Home / Plantas / Tudo Sobre a Espada de São Jorge: Características e Nome Científico

Tudo Sobre a Espada de São Jorge: Características e Nome Científico

Espada de São Jorge, cujo nome científico é Sansevieria trifasciata, é uma planta capaz de crescer em uma grande variedade de exposições ao sol (de áreas abertas ensolaradas completas a áreas sombreadas parciais). Além disso, essa espécie é tolerante à seca e ao calor. A planta é capaz de se reproduzir por sementes, mas também por segmentos foliares e rizomas. Segmentos de folhas e rizomas se espalham facilmente e crescem rapidamente, formando matas densas e praticamente impenetráveis.

O risco de introdução de Sansevieria trifasciata é alto. É um invasor agressivo que coloniza rapidamente áreas onde cresce. Muitas cultivares da planta são comercializadas como plantas ornamentais, vasos de plantas de interior e plantas de filtro de ar. Esta espécie é muito comum em viveiros de todo o mundo e, portanto, tem uma alta probabilidade de colonizar novos habitats.

Características da Espada de São Jorge 

Espada de São Jorge é uma planta herbácea, suculenta e perene, crescendo até uma altura de 90 centímetros. As folhas formam uma roseta basal, são planas, grossas, coriáceas, em forma de espada e variadas com marcações transversais brancas acinzentadas. As flores são verdes esbranquiçadas, com até 5 centímetros de comprimento.

Sansevieria trifasciata pode ser confundida com Sansevieria hyacinthoides , mas elas podem ser diferenciadas com base nas características das folhas. Enquanto em Sansevieria hyacinthoides as margens das folhas têm uma linha marrom-avermelhada, em Sansevieria trifasciata as margens das folhas são verdes ou brancas, sem a linha avermelhada.

Espada de São Jorge Características
Espada de São Jorge Características

Espada de São Jorge é uma planta suculenta com rizomas robustos e rastejantes. Deixa 1 ou 2 juntos, oblanceolados lineares, rigidamente eretos, o ápice afunilando até um ponto verde rígido; as lâminas são cruzadas transversalmente com zonas verdes e esbranquiçadas; margens são verdes. A inflorescência é pedunculada, 30 a 75 cm. de comprimento. As flores são solitárias ou em grupos de 2 ou 3, pedicelos com até 5 mm. de comprimento; tubo perianto de 1 cm. de comprimento ou menos, os lóbulos lineares de até 2 cm. de comprimento, branco ou branco esverdeado. Os frutos são subglobosos a elipsoides oblongos.

Sansevieria trifasciata produz flores brancas hermafroditas ou brancas esverdeadas. As flores emitem um forte aroma agradável e aberto por apenas uma noite. As flores geralmente abrem no final da tarde e fecham nas primeiras horas da manhã seguinte. As flores provavelmente são polinizadas por mariposas.

Taxonomia da Espada de São Jorge

A família Asparagales inclui cerca de 153 gêneros e 2480 espécies distribuídas em todo o mundo. Esta família é subdividida em sete subfamílias: Aphyllanthoideae, Agavoideae, Brodiaeoideae, Scilloideae, Lomandroideae, Asparagoideae e Nolinoideae. Para alguns autores, a classificação dessa família é altamente insatisfatória.

Não existem características específicas que caracterizam essa família, e algumas das subfamílias são difíceis de reconhecer, enquanto outras são muito distintas. Sansevieria é um gênero de ervas xerófitas perenes, incluindo cerca de 60 espécies distribuídas na África tropical e meridional, Madagascar e Arábia.

Além disso, existem muitos híbridos e variantes hortícolas e, como resultado, a classificação de plantas nesse gênero é muitas vezes difícil. Dentro do gênero Sansevieria , a espécie Sansevieria trifasciata é a espécie mais comercializada no comércio de viveiros e paisagismo, pelo menos 20 cultivares dessa espécie foram vendidos em viveiros ao redor do mundo.

Habitat da Espada de São Jorge

As espécies do gênero Sansevieria apresentam diversas adaptações para sobreviver em regiões áridas e secas, como folhas grossas e suculentas para armazenar água e cutículas grossas para reduzir a perda de umidade. Além disso, como outras plantas suculentas, as espécies de Sansevieria usam o metabolismo do ácido crassulaceano (CAM) como parte da fotossíntese, o que reduz a perda de água por transpiração noturna e permite melhor tolerância à seca e ao calor.

Sansevieria trifasciata tem um alto nível de tolerância ao sal e baixa necessidade de nutrientes. Esta espécie pode ser encontrada crescendo em regiões tropicais, subtropicais e temperadas mais quentes, em uma ampla variedade de condições de luz, que variam de áreas abertas com sol a áreas sombreadas sob florestas de dossel. É uma erva daninha comum nas margens de estradas, jardins abandonados, áreas de resíduos, áreas perturbadas, florestas costeiras, florestas secundárias úmidas, florestas métricas e florestas secas.

Larvas do gorgulho da agave Scyphophorus acupunctatus foram encontradas alimentando-se dentro de Sansevieria trifasciata. Esta espécie é uma praga significativa de agave, mandioca e várias outras plantas da família Asparagaceae. Os sintomas das plantas infectadas incluem postura esparsa, folhas caídas e folhas ligeiramente cloróticas.

Como Propagar Espadas de São Jorge

Sansevieria trifasciata pode ser propagado por sementes, estacas de folhas e rizomas. As sementes são dispersas principalmente por pássaros e outros animais que comem os frutos de cores vivas. Segmentos foliares e rizomas podem ser dispersos em resíduos de jardins.  A espécie tem o potencial de se espalhar vegetativamente a partir de áreas onde é cultivada.

O Sansevieria trifasciata é classificado como uma “erva daninha nociva”.  A planta tem o potencial de impactar e perturbar negativamente comunidades de vegetação nativa em habitat seco e úmido em regiões tropicais, subtropicais e temperadas. A espada de São Jorge é capaz de crescer rapidamente, formando extensas redes subterrâneas de rizomas e matas impenetráveis ​​no alto que podem superar a concorrência e deslocar a vegetação nativa.

As espécies de Sansevieria são difíceis de controlar porque formam extensas redes de rizoma e matagais. As plantas devem ser removidas cavando ou puxando manualmente e removidas do local. Todos os segmentos foliares e rizomas precisam ser removidos porque têm o potencial de se espalhar novamente.

Utilidades da Espada de São Jorge

Sansevieria trifasciata é uma espécie economicamente importante usada como cultura ornamental e de fibras. Mais de 20 cultivares são comercializadas em viveiros e no comércio paisagístico, principalmente devido às folhas multicoloridas e mosqueadas e à interessante variação nas formas das folhas.

Espada de São Jorge  é comumente usada como planta de vaso para uso interno e é muito popular no comércio de viveiros, pois foi constatado que essa espécie é uma das plantas mais eficientes para limpar o ar, removendo toxinas como formaldeído presentes nas residências  e escritórios.  A planta também é usada como fonte de fibra e na medicina tradicional na África e no Sudeste Asiático.

Veja também

Tudo Sobre Jasmim Manga: Características e Nome Científico

O jasmim manga encontrou no Oriente (especialmente na Índia) um lugar de proeminência. Para budistas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *