Home / Plantas / Classificações Inferiores do Lírio, Reino, Ordem, Família e Gênero

Classificações Inferiores do Lírio, Reino, Ordem, Família e Gênero

O lírio é originário da Europa, da Ásia e da América do Norte. No entanto, existem também algumas espécies no Japão e na China. É uma flor muito linda e uma das mais apreciadas. Os lírios possuem bulbos. Em cada bulbo há um único broto, de onde as flores e as folhas nascem.

Planta herbácea, de cultivo relativamente simples, de pequeno e médio porte, e bem resistente. No post de hoje, vamos aprender sobre as classificações inferiores do lírio, reino, ordem, família, gênero, como cultivar e muito mais sobre essa planta. Confira!

Classificação do Lírio

Reino: Plantae 

Classe: Liliopsida 

Divisão: Magnoliophyta 

Ordem: Liliales

Gênero: Lilium 

Família: Liliaceae Jussieu 

Subfamília: Lilioideae 

Tipos de Lírios

O lírio é uma planta muito bela, e que pode formar lindos arranjos, além de serem uma ótima opção para enfeitar os jardins também. Todos se encantam com a sua beleza singela. É muito fácil de cultivar e pode ser encontrado pelo mundo inteiro.

Ao todo, são mais de 100 tipos de lírios diferentes que existem. Porém, são basicamente três as variedades dessa planta. Abaixo, nós detalhamos quais as principais características de cada uma.

1 – Lírios orientais: suas flores são curvadas para baixo, bem grandes e com um perfume forte. É uma planta originária do Japão, e pode chegar a uma altura de 1,20 m. Pode ser cultivada tanto em vasos quanto em canteiros, desde que seja à meia-sombra. Suas folhas são espessas e alongadas. O lírio oriental gosta de clima com temperatura mais amena, e pode ser encontrado em vários tons diferentes.

Lírios Orientais
Lírios Orientais

2 – Lírio longuiflorum: suas flores também são grandes. Quando elas nascem, apresentam cor branca e creme. Pode alcançar 1,20 m de altura. As suas flores possuem o formato de trompetes. De aroma suave, o lírio longuiflorum pode ser cultivado em canteiro ao sol pleno. Suas folhas são distribuídas ao longo de seu caule.

Lírio longuiflorum
Lírio longuiflorum

3 – Lírio asiático: de flores menores e quase sem perfume, esse lírio pode ser facilmente reproduzido por meio de bulbos. É uma planta que gosta mais de frio. Pode medir até 50 cm de altura. O lírio asiático é originário da China, e possui flores menores, em tom alaranjado e em grande quantidade. Normalmente, esse lírio é cultivado em vaso, em um solo rico em matéria orgânica e à meia sombra.

Lírio Asiático
Lírio Asiático

Como Cultivar o Lírio

O lírio pode ser plantado em vaso e fica lindo na decoração da casa ou do jardim. Muitas espécies se adaptam bem à luz indireta, com exceção do lírio longiflorum. Abaixo, nós detalhamos os principais passos para cultivar o lírio da forma correta.

Plantio do Lírio

Para cultivar o lírio, é preciso mantê-lo em um substrato bem rico em matéria orgânica. E o melhor período para o seu plantio é entre os meses de outubro e novembro. Assim como muitas outras plantas, os lírios não gostam de água em excesso. A terra deve ser irrigada da forma periódica, mas sem exagerar na quantidade. Quanto à luminosidade, alguns lírios gostam de luz direta, enquanto outros preferem luz indireta.

Na hora de plantar os bulbos, é preciso colocar no fundo do vaso uma camada pequena de areia grossa, que melhora a drenagem da água, e usar adubo orgânico. Em seguida, é preciso cavar um buraco com uma profundidade de 10 a 15 cm, no vaso ou no solo.

Apesar de os lírios precisarem de sol, os seus bulbos não devem ficar expostos à luz direta no verão. E o ideal é que ele fique o mais profundo possível. Dessa forma, além de ficarem mais protegidos do calor do verão, as hastes também ficarão bem firmes.

Caso seja plantado mais de um bulbo no mesmo solo, é preciso manter um espaçamento de cerca de 15 cm entre eles. Assim que terminar de plantar, é preciso regar.

O bulbo deve ser colocado de lado, para que a água não fique parada em seu colo, pois isso aumenta o risco de a planta apodrecer.

Os lírios não gostam de muita água, como dissemos. Se a planta ficar muito encharcada, ela pode acabar apodrecendo. Durante períodos mais úmidos do ano, o lírio pode ser regado até 2 vezes por semana. Em contrapartida, em regiões com um clima mais quente, ele pode ser regado de 3 a 4 vezes por semana.

Luminosidade Ideal Para o Lírio

Lírio Amarelo
Lírio Amarelo

Quando plantado em vaso, o lírio deve permanecer em local com uma boa iluminação, mas evitando a exposição ao sol nos horários do dia em que o sol estiver mais quente. Também é importante não deixar o substrato do vaso ficar completamente seco. Molhe sempre que for necessário.

Durante o inverno, essas plantas podem perder um pouco das suas folhas. No entanto, dificilmente o lírio morre em decorrência do frio.

Ao final dessa fase de hibernação, o lírio tende a acordar novamente, gerar novas folhagens e florescer. Nesse momento, é importante adubar novamente a planta, usando fertilizante orgânico.

Bulbos dos Lírios

Bulbo do Lírio
Bulbo do Lírio

É possível encontrar esse bulbo pronto pra ser plantado em lojas. É importante plantar o mais rápido possível, pois isso aumentam as chances de a planta florescer.  Para o florescimento acontecer na primavera, plante no outono e no início do inverno.

Os vasos auto irrigáveis são muito bons para o cultivo de lírios, pois eles promovem uma umidificação da planta de forma natural. E também é uma boa opção para evitar a proliferação de mosquitos da dengue.

Floração

O bulbo do lírio pode continuar na terra após a floração. No decorrer dos primeiros três meses, é preciso irrigá-lo uma vez por semana. Passados esses três meses, não é preciso continuar irrigando. Dessa forma, o bulbo entrará em estado de dormência, voltando a florescer quando chegar a primavera.

Poda

Poda dos Lírios
Poda dos Lírios

Durante a floração do lírio, você deve cortar as flores que estiverem murchas, de forma que cerca de 2/3 da haste seja mantida intacta, para que a planta continue saudável.

Cores dos Lírios e os Seus Significados

Cada cor de lírio apresenta um significado diferente. Se for presentear alguém com essa planta, é bom conhecer quais esses significados, para demonstrar o real sentimento que tem pela pessoa. Confira!

  • Lírio branco e lilás: significa matrimônio, inocência e maternidade.
  • Lírio laranja: admiração, fascínio e atração.
  • Lírio azul: sentimento como segurança.
  • Lírio amarelo: pode representar uma amizade com potencial de se transformar em um romance. No entanto, conforme a situação, também pode significar desengano e decepção.

Veja também

Buganvílias Rosa

Cuidados com Buganvílias em Vasos

Se você deseja adicionar um toque exuberante e colorido ao seu jardim, a buganvília é …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *