Home / Plantas / Como Cuidar da Flor Geum Quellyon, Fazer Mudas e Podar ?

Como Cuidar da Flor Geum Quellyon, Fazer Mudas e Podar ?

A Geum quellyon é uma flor nativa da região central do Chile, sendo bastante utilizada pela tribo nativa Machupe para regulação de ciclo menstrual, alívio de prostatite, inflamação gástrica e neuralgia dentária.

A beleza desta flor também possibilita que a mesma seja bastante empregada na ornamentação de jardins e até mesmo de espaços públicos, sendo que, muitas vezes, quando inseridas neste contexto podem ser chamadas de Geum chiloense.

Outros nomes comuns incluem rosa grega, avens escarlate, avens chileno, ou Double Blood Mary.

Geum Quellyon Vermelhas
Geum Quellyon Vermelhas

Neste artigo, você conhecerá algumas informações referentes a essa flor e dicas de como cuidar da mesma, com atenção para o plantio, podas e mudas.

Então venha conosco e boa leitura.

Flor Geum Quellyon Classificação Botânica

A classificação científica para a flor Geum quellyon obedece à seguinte estruturação:

Reino: Plantae;

Clados: Traqueófitos, Angiospermas, Eucotiledôneos, Rosídeos.

Ordem: Rosales;

Família: Rosaceae;

Gênero: Geum;

Espécie: Geum quellyon.

Família Botânica Rosaceae

A família Rosaceae, mais conhecida como família das rosas, é uma ampla família botânica que abrange 4.828 espécies e 91 gêneros.

As espécies incluem ervas, arbustos e árvores, sendo a maioria decídua.

Alguns produtos economicamente importantes desta família incluem as frutas comestíveis (tais como pêras, maças, marmelos, damascos, pêssegos, ameixas, cerejas, morangos, framboesas e nêsperas), além das amêndoas e vegetais ornamentais.

Gênero Botânico Geum

O gênero Geum ou Avens contém aproximadamente 50 espécies, as quais estão presentes na Ásia, Europa, Ásia, América Latina, América do Norte, Nova Zelândia e África.

As espécies do gênero botânico Geum possuem certa ligação às espécies do gênero Pontentilla e Fragaria.

Produzem flores em caules finos a partir de uma roseta. As flores são em tom de branco, verde, vermelho, amarelo e alaranjado.

Geum Quellyon: Características Físicas

A Geum Quellyon ou Scarlate Avens possui flores que podem medir cerca de 66 centímetros em cor vermelho salmão, constando de uma certa sobreposição de camadas e formato que pode remeter a uma estrela.

O perfume agradável e adocicado que estas flores emitem torna-se um fator bastante atrativo para atrair borboletas e outros animais que auxiliam no processo de polinização.

A floração ocorre durante todo o verão, podendo permanecer na primavera.

Em relação ao vegetal como um todo, este pode atingir 50 centímetros de altura e 50 centímetros de largura.

Como Cuidar da Flor Geum Quellyon, Fazer Mudas e Podar ?

Em relação ao plantio da espécie, é importante ter em mente que a mesma demanda boa oferta de água (contudo, evitando-se o encharcamento, de modo que as raízes não apodreçam). Neste caso, os vasos drenáveis são uma boa opção.

O vegetal é adaptável a vários tipos de solo, assim como a vários pH. A umidade recomendada é de média a alta.

Assim como outros vegetais, o Geum Quellyon também possibilita o desenvolvimento de mudas através de eustaquia, ou seja, platio de um ramo ou folha para crescimento de um novo vegetal que preserve as características do vegetal original. Para selecionar a muda, é importante escolher um vegetal saudável, assim como utilizar biofertilizante na base da estaca antes de realizar o plantio. Esse biofertilizante tem como função atuar como inoculante e assegurar um enraizamento rápido e eficaz.

As podas devem ser realizadas na frequência de 3 a 4 vezes ao ano, sempre durante as estações do outono e primavera. Durante a poda, é muito importante remover as folhas mortas, de modo que o vegetal não gaste energia extra com estruturas enfraquecidas.

Outras Espécies do Gênero Botânico Geum

Dentre as 50 espécies presentes no gênero, segue uma breve descrição de algumas delas.

Geuns Aleppcum

Avens Amarelo
Avens Amarelo

O Geuns aleppcum, também é conhecido como avens amarelo ou avens comum, é uma planta nativa principalmente da porção temperada do hemisfério norte, o qual se estende do leste da Europa à Ásia e América do Norte. As flores possuem de 5 a 7 pétalas dentadas, coloração amarela e 2 centímetros de diâmetro. A planta costuma crescer até 1 metro de altura.

Geum Canadense

Avens Branco
Avens Branco

O Geum canadense, também chamado de avens branco, é uma espécie presente em grande parte do Canadá, Estados Unidos e México. Cda flor possui 5 pétalas brancas e 5 pétalas verdes.

Geum Urbanus

Avens de Madeira
Avens de Madeira

O Geum urbanus também pode ser chamado de avens de madeira. É um vegetal que pode ser encontrado tanto na Europa quanto no Oriente Médio. O vegetal atinge entre 20 a 60 centímetros de altura. As flores possuem entre 1 a 2 centímetros de diâmetro e 5 pétalas na cor amarelo brilhante. Possui  representação no folclore popular, no qual acredita-se que o vegetal afasta os maus espíritos, assim como os cães raivosos e cobras venenosas.

Geum x Catlingii

Geum x Catlingii
Geum x Catlingii

O Geum x catlingii é um híbrido com morfologia variável. Teria resultado da hibridação entre o Geum canadense e o Geum urbanum.

Geum Geniculatum

Bent Avens
Bent Avens

O Geum geniculatum, também chamado de bent avens, é uma espécie endêmica nas montanhas dos Apalaches, Sul dos Estados Unidos, ocorrendo mais precisamente em 3 montanhas específicas. O vegetal é uma erva perene que cresce dos 50 a 70 centímetros. As flores possuem pétalas brancas, rosas e esverdeadas. Essa espécie possui apenas 4 populações conhecidas, contudo, tais populações podem são abundantes a nível local.

Geum Japonicum

Geum Japonicum
Geum Japonicum

O Geum japonicum, também conhecido como erva asiática bennet, é um vegetal que produz flores de cor amarela. É nativa da América do Norte e do Leste da Ásia, especialmente do Japão. É muito utilizado na medicina popular como adstringente, relaxante muscular, assim como para reduzir a gravidade de quadros como infarto agudo do miocárdio e tumores.

Geum Triflorum

Geum Triflorum
Geum Triflorum

O Geum triflorum também pode ser chamado pelos nomes bigode de velho, fumaça de pradaria e avens de três flores. É um vegetal encontrado do Norte do Canadá à Califpornia e leste de Nova York. As flores possuem hastes curtas, roxas e avermelhadas, de 15 a 41 centímetros de altura; com umbelas de 3 a 5 flores.

*

Depois de conhecer algumas importantes características relacionadas à flor Geum quellyon, bem como algumas outras espécies de seu gênero botânico; nossa equipe o convida a continuar conosco para visitar também outros artigos do site.

Aqui há muito material de qualidade nos campos da botânica, zoologia e ecologia de um modo geral.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

MUÑOZ, O., MONTES, M., WILKOMIRSKY, T., 2004. In: Maldonado, S. (Ed.), Plantas medicinais de uso no Chile: Quimica y farmacologia . Editorial Universitaria, SA Santiago, Chile, pp. 129–132;

Wikipedia in English. Geum. Disponível em: < https://en.wikipedia.org/wiki/Geum>;

Wikipedia in English. Geum quellyon. Disponível em: < https://en.wikipedia.org/wiki/Geum_quellyon>.

Veja também

Ficha Técnica da Sálvia Ananás: Raiz, Folhas e Caule

O sálvia ananas, também conhecido como Sálvia Elegans (nome científico), é um remédio medicinal usado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *