Home / Plantas / Flor Amor Perfeito Azul: Característica, Nome Científico e Fotos

Flor Amor Perfeito Azul: Característica, Nome Científico e Fotos

A flor Amor Perfeito é também conhecida cientificamente como Viola Tricolor e é uma das mais bonitas flores, sendo popularmente encontradas em diversos arranjos e vasos. É considerada ‘prima’ da Violeta.

Esse tipo de flor pode apresentar uma cor única (somente branca, ou somente amarela), mas as que mais chamam atenção são as que apresentam mistura de cores, como a Flor Amor Perfeito Azul, que além do lindo tom de azul em suas pétalas, apresenta em seu interior, pequenos toques da cor amarelo e também marrom.

Também encontramos Flor Amor Perfeito de cores lilás, rosas, com diferentes toques de cor nas suas pétalas.

Quando se observa suas características visuais, muitas pessoas dizem que a Flor Amor Perfeito apresenta em seu interior o desenho de um rosto humano, ou de um bebê, conforme a cultura popular. Mas essas características são presentes devido ao cruzamento, resultando nas diversas cores em suas pétalas.

É uma planta de pequeno porte, que não ultrapassa 30 cm, sendo o tamanho médio de 6 cm de diâmetro. É uma flor de origem euro-asiática, considerada selvagem. Mas também é uma planta bem adaptável a terrenos inclinados, ácidos e neutros.

É possível encontrar diversas cores na flor Amor Perfeito e muitas das flores hoje encontradas no mercado são resultantes de cruzamentos realizados da Viola Tricolor com outras flores Viola.

Como Cultivar Flor Amor Perfeito

A Flor Amor Perfeito é facilmente cultivável em terrenos (jardins) ou jardineiras e prefere condições climáticas amenas. A iluminação preferível é parcial, ou seja, a flor não gosta muito de sol direto por muito tempo.

Esse tipo de flor pode ser plantada sozinha ou com outras plantas. O importante é deixar um espaço de no mínimo 15 cm, até 30 cm entre uma planta e outra.

Embora a Flor Amor Perfeito goste de bastante hidratação, raízes encharcadas podem levar ao apodrecimento da planta. O importante é sempre observar a terra ou o substrato e perceber se está úmido. Se estiver seco, é importante regar.

A floração desse tipo de flor ocorre nos meses de Outubro e na Primavera. Mas as flores se mantém bonitas durante o Inverno, se bem cuidadas.

A Flor Amor Perfeito Azul pode ser facilmente cultivada em terra peneirada, não tendo uma época específica do ano para isso, sendo considerada perene.

A semente de Amor Perfeito germina entre 1 a 4 semanas, portanto esse prazo deve ser respeitado. No caso de transporte, é importante aguardar a produção de 6 a 8 folhas antes.

Como Plantar Flor Amor Perfeito

Conforme já descrito, a Flor Amor Perfeito é uma planta relativamente simples de se plantar e cultivar. Para isso, é necessário um pequeno vaso, pois suas raízes não são longas (cerca de vasos com 20 cm de altura são ideais).

Siga as recomendações abaixo:

  • Faça a camada de drenagem no interior do vaso e depois adicione terra orgânica adubada e areia, metade de um, metade do outro;

  • Semeie as sementes no vaso e as cubra com terra solta. As sementes devem começar a germinar no prazo de 10 a 15 dias;

  • Lembre-se de deixar a terra sempre úmida, mas não encharcada;

  • Se preferir, utilize uma caixa de germinação e aguarde as mudas terem um número mínimo de 6 folhas (ou pelo menos 6 cm de altura) para só então mudá-las para onde a planta crescerá;

  • Lembre-se que a Flor Amor Perfeito gosta de terra bem fértil, úmida e luz solar abundante, no mínimo 4 horas por dia. É uma planta que não gosta de ambientes com pouca iluminação ou geada;

  • A melhor época para semear é do final do verão até o início do inverno, mas observe sempre as características do clima onde a planta irá crescer.

  • Temperaturas muito acima de 30ºC inibem o crescimento da Flor Amor Perfeito.Outros usos da Flor Amor Perfeito

  1. Flor Amor Perfeito no Canteiro
    Flor Amor Perfeito no Canteiro

Outros Usos da Flor Amor Perfeito

A Flor Amor Perfeito, embora lindíssima, também tem uso fora do mundo biológico. É bastante usada no ramo da Cosmetologia. Desde a Antiguidade, Celtas e Gregos já utilizavam a Flor Amor Perfeito em ‘poções de beleza’. Os chineses utilizam a flor para alívio de dores de cabeça.

Essa flor já foi considerada a flor símbolo da Santíssima Trindade e na Idade Média era utilizada como amuleto contra o mal.

Existe uma antiga tradição inglesa que dizia que a Flor Amor Perfeito, se utilizada em uma poção e colocada entre os olhos de uma pessoa, enquanto ela dormia, ao acordar essa pessoa se apaixonaria pela primeira pessoa que visse.

A Flor Amor Perfeito está presente na literatura: William Shakespeare a utilizou para inspiração em ‘Sonhos de Uma Noite de Verão’, uma vez que os personagens na história são enfeitiçados com poções de Amor Perfeito. Essas são algumas curiosidades relacionadas a essa bela flor.

 

Veja também

Chá de Barbatimão Para Corrimento Vaginal Funciona? Como Fazer?

Muito comum na região do Cerrado do Brasil, o barbatimão (nome científico Stryphnodendron adstringens Mart …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *