Home / Plantas / Canteiro de Agapanto: Como Montar um e Fotos De Canteiros

Canteiro de Agapanto: Como Montar um e Fotos De Canteiros

O agapanto é um tipo de flor que é muito visto servindo de complemento em canteiros, sendo uma decoração de algum lugar que recebe sol direto. Ele também é bastante visto em murros, cobrindo murros com sua essência e beleza.

Conforme você for acompanhando esse texto, você vai ir lendo mais sobre como é essa planta, quais são suas características, qual a variedade de cores que elas possuem, como e onde elas devem ser plantadas, em quais climas elas se adaptam melhor, como fazer uma canteiro apenas dessa flor, como plantar ela em vasos ou jardineiras, como fazer para que ele se propague e por fim te daremos também algumas dicas para que seu agapanto cresça melhor e saudável.

Características da Flor Agapanto

O agapanto é uma flor que possui origem africana e seu nome quando traduzido do grego significa Flor Do Amor, mas essa planta também é muito conhecida como Flor Do Nilo. Essa flor possui tanto um porte pequeno quanto um porte grande, dependendo da muda, pois ela pode medir entre 30 a 60 cm de altura, mas também pode chegar a medir mais de 1 metro de altura, no fim a altura média dessa flor vai ser de 60 cm a 90 cm de altura. As flores dessa espécie que possuem um porte pequeno são chamadas de agapanto anã.

A variedade de cor que ela possui que é mais fácil de encontrar é o azul, porém ela também pode ser encontrada na variedade branca ou violeta. Essa é uma flor que pode tanto ser plantada juntamente com várias outras como pode ser plantada também de forma solitária, só possuindo ela no vaso. Os melhores climas para que elas sejam plantadas são no clima tropical, no mediterrâneo, no subtropical e no temperado, essa é uma flor que se adapta melhor a temperaturas que se encontrem acima de 18°C, mas elas também consegue sobreviver em baixas temperaturas.

O recomendado para essa espécie é que ela seja plantada em algum lugar que receba sol direto, ela é resistente a sombra desde que passe boa parte do dia no sol, e não é uma planta considerada muito resistente ao frio intenso. O agapanto possui um ciclo de vida perene, e precisa ser renovada e dividida novamente só após quatro anos depois de ser plantada. Ela vai florescer logo no começo da primavera até o fim do verão.

Como Plantar o Agapanto em Canteiros

Para que você consiga fazer um belo canteiro de agapanto é muito importante que o solo seja preparado da forma correta. O correto nesse caso seria encher todo o espaço com uma terra bem adubada e depois colocar as mudas, não muito fundas, deixando apenas 1 a 2 cm de terra acima da raiz.

Depois disso sua planta já estará plantada de forma correta, ai é só regar e depois ir regando de forma regular, deixando o solo sempre úmido, mas não encharcado.

Como Plantar o Agapanto em Jardineiras ou em Vasos

A preparação para que o agapanto seja plantado em algum vaso ou em alguma jardineira é um pouco mais complicada do que a preparação necessária para que ele seja plantado em algum canteiro, mas vamos ver o que temos que fazer para que essa flor possa ser plantada em algum vaso. Primeiro é aconselhável que seja posto uma camada de argila expandida para ajudar na hora de drenar a água, em cima da argila deve ser colocado uma camada de areia, uma camada nem fina nem muito grossa.

Agapanto em Jardineiras em Jardineiras ou Vasos
Agapanto em Jardineiras em Jardineiras ou Vasos

Logo depois misture em algum recipiente a terra com o adubo, para cerca de 20 kg de terra coloque em média 200 gramas de adubo. Despeje essa terra já mistura no vaso ou na jardineira, coloque a muda e agora é só regar e manter as regas regularmente, sempre deixando o solo um pouco úmido para que a plantar se adapte e se desenvolva corretamente, mas não encharcado.

Como Fazer para Propagar o Agapanto

Existe dois modos muito utilizados para a propagação de agapantos, o primeiro que vamos falar é a propagação por meio de sementes e o segundo será a propagação por meio da divisão das plantas. Vamos falar sobre como fazer isso da forma correta e sem prejudicar a planta.

Para a propagação por meio de sementes é aconselhável que seja usado um vaso que possua no mínimo 10 cm de profundidade. Para fazer esta etapa será necessário apenas que algumas sementes dessa planta seja jogada em cima do solo, e depois que elas sejam cobertas por uma fina camada de terra peneirada. Elas podem começar a se desenvolver após um mês ou três meses depois de plantadas. E essas mudas só poderão ser levadas para outro vaso ou para algum canteiro após um ano de plantação.

Flor Agapanto Plantada em Vaso
Flor Agapanto Plantada em Vaso

Já para a propagação do agapanto por meio da divisão, será necessário o uso de plantas que já estão muito bem desenvolvidas e que foram plantadas já a alguns anos. Essa é a melhor técnica para que a nova muda que ira crescer cresça igual a outra. E outra qualidade dessa técnica é que ela ira crescer de forma mais rápida do que as mudas plantadas através de sementes. Para essa técnica você só irá precisar de uma muda que já está plantada a bastante tempo, pegar metade dela e plantar em outro lugar igual fez quando plantou a que já estava plantada, enquanto a outra metade continua onde estava e permanece se desenvolvendo normalmente.

Dicas para a Hora que For Plantar o Agapanto

Para que sua plantar se desenvolva de forma mais rápida e mais correta também, sempre que possível retire todas as folhas secas ou danificadas, pois essas folhas vão começar a “sugar” todos os nutrientes que a planta possui para elas, fazendo assim, com que mais plantas fiquem danificadas por falta de nutrientes.

É importante também que essa planta seja colocada em algum lugar que receba sol durante todo o dia ou durante grande parte do dia, elas toleram ficar na sombra por um tempo, mas não vão se desenvolver e nem crescer enquanto não estiverem no sol. Sendo cultivado em um solo fértil e que possua bastante nutrientes, sua planta se desenvolvera de forma correta e bonita. As regas devem ser feitas de forma regular, sempre deixando o solo úmido e nunca seco, porém é necessário que haja o cuidado de não deixar que o solo fique encharcado, pois isso fará muito mal a sua plantinha.

Propagação do Agapanto
Propagação do Agapanto

Outra dica essencial para caso você for plantar mais de uma muda dessa planta no mesmo lugar, é necessário que haja um espaçamento entre elas, para os agapantos de pequeno porte, um espaçamento entre 30 a 45 cm já está bom, e para os agapantos de grande porte, um espaçamento de 60 a 120 cm está bom, o tamanho desse espaçamento dependerá muito do tamanho da muda que você vai querer plantar.

Quer saber mais sobre os agapantos e como eles devem ser plantados e cultivados em apartamentos? Então acesse este link e leia mais um de nossos textos, um que fala sobre agapantos em apartamentos e sobre o seu cultivo de forma correta: Como Cultivar Agapanto em Vaso de Apartamento.

Veja também

Cacto do Peru: Características, Como Cultivar e Fotos

Pode até não parecer, mas nem todo cacto é igual. Na verdade, existem inúmeras espécies …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *