante fértil em plantas verdadeiramente bonitas e que ficam bem em qualquer paisagem. Como, por exemplo, a flor agapanto.

Vamos saber um pouco mais sobre ela?

Características Básicas

De nome científico Agapanthus africanus, a agapanto é uma planta bulbosa, cuja origem (como o próprio nome nome científico já indica) é africana, mais especificamente na região do Cabo da Boa Esperança, na África do Sul.

Usada basicamente como planta ornamental, a agapanto pode ser plantada e encontrada facilmente em lugares onde o clima seja temperado quente e mediterrânico.

De um modo geral, em termos de tamanho, pode atingir até 1 metro de altura, apesar de que existem variedades anãs dessa planta, e que podem medir cerca de 30 cm de altura apenas.

As suas folhas têm formato de lâminas, enquanto que as suas flores tanto podem ter coloração branca, quanto podem ter colorações que vão do violeta ao azul.

Espécies de Agapanto

Em se tratando das espécies que você pode encontrar por aí, a flor agapanto possui vários tipos, mas as mais comuns no quesito paisagismo são as Agapanthus inapertus e Agapanthus praecox. E o interessante é que muitas vezes, as pessoas confundem algum Agapanthus africanus puro com um que seja híbrido.

A do tipo Agapanthus inapertus é uma planta tipicamente de pastagens abertas, margens de florestas e áreas montanhosas e rochosas. São mais comuns de serem encontradas originalmente nas regiões de Moçambique, Eswatini (localizada na Suazilândia) e da África do Sul.

Já a espécie Agapanthus praecox, atualmente, é mais encontrada em solo português, tendo sido introduzida no país há muito tempo. Porém, ela é nativa mesmo da África do Sul. Trata-se de uma planta perene, que pode viver até os 75 anos, e cujas flores variam do azul ao roxo, passando pelo branco.

Interessante notar ainda que existem algumas subespécies dessa espécie específica, como Agapanthus praecox subsp. praecox (que pode chegar a 1 metro de altura) e a Agapanthus praecox subsp. orientalis (que não passa dos 70 cm em termos de tamanho).

Condições Ideais Par O Plantio De Uma Flor Agapanto

Caso você tenha ficado interessado em cultivar essa flor, é necessário que saiba de algumas coisas antes. A primeira delas é que se trata de uma planta que aprecia bastante climas mais quentes, com temperaturas que geralmente ultrapassem os 18ºC (apesar de que esse tipo de planta também suporta temperaturas um pouco mais baixas).

Em termos de iluminação, ela gosta muito de luz solar direta. Também suporta um pouco de sombra parcial. Contudo, para que essa planta realmente floresça como se deve, é preciso que ela receba uma considerável quantidade de luz do sol por algumas horas durante o dia.

Quanto à irrigação em si, o ideal é que ela seja seja constante, mas que não encharque o solo da planta. A partir do momento em que a flor agapanto estiver em sua fase fase adulta, contudo, ela poderá suportar alguns ´períodos de seca (contanto, que sejam curtos).

Plantio De Agapanto
Plantio De Agapanto

Já com relação ao solo, é bom salientar que essa planta é bem exigente. O mais recomendado é que ele seja bem drenado, leve e fértil. E, obviamente, que ele precisa ser rico em material orgânico também.

Época De Floração E Propagação

De um modo geral, as flores de agapanto surgem quando a primavera está acabando, e durante todo o verão. Como ela aprecia muito climas quentes, a estação do verão é como se fosse o “paraíso” pra ela.

Como já dissemos anteriormente, trata-se de uma planta que é perene, devendo ser dividida em mudas e replantadas a cada 4 anos, pelo menos. E justamente a melhor forma de propagação delas é feita através de mudas. Assim, você conseguirá obter plantas idênticas à original.

No entanto, se preferir semear essa plantal, o mais indicado é que esse processo seja feito entre a primavera e o outono, fazendo-se uma mistura de terra com material orgânico em partes iguais. A flor demorará um pouco mais a crescer, mas, com essas dicas sendo seguidas passo a passo, elas irão crescer dentro de alguns meses.

Ah, e lembrando que se a preferência for por uma divisão por touceira, o mais recomendável é que esse processo seja realizado em um dia fresco, preferencialmente no final da estação do inverno.

Quanto às podas, é preciso cortas os botões de flores após o florescimento da planta. Isso irá permitir que a flor agapanto consiga armazenar bem mais energia para o próximo florescimento (que ocorrerá dentro de 1 ano). Interessante aproveitar para podar também folhas e caules mortos ou doentes.

Uso No Paisagismo

Trata-se de uma planta que pode ser usada com muita facilidade em maciço ou mesmo em bordaduras que estejam a pleno sol. Essa flor também pode ser emoldurada em jardins que sejam bem cuidados, e onde pode formar arranjos muito interessantes.

É o tipo de planta que se mostra excelente para usar em bordaduras, especialmente na parte .baixa dos muros, que em geral recebem muita luz solar, sendo também uma ótima pedida para arbustos em renques.

Bom ressaltar que se trata de uma planta também muito rústica e resistente a diversos tipos de doenças e pragas. Pelo fato de ter uma manutenção bem baixa, acaba sendo uma das plantas preferidas para quem se interessa por essa questão do paisagismo.

Agapanto no Jardim
Agapanto no Jardim

Plantio Específico Em Vasos

Caso queira esta linda flor em vasos ou jardineiras em ambiente internos (contanto que recebendo alguma luz solar no decorrer do dia), você precisa fazer, primeiramente, uma vedação prévia dos poros com impermeabilizante asfáltico. Esse material pode ser comprado facilmente em lojas de construção civil.

Depois, deixe secar por muitos dias antes de plantá-la em definitivo. Importante também proteger o fundo da jardineira ou do vaso com geomanta ou brita. Na parte de cima, o ideal é colocar areia úmida.

Agapanto no Vaso
Agapanto no Vaso

Em seguida, é misturar composto orgânico e adubo NPK formulação 4-14-8 (proporção de 100 gramas para cada 20 kg de terra), colocar no local, e plantar os rizomas ou mesmo as mudas entouceiradas. O resto, é fazer o que recomendamos antes a respeito da manutenção dessa planta.

Veja também

Que Tipo de Flores para o Dia dos Namorados?

Hoje vamos falar sobre presentes para a amada, sabemos que mulheres adoram flores, então ligando …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.