Home / Natureza / Canion Itaimbezinho Distância de Gramado

Canion Itaimbezinho Distância de Gramado

A distância entre o Canion Itaimbezinho e a cidade de Gramado é de cerca de 130km. O local é o principal ponto turístico da cidade, com cerca de 722m de profundidade, 5,7km de extensão e 600 m de largura.

É um encanto!, dentro do Parque Nacional dos Aparados da Serra, a 17km do centro de Cambará do Sul, e que só pode ser alcançado por meio de uma estrada de chão.

O Canion Itaimbezinho é um imenso desfiladeiro, que separa os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. É um exemplo vivo da exuberância, mas também da força da natureza, que lá produz fenômenos como a Cascata do Véu de Noiva, a Cachoeira das Andorinhas, além das trilhas do Cotovelo, do Boi e do Vértice, entre outras obras primas da natureza.

Com relação a essas últimas, o que se pode dizer é que trata-se de um evento à parte dentro do Parque Nacional dos Aparados da Serra.

A Trilha do Boi, por exemplo, é aventura para poucos! Pois terá que percorrer toda a face interna dessa imensa garganta, com a plena sensação de que realmente está sendo engolido por uma força da natureza.

Já as trilhas do Vértice e do Cotovelo convidam para uma contemplação panorâmica do Itaimbezinho, em toda a sua extensão e exuberância, como se fosse um quadro fantástico pintado por algum gênio da pintura, e que permanece ali, eternamente, bem à disposição dos visitantes.

Canion Itaimbezinho Distância de Gramado

Como vimos, a distância a ser percorrida de Gramado ao Canion Itaimbezinho é de mais ou menos 130km. Isso por que, chegando ao centro da cidade de Cambará do Sul, será preciso ainda percorrer mais 17km por uma estrada de terra batida e desafiadora, até que o canion surja, maravilhosamente, diante dos seus olhos.

A impressão que se tem, logo ao chegar nesse que é um dos principais pontos turísticos da Serra Gaúcha, é que ali está uma comunidade incrustada propositalmente entre imensos paredões e encostas.

Com suas ruazinhas calmas e silenciosas, repletas de casas de madeira, que abrigam inúmeros pontos comerciais, bares, restaurantes e lojinhas de souvenirs, onde o visitante irá encontrar peças típicas das mais caras tradições do lugar.

Sob uma temperatura abaixo de zero, em pleno Aparados da Serra, é possível conhecer, em Gramado, alguns símbolos da região, como a avenida das Hortênsias, com suas tradicionais lojinhas de artesanato, cafés e lojas de chocolate.

Na Borges de Medeiros, os restaurantes e bares são disputadissimos. E o que dizer da Igreja Matriz São Pedro,  com a sua história tão singular?

Mas se tudo isso na bastar, é lá que está o respeitado Palácio dos Festivais, onde se realiza, anualmente, o internacional Festival de Cinema de Gramado

Enfim, na opinião de 10 entre 10 visitantes da cidade, a experiência de visitar um perfeito exemplar da tradição alemã no país, sentar em um café na Rua Coberta e saborear uma das especialidades da casa, enquanto se prepara para percorrer toda a distância que separa Gramado do Canion Itaimbezinho, é simplesmente um dos eventos mais fascinantes a que se pode ter direito na vida.

Distância Entre o Canion Itaimbezinho e Canela

A distância a ser percorrida entre o Canion Itaimbezinho e Gramado é bem maior, por exemplo, do que os 117km até a cidade de Canela – uma outra preciosidade do turismo da Serra Gaúcha.

E por falar nisso, Canela é uma das mais importantes cidades do estado do Rio Grande do Sul, fundada a 28 de dezembro de 1944, sob as ordens do então coronel João Ferreira Corrêa da Silva.

A cidade possui cerca de 42.058 habitantes (censo 2014), e gaba-se de oferecer aos visitantes algumas das suas mais belas atrações, como o Parque da Ferradura, a Avenida das Hortênsias, a Catedral de Pedra, a Cascata do Caracol, entre outros inúmeros atrativos.

Para os que preferem, digamos, um roteiro mais adocicado, a Vinícola de Jolimont é o lugar certo. Já o Alambique Flor do Vale é para os apreciadores de uma boa cachaça artesanal. A Catedral de Pedra é um esplendor!, e não por acaso é uma das Maravilhas do Brasil.

Catedral de Pedra
Catedral de Pedra

Mas os que preferem os desafios da natureza selvagem são categóricos ao afirmar que a Cascata Caracol – um parque a poucos quilômetros do centro de Canela – é, sem dúvida, um dos grandes eventos desse roteiro.

São cerca de 250.000m2 de uma magnífica área verde, repleta dos mais belos exemplares da flora e da fauna da Serra Gaúcha, e ainda com direito a vários mirantes, de onde é possível contemplar todo o parque, em uma privilegiadíssima vista panorâmica, capaz de extasiar até mesmo os mais insensíveis.

Distância Entre o Canion Itaimbezinho e Bento Gonçalves

Bento Gonçalves é outra digna representante do turismo da Serra Gaúcha. Ela fica a 194 km (cerca de 3h: 30m) do Canion Itaimbezinho – 64km a mais do que a distância dela para Gramado.

No caminho, enquanto aguarda o encontro com a imponente garganta com mais de 700 m de profundidade, o visitante poderá apreciar toda a exuberância de uma rica Floresta de Araucária, onde desenvolvem-se belíssimos exemplares de pinheiros-do-paraná e imbuia.

Mas também variedades da Mata Atlântica, como os jequitibás, ipês, carvalhos, entre outras inúmeras espécies da fauna e flora do lugar.

Chegando lá, é hora de conhecer as inúmeras trilhas que desembocam em magníficos mirantes, de onde é possível contemplar até 2/3 do Canion Itaimbezinho, além de toda a paisagem ao seu redor.

Na volta, poderá apreciar algumas das mais belas vinícolas da região de Bento Gonçalves, como a Vallontano, Marco Luigi e Vinhedos, por exemplo.

Vinho Vallontano
Vinho Vallontano

Apreciar outras importantes vinícolas do Caminho das Pedras – um roteiro com aromas e sabores dos mais belos exemplares de vinhos e espumantes, que viajam dali para boa parte do Brasil e do Mundo.

E se ainda não estiver satisfeito, a Casa do Tomate, com uma incrível variedade de massas e demais pratos à base do fruto, irá, certamente, fechar com chave de ouro um dos roteiros considerados mais charmosos, culturais, ricos gastronomicamente e desafiadores de todo esse imenso continente chamado Brasil.

Gostaria de acrescentar algo a esse artigo? Fique à vontade para deixá-lo, em forma de um comentário, logo abaixo. E aguardem as próximas publicações do blog.

Veja também

Por Que os Fungos Deuteromicetos são Considerados Imperfeitos?

Os fungos são parte vital de diversos ecossistemas, visto que desempenham diferentes papéis em relação …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *