Home / Plantas / Chá de Gengibre Para Gripe Funciona? Como Fazer?

Chá de Gengibre Para Gripe Funciona? Como Fazer?

A gripe é causada por um vírus que se chama influenza. Em algumas ocasiões podem causar diversos sintomas bastante desagradáveis como: tosse, febre, congestão nasal, muitos espirros, dores, dentre outros.

A maior parte das pessoas costuma se recuperar da gripe apenas com descanso e alguns medicamentos para conter os sintomas mais intensos. Entretanto, as crianças, idosos e pessoas que possuem algum problema de metabolismo possuem mais dificuldades na recuperação. No artigo de hoje vamos conhecer um pouco mais sobre o chá de gengibre e os seus benefícios para curar a gripe.

Sobre a Gripe

A gripe pode ser considerada uma enfermidade grave e pode levar os seres humanos até mesmo a morte. Quando ela se apresenta com sintomas mais simples pode ser tratada com alguns remédios caseiros e feitos com ingredientes naturais.

Uma das “receitas da vovó” mais conhecidas para a gripe é o chá de gengibre, que pode ser a solução para as dores e incômodos causados pela doença. Esse chá é amplamente utilizado em todo o mundo e a raiz é considerada um grande aliado no combate do vírus que causa a gripe. Além disso, o gengibre possui propriedades anti-inflamatórias e antissépticas.

Benefícios do Gengibre Para a Gripe

Há muito anos o chá de gengibre é usado por conta de suas propriedades terapêuticas.  Inclusive, alguns estudos investigam mais a fundo a ação do gengibre no nosso corpo. E foi com base nessas pesquisas que foi identificado que a raiz possui ação anti-inflamatória e pode ser muito benéfica no tratamento de sintomas como dores de garganta.

O gengibre é amplamente utilizado para aliviar inflamações podendo também ser muito importante para a prevenção de novos episódios de dor, coceira e inflamação da garganta. Em combinação com algumas outras plantas medicinais o gengibre pode ter seu efeito ainda mais potencializado.

Ao ser consumido, o gengibre auxilia o corpo a lutar contra vírus e bactérias e pode proporcionar uma verdadeira limpeza nas vias aéreas, além de contribuir para que o sistema imunológico fique ainda mais fortalecido e pronto para combater os invasores.

Outro benefício da raiz é a capacidade de descongestionar o nariz e agir como uma espécie de antialérgico natural. Ele pode ajudar na eliminação de vírus e diminuir as dores e a incidência de febre.

Chá de Gengibre Para a Gripe

O chá de gengibre pode ser uma excelente opção natural para o combate da gripe. A raiz tem origens na Índia e pode ser consumida na forma de chá para auxiliar no tratamento eficiente de gripes e resfriados.

Sentiu aquela dorzinha de cabeça e começou aquele funga-funga? É sinal que um resfriado ou uma gripe está começando a chegar! Nada melhor que um delicioso chá de gengibre para cortar a gripe logo no seu início. Além disso, a infusão auxilia no aquecimento do corpo, fazendo com que você possa transpirar e melhorar de sintomas da febre.

Chá de Gengibre Para a Gripe
Chá de Gengibre Para a Gripe

Vamos aprender a fazer o chá de gengibre?

O que você vai precisar:

-Aproximadamente 40 gramas de gengibre. Você pode cortá-lo em pequenas fatias.

– 1 copo de água.

Como preparar:

Coloque a água no fogo e espere ferver. Ao iniciar a fervura coloque o gengibre e deixe descansar por até dez minutos. Algumas gotas de limão ou de mel poderão garantir um sabor delicioso e também acelerar o processo de combate ao resfriado ou gripe.

Lembre-se que se você for gestante, o consumo de todos os medicamentos (mesmo que sejam naturais) deve ser informados para o seu médico, ok?

Gengibre, Uma Raiz Poderosa

Na sua composição, o gengibre possui propriedades que podem auxiliar uma recuperação mais rápida de algumas doenças. Isso acontece porque a raiz aumenta a imunidade e fortalece o nosso corpo. Portanto, o chá de gengibre está liberado para o tratamento de dor de garganta!

Estudos realizados concluíram que ele foi responsável por combater o vírus da gripe por meio da estimulação do sistema imunológico.  Para entender o que isso significa, saiba que alguns medicamentos usados para os resfriados simples não conseguem eliminar o vírus, assim como o gengibre faz.

Assim, o consumo de gengibre pode proporcionar uma considerável melhora nos sintomas de dor de garganta, podendo fazer com quem eles desapareçam mais rapidamente.

No caso do combate de bactérias, o gengibre também pode ser útil. Testes realizados apontam que tanto a raiz quanto as folhas do gengibre podem ser importantes no combate de bactérias e podem ser considerados um verdadeiro antibiótico natural. Portanto, não hesite: consumir gengibre faz muito bem para a saúde.

Outras Formas de Consumir Gengibre

Além do chá, é possível consumir o gengibre em xaropes que possuem a raiz em sua composição. Eles são amplamente indicados para acabar com aquela tosse chata. Já para a rouquidão é recomendado o consumo de gengibre em forma de pequenos pedaços para dar aquela aliviada na garganta. Algumas balinhas de gengibre podem ser encontradas nas farmácias e possuem a mesma indicação.

Homem Tomando Chá de Gengibre
Homem Tomando Chá de Gengibre

A raiz pode ser usada também em várias receitas de pratos salgados e doces. O suco do gengibre ajuda a eliminar toxinas e pode fazer seu intestino funcionar melhor. Ah, ainda pode ser um aliado para manter a pele bonita e saudável. Você pode misturá-lo com frutas como limão e abacaxi e garantir um sabor delicioso e muito refrescante.

Ficamos por aqui! Não esqueça de compartilhar esse artigo com seus amigos e nas suas redes sociais para que mais gente fique sabendo sobre os benefícios do gengibre para o combate da gripe. Não esqueça também de nos deixar um comentário, sugestão ou dúvida. Até mais!

Veja também

Cactos no Vaso

Para Que Serve o Cacto? O Que Simboliza Cacto?

O reino das plantas prospera onde a luz do sol e a água se interligam. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *