Home / Plantas / Tudo Sobre Jasmim do Imperador: Características e Nome Cientifico

Tudo Sobre Jasmim do Imperador: Características e Nome Cientifico

O jasmim do Imperador, de nome científico Osmanthus Fragrans, é uma espécie nativa da Ásia. Compreende sua natividade desde o Himalaia até o sul da China (Guizhou, Sichuan, Yunnan) para Taiwan, sul do Japão, Camboja e Tailândia.

Se essa flor lhe chama a atenção, leia o artigo até o fim e descubra tudo sobre esse tipo de jasmim.

Características do Jasmim Imperador

Este é um arbusto sempre-verde ou uma pequena árvore que cresce entre 3 e 12 metros de altura. As folhas têm de 7 até 15 cm de comprimento e 2,6 a 5 cm de largura, com uma margem inteira ou com dentes finos.

As flores são brancas, amarelo pálido, amarelo ou laranja-amarelo, pequenas, com cerca de 1 cm de comprimento. A corola tem 4 lóbulos com 5 mm de diâmetro e uma fragrância forte. As flores são produzidas em pequenos grupos no final do verão e outono.

O fruto da planta é uma drupa preto-púrpura, com 10 a 15 mm de comprimento, contendo uma única semente de casca dura. Ele amadurece na primavera cerca de 6 meses após a floração.

Cultivo da Planta

Esse tipo de jasmim é cultivado como uma planta ornamental em jardins da Ásia, Europa e América do Norte. Mesmo em outras partes do mundo esse cultivo se dá por conta de suas flores deliciosamente perfumadas que carregam uma fragrância de pêssegos ou damascos maduros.

Cultivo de Jasmim do Imperador
Cultivo de Jasmim do Imperador

As flores são ótimas para vários tipos de jardins, com cores variadas das flores. No Japão, as subespécies são brancas e alaranjadas.

Propagação do Jasmim do Imperador

Se a propagação for por meio de sementes, a melhor semeada é assim que estiver madura em uma estrutura a frio. A semente armazenada provavelmente germina melhor se for administrada 3 meses a quente e 3 meses a estratificação a frio antes da semeadura.

A semente geralmente leva de 6 a 18 meses para germinar. Deve ser colocada em vasos individuais quando for grande o suficiente para ser manuseada. Cultive as plantas durante o primeiro inverno na estufa e plante-as no início do verão.

É possível também propagar o jasmim Imperador por meio de estacas que são colhidas no final de julho. Estas devem ter de 7 até 12 cm. O plantio deve ser na primavera.

Um Pouco Mais Sobre a Espécie

Essa espécie de jasmim pode ser cultivada em todo o mundo e isso ocorre por conta de seu perfume do tipo frutado. É aquele cheiro gostoso e doce de pêssego e damasco, que é extremamente apreciada dentro da cozinha chinesa.

Sem contar com as pequenas flores graciosas, que são lindas para decorar vasos e também os pratos exóticos. No Oriente se faz licores, bolinhos e geleias, como comentado. Com esse jasmim é feito até um chá perfumado de nome Gui Hua Cha, também bastante apreciado. O mais interessante é que, de acordo com os indianos, algumas espécies de insetos não curtem muito a fragrância, por isso é utilizada como repelente.

Entretanto, no Ocidente, perfumes feitos com óleos extraídos da flor jasmim, em especial com a jasmim Imperador, carregam uma cor dourada, e são muito apreciados.

Pessoas que cultivam a planta recomendam que o arbusto, com a forma colunar, quase sendo uma arvoreta, seja plantada com a orientação do sol matutino. O solo deve ser bem drenado, bem como levemente ácido. Se permanecer na entrada das residências, poderá fornecer uma doçura encantadora ao ambiente.

Usos do Jasmim

Na culinária chinesa, o jasmim Imperador tem flores que podem ser infundidas com folhas de chá verde ou preto para criar um chá perfumado. A flor também é usada para produzir:

Osmanthus Fragrans
Osmanthus Fragrans
  • Geleia com cheiro de rosas;
  • Bolos doces;
  • Sopas;
  • Licores.

A Osmanthus Fragrans também é usada para fazer muitas sobremesas tradicionais chinesas.

Repelente

Em algumas regiões do norte da Índia, especialmente no estado de Uttarakhand, as flores do jasmim do Imperador são usadas para proteger as roupas dos insetos.

Medicinal

Na medicina tradicional chinesa, o chá dessa planta tem sido usado como chá de ervas para o tratamento da menstruação irregular. O extrato de flores secas apresentou efeitos antioxidantes neuroprotetores na eliminação de radicais livres.

Associações Culturais

Desde a sua florescência, o jasmim do Imperador está intimamente associado ao Festival do Meio Outono da China. O vinho da planta é uma escolha tradicional para o vinho dessas reuniões, o que é feito em família. Também são consumidos doces e chás com sabor da planta.

Jasmim do Imperador Chinesa
Jasmim do Imperador Chinesa

A mitologia chinesa sustentava que uma flor da espécie cresce com a lua e foi interminavelmente cortado por Wu Gang. Algumas versões sustentam que ele era forçado a cortar a flor a cada 1000 anos para que seu crescimento exuberante ofuscasse a lua em si.

Fatos Rápidos

  • Essa planta é capaz de crescer de 3 até 4 metros de altura;
  • Se você quiser que a sua flor seja incentivada quanto ao crescimento e porte, mantendo o tamanho compacto, corte as pontas de cultivo regularmente;
  • Esse jasmim é um amante de sombra, mas sobrevive ao sol pleno;
  • Pode ser fácil e amplamente cultivada nos solo médio, úmido, bem como bem drenado;
  • A sombra é apreciada na parte da tarde quando o clima quente do verão está em alta;
  • O jasmim do Imperador tolera bem as argilas pesadas;
  • É bastante tolerante à seca, se for necessário;
  • O seu cultivo pode ser feito em vasos e outros recipientes;
  • Pode ser cultivado como uma árvore pequena, sebe, arbusto ou espaldeira;
  • Em geral, é livre das doenças e das pragas, mas não se deve nunca descuidar dos pulgões.

Um Jardim Perfeito

Se você gosta de plantas e deseja ter belezas impactantes, perfumes agradáveis e o clima parecido com aqueles templos europeus, nada melhor do que, além do jasmim, ter em casa outras plantas cheirosas. Um bom exemplo é o manacá de cheiro ou manacá de jardim.

Jardim de Jasmim do Imperador
Jardim de Jasmim do Imperador

Assim como o Jasmim do Imperador, essa planta é discreta e frugal, chegando a ter 3 metros de altura. A floração dessas maravilhas nada mais é do que um lembrete da possibilidade de ter um projeto paisagístico em casa sem gastar muito. São cores e texturas incríveis que você não vai se arrepender de cultivar.

Veja também

Tudo Sobre Jasmim Manga: Características e Nome Científico

O jasmim manga encontrou no Oriente (especialmente na Índia) um lugar de proeminência. Para budistas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *