Home / Plantas / Qual é o Significado da Flor Alstroemeria?

Qual é o Significado da Flor Alstroemeria?

Quando vemos uma flor, ficamos encantados por sua beleza e seu odor. Mas por trás de sua aparência e características marcantes, muitas flores tem em seu nome, significados muito interessantes, ressignificando a dita flor. Dentre elas, está a flor Alstromeria. Mas afinal, qual o significado dessa flor tão encantadora?

O nome botânico desta flor é Alstroemeria caryophyllacea. Faz parte da família Alstroemeriadaceae e pode ser chamada de Astromélia, Alstroeméria, Astroméria, Carajuru, Lírio-de-luna, Lírio-dos-incas, Lírio-peruviano, Madressilva-brasileira, Madressilva-da-terra, Madressilva-de-canteiro.

É uma planta originária da América do Sul, podendo ser encontrada no Brasil, Chile e Peru. As espécies mais importantes na produção de variedades e híbridos comerciais são as espécies Alstroemeria aurantiaca, A. psittacina, A. caryophyllae, A. pulchella, A. haemantha e A. inodora.

Raiz, Folha e Flor

Ela se apresenta como uma planta herbácea, ou seja, não tem tecidos lenhosos acima do solo. Logo seus caules são muito delicados e podem se quebrar caso não sejam manuseados corretamente. 

Tem raízes carnosas e fibrosas, às vezes tuberosas, ou seja, raízes que crescem debaixo da terra e armazenam reserva de alimentos. Suas folhas oblongas (têm forma arredondada e são mais compridas do que largas) nascem no topo dos ramos e voltam-se para cima. 

Flor Alstroemeria Características

As flores apresentam seis pétalas iguais e duas pétalas diferentes, a tornando exótica. Suas cores podem variar entre vinho, vermelho, lilás, amarelo, laranja, branca e rosa. Um fato interessante desta planta, é que pode florescer mais de uma vez em apenas um caule. São bastante parecidas com lírios e, por esse motivo, dizem que as alstroemeria são “lírios em miniatura”.

Como Plantar a Flor Alstroemeria?

Para seu plantio, o início da primavera é a melhor época. Escolha um lugar em que seja ensolarado, mas que tenha sombra pela tarde. O solo do jardim ou recipiente deve estar bem drenado, sendo essencial cavar um buraco do mesmo tamanho em ambos os lugares. Após cavar, misture o solo escavado com adubo ou fertilizante. 

Recoloque a terra misturada de volta, de forma a não machucar as raízes da muda a ser plantada. Caso plante mais de uma, todas devem ter uma distância de cerca de 30 cm. Após isso, a muda deve ser regada abundantemente. Além disso, é importante espalhar alguns centímetros de cobertura orgânica ao redor da Alstroemeria para evitar o crescimento de ervas daninhas. 

Como Cultivar a Flor Alstroemeria?

A alstroemeria é uma planta que exige muitos cuidados em seu cultivo e caso não sejam seguidos à risca, a flor não vingará. A planta necessita que haja adubações frequentes. Logo, prefira fertilizantes líquidos, assim, haverão intensas florações aos longo de seu cultivo, com cerca de 75 a 110 brotos. Além de adubar, submeta a planta frequentes podas. 

Deve-se eliminar caules fracos e finos, para que os novos cresçam com flores mais longas e mais brilhantes. Nunca se esqueça de que precisam ser regadas ao menos duas vezes por semana. 

Se a Planta Não Vingar

Após o seu primeiro ano de floração, a alstroemeria pode não sobreviver ao inverno. Para isso, seus caules devem ser enterrados por 2 a 3 anos, até que a planta esteja completamente fortalecida.

Na primavera após o tempo de incubação, é hora de desenterrar os caules. Pegue os com cuidado, de modo a não danificar a raiz. Após isso, corte um pouco do caule em um comprimento de cerca de 10 cm. Cubra o local de plantio com solo enriquecido e regue em abundância. Se as raízes estiverem bem desenvolvidas, as flores aparecerão no ano seguinte.

Fatos Interessantes da Alstroemeria

A alstroemeria é a flor que simboliza a amizade duradoura. Devido a esse significado, a flor é o presente perfeito para celebrar a existência dessa relação com alguém. Além disso, cada uma das seis pétalas representa uma característica importante para uma amizade duradoura: compreensão, humor, paciência, empatia, compromisso e respeito.

Suas cores também podem ter diferentes significados sobre uma amizade:

  • Flores rosas e vermelhas: Mostram seu carinho e apreço para com seu amigo
  • Flores laranjas: significa que você faz votos de que seu amigo alcance todos os objetivos que almeja
  • Flores amarelas e brancas: expressam sua preocupação caso seu amigo não está se sentindo bem.

Há quem garanta que as flores de alstroemeria podem até modificar o humor. Logo, uma pessoa que lida com ela ou que a recebe, passa a sentir-se mais tranquila, serena e mais feliz.

Apesar de ser nativa, a flor começou a se popularizar no Brasil depois que começou a ser produzida com mudas vindas da Holanda, que desenvolveu variedades mais coloridas. Hoje em dia, a flor só vende menos que a rosa de acordo com vendedores de lojas especializadas.

Flor dos Incas

A flora silvestre de  Machu Picchu é um ponto que faz deste lugar maravilhoso e mágico. Nessas ruínas é possível encontrar espécies da Alstroemeria, que na época dos incas eram chamadas de “apu tocto”, que se caracteriza em um vermelho intenso.

flora silvestre de  Machu Picchu

Parece que algum florista é fanático pela música latina. Existe uma espécie desta flor com o nome de uma famosa cantora colombiana. A alstroemeria do gênero Shakira, é amarela com rajados marrons no meio de suas pétalas.

As raízes de algumas plantas de alstroemeria são comestíveis e podem ser utilizadas na culinária! Elas podem ser usadas na fabricação de farinhas e, consequentemente, na produção de bolos, pães e vários outros alimentos.

Porém, é preciso tomar alguns cuidados com algumas espécies da planta, pois estas liberam toxinas se consumidas.

A flor foi descoberta no século XVIII pelo cientista sueco Clas Alströmer. Foi ele quem deu à flor seu nome atual.

Enfeite Para Noivas 

São bastante utilizadas em buquês de noiva e pelas suas cores quentes e chamativas, dão um contraste muito bonito com o branco dos vestidos.

Além disso, entre paisagistas e floristas, a flor é bastante popular em razão da facilidade em ser mantida como ramalhete. Podem durar até 2 semanas em um vaso. Suas flores são livres de fragrância, o que é uma ótima característica para compor projetos decorativos florais.

Veja também

Hibisco Gigante: Como Cultivar, Podar, Tamanho, Preço e Fotos

O hibisco é uma das mais belas plantas encontradas na natureza. Suas atraentes flores chamam …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *