Home / Plantas / Tudo Sobre a Nectarina: Características, Nome Científico e Fotos

Tudo Sobre a Nectarina: Características, Nome Científico e Fotos

A nossa flora mundial é extremamente diversificada e rica, o que faz com que a variedade de plantas existente no mundo seja muito grande, principalmente quando o assunto são as frutas, que acabam por ficar de lado quando o assunto é conhecer um pouco mais sobre a natureza que nos rodeia.

Pensando nisso, é importante que você pesquise mais informações sobre as frutas que consome no seu dia a dia, principalmente porque é por meio delas que obtemos grande parte de nossos nutrientes, não importante se é por meio da fruta in natura, sucos ou até mesmo vitaminas.

Pensando nisso, neste artigo falaremos um pouco mais sobre a nectarina, uma fruta muito famosa em nosso país. Por isso, continue lendo para saber algumas características da fruta, qual o seu nome científico e até mesmo ver fotos da mesma!

Características da Nectarina

Antes de mais nada, é importante aprendermos um pouco mais sobre as características das frutas que consumimos, pois apenas dessa forma será possível termos um consumo mais consciente, e também é dessa forma que você conseguirá reconhecer as frutas no mercado ou na feira, por exemplo.

Logo, vamos conferir agora algumas características interessantes da nectarina, essa fruta que é tão famosa em nosso território nacional.

Em primeiro lugar, é importante ressaltarmos que a nectarina possui uma casca vermelha bem espessa, e por isso ela pode ser facilmente reconhecida em meio às outras frutas. Além disso, essa casca possui pequenos furinhos que fazem parte da fruta e são semelhantes aos poros.

Fotos da Nectarina

Em segundo lugar, a nectarina é constituída internamente pelo caroço e também pelo bagaço, e é exatamente por isso que ela é uma fruta tão saborosa e possui tantas utilidades, além de ser extremamente nutritiva, sendo que o bagaço é a sua parte mais rica em nutrientes.

Em terceiro lugar, é interessante notarmos que essa fruta pode até ser confundida com um pêssego, mas quando analisamos profundamente ela não possui semelhanças com essa fruta.

Por fim, podemos também dizer que esse é um fruto pequeno, e por isso possui tamanho similar ao tamanho do pêssego.

Portanto, essas são as características mais marcantes que você precisa saber com relação a essa fruta tão interessante!

Nome Científico da Nectarina

O nome científico muitas vezes pode acabar espantando as pessoas que não têm muita familiaridade com a ciência e, consequentemente, não entendem completamente o que ele pode significar.

Apesar disso, é interessante ressaltarmos que o nome científico nada mais é do que o nome de dois termos dado pela ciência a um ser vivo. Isso porque o nome que damos a um ser vivo é conhecido como nome popular, justamente porque ele é dado pelas pessoas e porque ele pode se modificar com o passar do tempo, sendo diretamente influenciado pela cultura.

Prunus Pérsica

Enquanto isso, o nome cientifico é formado pelo gênero e pela espécie, nessa ordem, do ser vivo que está sendo levado em consideração, e é exatamente por esse motivo que ele é imutável independente do tempo e da cultura que está sendo levada em consideração, já que ele não se modifica nem mesmo com a mudança de idioma.

Dessa forma, podemos afirmar que o nome científico da nectarina é Prunus pérsica) e isso basicamente quer dizer, seguindo a explicação que demos anteriormente, que o gênero dessa planta é o Prunus e a sua espécie é a persica.

Portanto, agora você já sabe exatamente como o nome científico da nectarina é formado e também qual é esse nome científico, e o melhor de tudo isso é que você não irá se assustar ao se deparar com esse nome científico nunca mais, e também entenderá exatamente do que as pessoas estão falando!

Curiosidades Sobre a Nectarina

Além das informações científicas que aprendemos anteriormente, é sempre interessante estudarmos um pouco mais sobre as curiosidades que envolvem o ser vivo que estamos estudando. Isso porque é por meio das curiosidades que aprendemos de maneira mais profunda, mesmo que o estudo seja mais dinâmica.

Dessa forma, vamos ver agora algumas curiosidades interessantes que dizem respeito a essa fruta e que você muito provavelmente ainda não conhecia!

  • A nectarina é muitas vezes confundida – apenas pelo nome com uma laranja, o que é algo muito errado, já que ela pertence a mesma família do pêssego e não é uma fruta cítrica como a laranja;
  • Essa é uma fruta extremamente rica em nutrientes, sendo que a vitamina C e a vitamina A são as que estão presentes em maior quantidade em toda a fruta;
  • Ela pode ser encontrada facilmente nas regiões sudeste e sul do Brasil, já que o clima temperado desses locais é essencial para o desenvolvimento dessa espécie;
  • Além disso, ela também pode ser encontrada em regiões de clima subtropical, como é o caso do Chile e da Argentina, que acabaram se tornando produtores mundiais de nectarina e exportam para todo o mundo;
  • Por fim, o caroço presente na nectarina é muito parecido com o caroço presente no pêssego.

Portanto, essas são as principais curiosidades que podemos citar com relação à nectarina. Você já sabia alguma delas?

Benefícios da Nectarina

Por fim, vamos citar agora alguns benefícios que o consumo dessa fruta pode trazer para a sua vida quando você a consome com certa frequência, sempre com uma dieta balanceada e prática de exercícios físicos.

  • Maior imunidade para o corpo por conta da vitamina C;
  • Regeneração de tecidos e músculos por conta da vitamina A;
  • Fibras que fazem o intestino funcionar corretamente e também ajudam na absorção de nutrientes;
  • Proteção e preservação da visão por conta da vitamina A presente;
  • Rica em vitamina B3 e potássio, dá uma maior resistência para os ossos.

Portanto, esses são apenas alguns dos benefícios que podemos citar com relação ao consumo de nectarina. Você já conhecia algum desses benefícios? Consome a nectarina no seu dia a dia, ou pretende consumir agora que leu os benefícios?

Gostou do artigo e quer saber ainda mais informações sobre outras espécies de seres vivos? Sem problemas! Leia também aqui em nosso site: Amendoim Japonês: Características, Nome Científico e Fotos.

Veja também

Hibisco Gigante: Como Cultivar, Podar, Tamanho, Preço e Fotos

O hibisco é uma das mais belas plantas encontradas na natureza. Suas atraentes flores chamam …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *