Home / Plantas / Trigo Semi Duro: Características, Nome Científico e Fotos

Trigo Semi Duro: Características, Nome Científico e Fotos

Existem alguns ingredientes na culinária de nosso país que são extremamente utilizados nas mais diversas receitas e famosos em todos os estados; e isso não ocorre apenas pelo sabor desses ingredientes, mas também pela facilidade de utilizá-los e pelo baixo custo.

Um dos ingredientes mais utilizados no Brasil com certeza é o trigo, que está presente desde as receitas de pão que compramos no mercado até mesmo às cervejas que tomamos nos churrascos, apesar de muitas pessoas não saberem que ele está lá.

Por esse motivo, vale a pena estudar um pouco mais profundamente esse ingrediente natural que vem ganhando cada vez mais espaço na culinária, mas ao mesmo tempo sofrendo cada vez mais preconceito por parte de pessoas que são contra o glúten.

Portanto, neste artigo falaremos especificamente sobre a variedade de trigo conhecida como “semi duro”. Continue lendo para entender as características desse trigo, qual o nome científico do trigo, como ele é utilizado e até mesmo quais alimentos que consumimos no dia a dia possuem o ingrediente.

Características Do Trigo Semi Duro

Existem 3 variedades de trigo principais que são as mais utilizadas no dia a dia: o trigo duro, o trigo semi duro e o trigo mole. Respectivamente, elas possuem um teor decrescente de proteínas; o que significa que o trigo duro é a variedade mais rica em proteínas e o trigo mole é a variedade mais pobre em proteínas.

Vamos falar agora especificamente sobre a variedade semi dura, que por estar no meio termo muitas vezes não é utilizada, mas vem ganhando cada vez mais visibilidade entre as pessoas que utilizam trigo para produzir alimentos, como os padeiros.

O trigo semi duro é uma variedade que possui um teor médio de proteínas, estando entre o trigo mole e o trigo duro quando o assunto é esse teor. A farinha dessa variedade de trigo é bastante utilizada na parte da fermentação extensa, uma das etapas de produção dos pães.

Uma grande vantagem dessa variedade de trigo é o fato de ela diminuir o tempo de amassamento do pão, reduzir o tempo de fermentação e também possuir um maior nível de absorção de água. Por esse motivo, ela é a farinha preferida para produzir pães e é muito utilizada em padarias.

Portanto, o trigo semi duro é uma das variedades de trigo que mais comemos no nosso dia a dia, desde o pão do cachorro quente até os pães que comemos em fast foods, por exemplo.

Nome Científico Do Trigo

O nome científico do trigo é Triticum spp., já que esse nome corresponde basicamente ao seu gênero e a todas as espécies que estão inclusas nele. Nesse caso, o gênero em questão é o Triticum, que possui diversas espécies na natureza, originando diferentes tipos de planta.

Alguns exemplos de nomes científicos de espécies de trigo são: Triticum aestivum, Triticum aethiopicum, Triticum durum, Triticum macha,  Triticum sphaerococcum, Triticum monococcum e Triticum spelta. Todas elas variam de região para região e possuem características diferentes, apesar de pertencerem ao mesmo gênero.

Portanto, para definirmos exatamente o nome científico do trigo, precisamos estudar uma espécie em específico. No caso do trigo semi-duro, essa é apenas uma característica que pode ser encontrada nas mais diversas espécies, e por esse motivo é impossível definir apenas um nome científico para ele.

Punhado de Trigo na Mão de um Homem
Punhado de Trigo na Mão de um Homem

Utilização do Trigo

Como já dissemos anteriormente e você com certeza já sabe, o trigo é um dos ingredientes mais utilizados não apenas na culinária brasileira, mas também em muitas outras culinárias.

Apesar disso, essa não é a única utilização que essa planta possui, apesar de muitas pessoas não saberem. Por isso, vamos ver agora algumas das utilizações que ele possui em nosso dia a dia.

  • Buquês
    Buquê de Trigo
    Buquê de Trigo

O trigo é uma planta que está muito presente em buquês de flores para dar um toque especial e um maior contraste de cores. Você pode até não saber, mas aquele raminho seco e amarelo que está no buquê de flores é nada mais nada menos do que trigo!

  • Decoração
    Trigo na Decoração
    Trigo na Decoração

Além de estar presente nos buquês de flores, o trigo também é muito utilizado na ornamentação de ambientes. Isso porque ele dá o mesmo contraste existente no buquê e ao mesmo tempo é uma planta viva que não necessita de cuidados recorrentes como as flores.

  • Alimentação
    Trigo na Alimentação
    Trigo na Alimentação

Por fim, é impossível citar o trigo e não citarmos os alimentos derivados dele. Além de todos os alimentos, um outro grande exemplo de bebida onde o trigo está presente é a cerveja; mesmo muitas pessoas não sabendo que ele está presente até nela.

Alimentos Que Possuem Trigo

Assim como a cerveja do tópico anterior, existem muitos outros alimentos que contém trigo e a maioria das pessoas simplesmente não sabe dessa informação, já que não lê os rótulos de embalagens e também não pesquisa essa informação mais profundamente.

Por isso, vamos ver agora uma lista de alimentos que possuem trigo em sua composição.

  • Pães: os pães utilizam muita farinha de trigo para serem produzidos, por isso são uma excelente fonte de trigo;
    Pães
    Pães
  • Massas: as massas no geral precisam da farinha de trigo para dar liga, e por isso ele é muito presente também na culinária italiana;
    Massas
    Massas
  • Kibe: o kibe é um alimento árabe muito presente no Brasil, e a sua base e sua massa são feitas de trigo;
    Kibe
    Kibe
  • Salsicha:a salsicha possui trigo em sua composição também para dar mais liga à massa;
    Salsicha
    Salsicha
  • Hambúrguer: o hambúrguer possui farinha de trigo em sua composição para que a carne não solte e seja possível fazer o formato de disco que ele possui;
    Hambúrguer
    Hambúrguer
  • Cerveja: a cerveja, além da cevada, também possui trigo em sua composição. É importante ressaltar que as cervejas nacionais possuem mais trigo do que as importadas.
    Cerveja
    Cerveja

Você já sabia todas essas informações sobre o trigo? Quem diria que um alimento aparentemente tão simples possuiria tantas propriedades interessantes e seria tão importante para a culinária nacional e também para decorações?

Quer saber um pouco mais sobre o trigo e não sabe onde achar informação de qualidade? Leia também: Processo Do Grão De Trigo – Como Funciona?

Veja também

Como Plantar, Cuidar da Planta Gabiroba e Fazer Mudas

Você possui algum conhecimento a respeito da fruta em questão? A gabiroba — ou goiaba …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *