Home / Plantas / Jasmim Laranja: Como Cuidar, Fazer Mudas e Características

Jasmim Laranja: Como Cuidar, Fazer Mudas e Características

Aprender a cuidar de uma planta específica nem sempre é fácil, não é? Principalmente quando pegamos uma espécie que nunca cuidamos anteriormente e então decidimos que queremos começar a plantar… aí tudo fica ainda mais difícil!

Mas a verdade é que com um pouco de pesquisa sobre o assunto e bastante empenho fica muito mais simples cultivar as suas plantas da maneira correta e então estar preparado para tudo o que acontecer na sua plantação, mesmo que seja algo ruim.

O jasmim laranja é uma planta bem conhecida em nosso país por conta de sua beleza, cheiro e benefícios, mas a verdade é que nem todo mundo sabe muito bem como cuidar dessa espécie, e se você está aqui lendo isso é porque provavelmente também está em dúvida sobre o que fazer para cuidar dessa planta.

Por isso, decidimos te ajudar nesse artigo e falar exatamente de maneira detalhada sobre o jasmim laranja. Assim, continue lendo o texto todo para aprender mais sobre como cuidar dessa planta, como fazer mudas e quais são as características dessa espécie!

Como Cuidar de Jasmim Laranja

Pode ser a planta mais linda do mundo, se ela não for bem cuidada é certeza de que a plantação não dará certo! Por isso, sega as nossas dicas sobre como cuidar do jasmim laranja de maneira mais simples, mas ao mesmo tempo muito eficaz.

  • Exposição solar

A exposição ao sol é importante para as plantas, mas ao mesmo tempo é necessário saber exatamente qual tipo de exposição é melhor para o cuidado de cada espécie. No caso da jasmim laranja podemos dizer que ela gosta de sol pleno ou então de meia sombra, mas jamais ela deve ficar sem sol durante o dia.

  • Solo

O solo é literalmente a base de toda a sua plantação e o elemento que irá fornecer nutrientes para as suas plantas. Por esse motivo, podemos dizer que o solo ideal para essa espécie é aquele bem drenado, fértil e com bastante matéria orgânica; além disso, ele tem que ser facilmente drenável.

  • Irrigação

Por fim, um último fator de extrema importância para as plantas é a irrigação, já que sem água as plantas não conseguem viver. Dessa forma, no primeiro ano da plantação a irrigação deve ser feita frequentemente, mas essa frequência pode diminuir depois de um ano e assim você deve molhar a planta apenas quando já estiver de úmida para seca.

Portanto, seguindo essas dicas não há dúvidas de que sua plantação de jasmim laranja ficará perfeita!

Como Fazer Mudas de Jasmim Laranja

Fazer mudas pode ser uma parte bem legal da plantação, já que assim você pode colocar a planta em diversos vasinhos ou até mesmo doar para pessoas que gostariam de plantar.

Em primeiro lugar, para fazer as mudas você precisará retirar a raiz da terra, e lembre-se de retirar apenas a parte da raiz que está na parte da planta a ser retirada.

Em segundo lugar, em um vaso com solo rico em matéria orgânica e terra própria coloque a raiz até que ela fique bem firme, cobrindo o resto com mais terra ainda.

Por fim, “tampe” com terra o buraco que você abriu para retirar a raiz do jasmim laranja.

Cuide do vaso assim como te ensinamos anteriormente, e então com o passar do tempo você terá uma planta cada vez mais saudável e bonita, mas para isso é importante que você tenha todos os cuidados necessários e garanta que a espécie esteja crescendo de uma maneira bem saudável.

Características do Jasmim Laranja

Entender mais sobre as características da planta é uma boa maneira de conhecer mais sobre a espécie antes mesmo de decidir cuidar dela, já que assim você estará preparado para possíveis imprevistos que podem acabar aparecendo.

Pensando nisso, vamos listar agora algumas características do jasmim laranja que talvez você ainda não conheça realmente.

  • Essa planta possui as pétalas brancas e o miolo bem delicado em tom de amarelo, e é por isso que ela é tão utilizada para ornamentação e para a construção de cercas vivas ou jardins verticais;
  • Apesar de ter flores delicadas, é importante lembrar que essa espécie pode chegar a medir até 7 metros de altura, e por isso ela não é indicada para decorações internas de ambientes;
  • Seus frutos são classificados como o tipo baga;
  • O seu nome científico é Murraya paniculata, o que significa que o nome do seu gênero é Murraya e o nome da sua espécie é paniculata;
  • As flores são bem pequenas quando comparadas com a altura total da planta;
  • Antigamente as flores do jasmim laranja serviam de adorno para a cabeça das noivas no dia da cerimônia.
Jasmim Laranja Características

Logo, essas são algumas características muito interessantes sobre essa planta que você muito provavelmente ainda não sabia,viu como é interessante aprender mais sobre elas?

Nomes Populares

O nome científico faz com que cada ser vivo seja chamado de apenas uma maneira pela ciência, enquanto o nome popular faz justamente o contrário e representa diretamente como um único ser vivo pode ser chamado de diversas maneiras por pessoas diferentes com culturas diferentes e idiomas diferentes.

Assim, quem pensa que o jasmim laranja possui apenas esse nome está muito enganado. Isso porque essa planta pode também ser chamada de maneira popular de: murta de cheiro (o nome mais famoso), dama da noite, murta, murta dos jardins e também murta da Índia.

Dama da Noite

Dessa maneira, podemos perceber que os nomes populares são muito mais versáteis do que o nome científico e também são uma excelente maneira de mostrar como um povo pode se expressar de acordo com o local em que vivem, já que todos os nomes que citamos anteriormente são apenas no Brasil.

Portanto, essas são características interessantes da murta de cheiro que você muito provavelmente ainda não conhecia, qual delas você gostou mais? Agora pegue as nossas dicas e comece a cultivar as suas próprias plantas de maneira bem simples!

Gostaria de ler ainda mais artigos como esse? Confira também aqui no site: Tudo Sobre Jasmim do Imperador – Características e Nome

Veja também

Ramo de uma Planta

O Que é um Ramo de uma Planta?

As células vegetais diferem das células animais porque possuem uma parede celular. As células animais …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *