Home / Plantas / Bananeira Vermelha Floração

Bananeira Vermelha Floração

A bananeira vermelha (Musa coccínea) é uma espécie de bananeira ornamental, com porte considerado arbustivo. Também recebe a denominação de bananeira-florida e bananeira-vermelha-chinesa. Adequa-se com facilidade a climas tropicais, subtropicais e equatoriais.

Além do valor comercial das espécies de banana que hoje consumimos como fruta, as espécies de bananas ornamentais também tem fluxo de comercialização ativo.

As inflorescências da Musa coccínea são utilizadas como flores de corte, ou seja, são comercializadas para formação de arranjos, apresentando uma excelente durabilidade. Além de arranjos, também são amplamente empregadas para a decoração visual de jardins externos.

Neste artigo, você vai conhecer um pouco sobre a bananeira vermelha e sua floração.

Boa leitura.

Bananeira Vermelha: Classificação Taxonômica

A Musa coccínea (com a sinonímia de Quesnelia lamarckii) é uma espécie pertencente à família Musaceae (formada por 3 gêneros e cerca de 35 espécies) e à ordem Zingiberales.

Bananeira Vermelha: Família Musaceae

Nesta família estão contidos os gêneros Ensete, Musa e Musella. O menor gênero é o Musella, formado por apenas 2 espécies.

O gênero Musa é o detentor de maior importância econômica da família. Uma das espécies mais conhecidas é a Musa ornata, a qual, apesar de não ser originária do Brasil, disseminou-se em alguns trechos da Mata Atlântica.

No entanto, a verdadeira Musa ornata é uma planta de porte pequeno, encontrada na Índia. Ela teria chegado à América Central e do Sul no início do século XIX. Atualmente, também é comercializada como bananeira ornamental.

A Musa textilis também popularizou-se, só que nesse caso para fabricação de fibras destinadas à confecção de roupas.

Outras espécies de bananeira ornamental, frequentemente empregadas no paisagismo, incluem a Ensete vetricosum e a Musella lasiocarpa.

Bananeira Vermelha: Origem Geográfica

A bananeira vermelha é oriunda de países como a China e o Vietnã, mais precisamente das zonas tropicais desses países. Na China, acredita-se que a espécie tenha advindo da província de Guangdong, da região autônoma de Guangxi e do Sudeste da província de Yunnan.

A existência da Musa coccínea foi divulgada pela primeira vez no Repositório Botânico no ano de 1799, pelo pesquisador Henry Charles Andrews.

Bananeira Vermelha em Um Jardim
Bananeira Vermelha em Um Jardim

No Brasil, esta bananeira não é tão conhecida, mas teve uma incrível adaptação à tropicalidade que o nosso país oferece. Em climas abaixo de 10 ºC, a planta facilmente não se desenvolve e morre. Caso seja plantada em países de clima temperado, é necessário proteção durante os meses de inverno.

Bananeira Vermelha: Características da Planta

A estrutura da bananeira vermelha é semelhante às outras espécies de bananeiras com frutos comestíveis. A planta apresenta um rizoma (caule subterrâneo), do qual brotam os pseudocales. As folhas são longas, tem formato de remo e podem chegar até 3 metros de comprimento.

Os rizomas atingem de 5 a 10 centímetros de profundidade no solo.

Na estrutura da folha, há uma nervura central de tom claro. A folha se une ao pseudocale através do pecíolo e da bainha, os quais apresentam tonalidade rosa e um grosso calibre. O pseudocale da planta é formado pela sobreposição das bainhas foliares.

Uma bananeira madura pode variar de comprimento entre 1,2 a 1,8 metros a 1,8 e 2,4 metros.

Bananeira Vermelha: Cuidados Durante o Plantio

A exemplo da maioria das espécies de banana, ela se desenvolve em ambientes com incidência de luz solar direta ou com meia-sombra. O solo precisa estar devidamente fertilizado com matéria orgânica, estar úmido e ser drenável com facilidade. A quantidade de adubo e umidade é menor do que a quantidade utilizada para as espécies de banana comestíveis.

Bananeira Vermelha - Musa Coccinea
Bananeira Vermelha – Musa Coccinea

O ideal é que o solo seja regado 2 vezes por semana. O substrato adicionado pode ser esterco de gado, na proporção com partes iguais de terra. Um adubo comercial também muito indicado é o NPK 12-06-12.

Apesar da adaptabilidade a climas tropicais, subtropicais e equatoriais, o mesmo não ocorre com temperaturas de frio intenso e geadas. Além do mais, mesmo em climas mais quentes, é necessário proteger esta planta de fortes ventos que podem danificar as suas folhas.

Uma grande curiosidade sobre a bananeira vermelha é que além dela se multiplicar através de brotamento ,como as outras espécies, ela também pode se propagar através de sementes. Essa versatilidade facilita a sua comercialização e disseminação em localidades distintas. A única recomendação nestes casos é que a semente seja colocada por alguns minutos em água morna, até 24 horas antes do plantio. Esse processo é chamado de quebra de dormência.

Uma vez plantada, a germinação pode levar, em média, um mês.

Esta bananeira pode ser plantada em vasos. No solo, ela deve ser plantada em pequenos grupos, assim como a maioria das bananeiras ornamentais.

Quem deseja plantar a bananeira sem fins comerciais, geralmente idealiza projetos de jardim tropical. O que combina perfeitamente com as suas longas folhagens.

Não é necessário realizar o replantio. Uma dica para estimular a floração constante é : quando as flores murcharem, cortar a haste a 10 centímetros do solo. Ao fazer isso, novas hastes e novas flores surgirão naturalmente.

Em geral, as bananeiras ornamentais têm ciclos de vida perene, com uma duração de, em média, 2 anos. Cuidados frequentes incluem a poda, ou seja, a remoção de folhas danificadas ou mortas.

Nos países ocidentais, o ácaro da palmeira vermelha (Raioella indica) é uma praga que pode atingir a planta com frequência. Outras pragas de suscetibilidade incluem a mosca branca e colchonilha.

Bananeira Vermelha Floração

As inflorescências surgem no período da primavera e do verão. Elas são eretas, de cor vermelho escarlate, com flores amarelas no seu interior. Essas estruturas de floração vermelho-escarlate chamam-se brácteas e são destinadas a proteger as flores em desenvolvimento.

Na sequência de baixo para cima da bananeira, as flores vão abrindo as pétalas. A polinização é realizada por morcegos.

Bananeira Vermelha Floração
Bananeira Vermelha Floração

A planta forma bananas de tamanho pequeno e cor avermelhada ou laranja, que não são comestíveis. A fruta tem, em média, apenas 2 centímetros de comprimento e, curiosamente, possui semente.

Um fato interessante é que, apesar da fruta não ser comestível, as flores amarelas formadas no interior das brácteas, são.

Agora que você conhece um pouco mais sobre a espécie ornamental da bananeira ornamental, pode continuar conosco e conhecer os demais artigos do site.

Até as próximas leituras.

*

REFERÊNCIAS

Bananeira vermelha. Disponível em: <https://terracotajardinagem.com.br/?p=1626#.W6gebGhKjIU>;

BRAGA, C. Bananeira ornamental – Musa Ornata. Disponível em: < https://www.floresefolhagens.com.br/bananeira-ornamental-musa-ornata/>;

PATRO, R. Bananeira- vermelha- Musa coccínea. Disponível em: <https://www.jardineiro.net/plantas/bananeira-vermelha-musa-coccinea.html>;

RHS. Musa coccínea- scarlet banana. Disponível em: <https://www.rhs.org.uk/Plants/11233/i-Musa-coccinea-i/Details>;

U.S. National Plant Germplasm System. Taxon: Musa coccínea Andrews. Disponível em: < https://npgsweb.ars-grin.gov/gringlobal/taxonomydetail.aspx?id=24712>.

Veja também

Agapanto no Vaso

Agapanto Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Flor

Essa linda flor que esbanja beleza por vários jardins, é nativa da África do Sul. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *