Home / Plantas / Allamanda Cathartica: Uso Medicinal da Alamanda

Allamanda Cathartica: Uso Medicinal da Alamanda

Por conta de nossa herança indígena, já faz parte da cultura dos brasileiros utilizar plantas para as mais diversas funções. Algumas dessas funções que podemos citar são: cosméticos, remédios, e muito mais!

A Allamanda cathartica é uma das plantas mais utilizadas medicinalmente no Brasil, e é exatamente por isso que achamos tão importante falar sobre esse assunto, já que muitas pessoas ainda não têm conhecimento sobre a existência e o funcionamento dessa planta.

Por esse motivo, falaremos neste artigo especificamente sobre o uso medicinal da Allamanda cathartica. Continue lendo o texto para saber exatamente como essa planta pode ser utilizada e quais são as suas funções para os seres humanos!

Uso Anti-Inflamatório

Todos dizem que essa é uma excelente planta quando o assunto é a ação anti-inflamatória do organismo e a necessidade de aumentar a imunidade do corpo como um todo.

Sabe-se que a Alamanda é uma planta muito rica em antioxidantes, isso é excelente pois os organismos antioxidantes são responsáveis por agirem contra os radicais livres no corpo, e consequentemente, trazer diversos benefícios essenciais para o funcionamento do nosso corpo.

Isso porque os radicais livres são células que agem em nosso corpo de maneira negativa; ou seja, eles tendem a envelhecer a nossa pele, desenvolver problemas de saúde e também criar um processo inflamatório em casos um pouco mais avançados e graves, o que pode acabar preocupando muita gente.

Nesse caso, os antioxidantes servem para acabar com essa ação inflamatória e agir contra os radicais livres, melhorando desde problemas de pele até mesmo aumentando a imunidade do organismo, o que é ainda melhor para pessoas que ficam doentes com grande frequência.

Logo, por ser rica em antioxidantes podemos dizer que a Alamanda tem um efeito forte e direto no processo inflamatório do organismo, agindo como um anti-inflamatório excelente no corpo.

Uso Anti-Fungico

Anti-Fungico - Cetoconozal
Anti-Fungico – Cetoconozal

Os fungos são responsáveis por desenvolver várias doenças no nosso organismo e também estão presentes em diversos ambientes em que vivemos no dia a dia, fazendo com que seja praticamente inevitável não ter nem um pouco de contato com eles.

Dessa forma, os antifúngicos são uma grande salvação para esse problema, principalmente no caso das pessoas que acabam desenvolvendo doenças por causa dos fungos, o que é muito mais comum do que parece, principalmente em regiões muito úmidas e quentes, local propício para a proliferação de fungos no corpo e no ambiente.

Assim, o que muitas pessoas não sabem é que a Alamanda é uma planta que possui diversas propriedades que fazem com que ela tenha efeito anti-fúngico, e é exatamente por esse motivo que ela pode ajudar a prevenir diversas doenças no dia a dia, principalmente no caso das doenças na pele, nas unhas e nos cabelos, que são na maioria das vezes causadas por fungos.

Além de tudo isso, podemos também dizer que o efeito anti-fúngico também aumenta a imunidade do organismo, já que ele é justamente responsável por prevenir diversas doenças, como já dissemos anteriormente. Quem diria que uma única planta poderia ter tantos poderes, não é mesmo?

Uso Anti-Bactericida

Anti-Bactericida
Anti-Bactericida

As bactérias estão muito mais presentes no nosso cotidiano do que conseguimos ver, principalmente porque elas não podem ser vistas à olho nu e estão escondidas nos ambientes que menos imaginamos, como por exemplo o nosso próprio celular.

Engana-se quem pensa que por estarem muito presentes elas não fazem mal para o nosso organismo, pois a verdade é que elas são muito nocivas e realmente podem trazer doenças da mesma maneira que os fungos fazem, já que ambos possuem ações parecidas no corpo humano.

Apesar disso, podemos dizer que a Alamanda é uma excelente planta para lutar não apenas contra os fungos que podem aparecer em nosso corpo com o dia a dia e os ambientes em que passamos, mas também contra as bactérias que estão em todos os ambientes pelos quais passamos todos os dias.

Canteiro de Alamanda
Canteiro de Alamanda

Assim, as duas ações combinadas fazem com que a imunidade do seu corpo aumente ainda mais, já que serão menores os fatores que fazem com que ela abaixa (nesse caso os fungos e as bactérias).

Pensando dessa forma, podemos perceber que a Alamanda é uma excelente forma de cura caseira para as mais diversas coisas, e é exatamente por isso que ela é tão famosa.

Como É Feito O Uso?

Já dissemos alguns dos benefícios que o uso da Alamanda pode trazer para o seu corpo no dia a dia, mas não falamos especificamente sobre quais as formas de fazer esse uso, e é exatamente por isso que toda essa questão pode estar meio incerta na mente das pessoas.

Nesse caso, podemos dizer que a forma de utilizar a Alamanda irá depender inteiramente de você e da sua vontade de fazer uso da planta. Isso porque ela pode ser utilizada por meio de compressas ou até mesmo por meio de remédios ou outros produtos (como cremes e loções) que possuem a planta como componente principal da composição, geralmente esses produtos são manipulados e podem custar mais caro, mas com certeza valem muito a pena quando levamos em conta todos os benefícios que eles apresentam para o nosso corpo e principalmente para a nossa saúde.

Pensando dessa forma, basta escolher o que mais se encaixa às suas necessidades e também aos seus gostos, e pronto! Como já dissemos anteriormente aqui mesmo nesse artigo, essa é uma planta realmente muito versátil que pode ser utilizada para a grande maioria das coisas.

Logo, agora você já sabe um pouco mais sobre os usos medicinais possibilitados pela Alamanda e também entende que nem sempre esse uso tem um jeito certo de ser feito, já que tudo irá depender do que você precisa e da maneira que você quer utilizar o componente.

Quer saber ainda mais informações sobre outras espécies de plantas, mas não sabe muito bem onde encontrar os melhores textos? Sem problemas, pois aqui no Mundo Ecologia sempre temos os melhores artigos sobre os mais diversos assuntos!

Por isso, lei a também aqui em nosso site: Flor amor perfeito branca – características, nome científico e fotos

Veja também

Lobélia-Azul

Tudo Sobre a Flor Lobélia-Azul: Características e Nome Cientifico

Hoje vamos falar sobre uma planta chamada Flor Lobélia Azul bem linda, então se você …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.