Home / Plantas / Nectarina Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Fruta

Nectarina Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Fruta

A nectarina é uma fruta que pertence a mesma família do pêssego, por conta disso que as duas frutas são bem parecidas e possuem várias semelhanças, porém elas também possuem diferenças, essas que serão citadas ao longo do texto. Ao longo desse texto nós vamos citar várias curiosidades e fatos interessantes sobre a nectarina, curiosidades como, por exemplo: como essa fruta se originou, quais são as suas características, quais são os nutrientes presentes nela, quais são os benefícios trazidos ao consumir a nectarina e quais são as principais diferenças entre ela e o pêssego.

Origem Da Nectarina

Muitas pessoas que conhecem essa fruta, a nectarina, ficam com uma grande dúvida em relação ao surgimento dela, pois é uma fruta bem semelhante ao pêssego, mas ao mesmo tempo tem algumas características que pertencem mais a ameixa. Essa fruta se deve origem no país da China e foi mais aperfeiçoada quando chegou à América do Norte. Ela foi criada através de um cruzamento feito em laboratório entre o pêssego e a ameixa. Esse acontecimento de ela ser criada na China faz total sentido, pois foi lá também onde se originou o pêssego.

Características Da Nectarina e Da Nectarineira

A nectarina nasce por meio de uma árvore bem semelhante ao pessegueiro, essa árvore é chamada de nectarineira. Ela possui um porte médio que pode variar de tamanho entre 4 a 6 metros de altura. Possui um trono fino de cor marrom, algumas manchas mais claras podem ser vistas ao longo dele e a casca é texturizada. As raízes da nectarineira não são profundas e é bastante ramificada, ou seja, espalhada. Ela é uma árvore composta por folhas, flores e frutos a época do ano em que a nectarina da mais plantio é durante a estação de verão, consequentemente será nesse período em que ela será encontrada com mais facilidade nos mercados. Agora falando sobre a fruta, ela possui uma casca sem pelos e suas cores podem variar entre o branco, o amarelo e o vermelho.

Essa variedade de tons na casca varia de acordo com a espécie, algumas espécies possuem a casca toda amarela enquanto outras podem ter a casca praticamente que inteira na cor vermelha cobrindo quase que todo o fundo amarelo. A nectarina possui uma polpa bastante suculenta e com um ótimo sabor e o formato da fruta é um meio termo entre o oval e o arredondado. Ela é uma fruta que possui um rápido processo de amadurecimento, então depois de ser comprada ela deve ser consumida em dois ou três dias no máximo para que não ocorra de estragar. Também pode ser congelada, caso você queira que ela dure mais tempo, nesse processo de congelamento ela deve ser consumida após cinco dias no máximo. Essa é uma fruta que pode tanto ser consumida em seu formato de fruta, quando em compotas, saladas ou sucos.

Nutrientes Que As Nectarinas Possuem

A nectarina é uma fruta que possui muitas vitaminas e fibras, isso acaba fazendo com que ela seja uma fruta muito rica em nutrientes trazendo assim muitos benefícios para quem a consumir. Ela possui uma alta quantidade de Vitamina A e de Vitamina C, além de uma grande quantidade de ferro e de potássio.

Benefícios Que a Nectarina Fornece

Agora que você já viu todos os nutrientes que a nectarina possui, deve estar curiosa para saber quais são os benefícios que eles podem te fornecer, então vamos parar de enrolar e ir para a lista de benefícios que a nectarina fornece logo.

  1. Ação Antioxidante

Por conta da Vitamina C que a nectarina possui, ela é uma fruta que tem uma ação antioxidante, essa ação ajuda na eliminação de radicais livres. A parte dessa fruta que mais está concentrada a Vitamina C é na casca.

  1. Ajuda Na Prevenção Contra o Câncer e Tumores

Essa fruta possui um componente chamado de ácido cloro gênico, esse ácido fornece vários benefícios para a saúde, sendo um deles a ajuda na prevenção contra o câncer e contra vários tipos de tumores.

  1. Ajuda Na Saúde Do Coração

Esse benefício tem relação com o componente citado no benefício anterior, o ácido cloro gênico, pois por conta desse ácido e das antocianinas, a nectarina fornece o benefício de poder ajudar na saúde do coração. Esses componentes impedem que as vias arteriais acabem se endurecendo e faz com que as plaquetas façam a circulação da forma correta.

Nectarinas Em Cima da Mesa
Nectarinas Em Cima da Mesa
  1. Fortalece o sistema imunológico

Devido ao Zinco e a Vitamina C presentes nessa fruta, ela ajuda a melhorar e fortalecer o sistema imunológico estimulando a produção de anticorpos e ainda ajuda a combater vários tipos de infecções.

  1. Ajuda na obesidade e na diabetes

A nectarina é uma fruta que contém um caroço, e com base em estudos as frutas que possuem caroços possuem compostos que são bioativos. Esses compostos ajudam a controlar a obesidade (é uma fruta que pode ser usada em dietas), como também ajuda na diabetes e em doenças cardiovasculares.

  1. Ajuda na saúde dos olhos

Essa fruta possui um nutriente chamado de luteína, esse é um nutriente bastante importante e benéfico para a saúde dos olhos. Por conta de a nectarina possuir a luteína, o consumo diário da fruta pode ajudar a diminuir o risco de ocorrer cataratas nucleares.

  1. Auxilio na Gravidez

Essa é uma fruta que possui muitas vitaminas e minerais presentes nela, devido a isso o consumo dela pode ser essencial na gravidez, pois ela reduz o risco de que ocorra algum defeito no tubo neural. E além disso, ela melhora a saúde da mamãe e do bebê.

  1. Ajuda na saúde da pele

A Vitamina A presente na nectarina exerce uma ação protetora na pele contra os danos que podem ser causados por conta da exposição a radiações UV. Já a Vitamina C ajuda a compor o colágeno que a pele precisa para se manter saudável e jovem.

Principais Diferenças Entre a Nectarina E O Pêssego

As duas frutas são bem semelhantes, ainda mais por pertencerem à mesma família, mas mesmo com toda a semelhança elas também possuem algumas diferenças, essas que vamos falar agora mesmo. A maior diferença entre elas é o fato da nectarina possuir uma casca lisa, enquanto o pêssego possui uma casca com uma textura mais aveludada e macia. Outra diferença é a nectarina ser menor que o pêssego, mas mesmo sendo menor ela possui um aroma mais forte e um sabor mais adocicado. E por fim a última diferença entre elas que é o fato da nectarina possuir mais nutrientes que o pêssego.

Leia mais sobre a nectarina e leia mais coisas interessantes sobre a fruta acessando esse link: Tudo Sobre a Nectarina: Características, Nome Científico e Fotos

Veja também

Qual Planta Serve Para Inflamação?

As plantas são usadas, desde muito tempo atrás, para curar diversos problemas de saúde. Assim, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *