Home / Animais / Habitat do Gorila: Onde Eles Vivem?

Habitat do Gorila: Onde Eles Vivem?

Os gorilas  são animais carismáticos e nos fascinam por sua inteligência há anos. Eles estão em perigo, pois estão perdendo seu habitat natural para os assentamentos humanos. Um habitat natural é o único lugar onde os animais podem sobreviver e viver confortavelmente. Gorila como todos os outros animais gostam de viver em seu habitat natural.

Habitat do Gorila: Onde Eles Vivem?

Todo mundo que viu gorilas na televisão ou no cinema talvez saiba que os gorilas são da África e vivem na selva. No entanto, há mais informações sobre o habitat e a distribuição desses primatas hominídeos.  O primeiro ponto a considerar é que os gorilas vivem na África Central, perto do equador.

Uma espécie, o gorila ocidental, vive em uma região em direção ao oeste do continente, enquanto a outra espécie, o gorila oriental, evidentemente vive no leste. As áreas em que vivem têm os recursos necessários para atender às suas necessidades; este é o resultado de um longo processo de adaptação que lhes permite sobreviver nessas condições específicas e não em outros lugares onde o clima é mais frio do que nos locais onde vivem, ou as precipitações não são suficientes.

Os gorilas prosperam nas florestas tropicais e subtropicais que correm ao longo do cinturão equatorial.  Dada a extensão de sua abrangência geográfica, e devido ao fato de as espécies estarem em regiões separadas, elas possuem habitats diversos, localizados em diferentes altitudes. Um habitat é uma área com as condições apropriadas para o desenvolvimento de um organismo, que se adapta à temperatura, umidade, disponibilidade de alimentos e vários outros fatores no local. Como exemplo, você nunca verá um gorila na savana, embora estes também estejam na África.

Quais as Características do Habitat Onde Vivem?

Um habitat fornece comida, abrigo e um lugar para socializar. No caso das espécies de gorilas, separadas pelo rio Congo, sabe-se que elas prosperam nas florestas tropicais e subtropicais que se estendem ao longo do cinturão equatorial, quase no meio do continente africano. Na Bacia do Rio Congo, existem extensas regiões de selvas verdes, exuberantes e cheias de vida, que abrigam muitos corpos d’água, geralmente afluentes do rio, que juntos permitem a sobrevivência dos gorilas. No entanto, eles raramente bebem água diretamente de um rio ou lago, pois a obtêm de seus alimentos vegetais.

Vegetação abundante e verde é a principal característica do habitat dos gorilas.  As florestas tropicais onde vivem os gorilas têm uma temperatura em torno de 23 graus Celsius e as chuvas flutuam ao longo do ano. Nas planícies, ocorre uma estação seca a cada ano; portanto, muitas plantas que armazenam mais água do que as plantas convencionais crescem na área. Eles são chamados de plantas suculentas.

Além das florestas tropicais, os gorilas podem viver em outros tipos de habitat: florestas densas e antigas, áreas ao longo das margens das florestas com altas concentrações de baixa vegetação, florestas de montanha e sub-montanha, florestas de pântanos e savanas. No entanto, cada subespécie é encontrada em habitats específicos.

População

O gorila da planície ocidental é a mais numerosa das espécies de gorilas, com uma estimativa populacional de 92.000 em 1999. No entanto, essa estimativa não reflete o impacto prejudicial que o comércio de carne de animais selvagens e o vírus Ebola tem tido na população desde 1999. Muitos gorilas da planície ocidental vivem em populações isoladas que restringem o acesso a parceiros em potencial. Esse isolamento pode afetar a saúde da população existente, bem como reduzir severamente as taxas de natalidade futuras.

O gorila da planície oriental tinha uma estimativa populacional em 1998 de cerca de 17.000 indivíduos em populações isoladas. No entanto, essa estimativa não reflete o impacto negativo que o comércio e a guerra de carne de animais selvagens tem sobre a população desde 1998.

Grupo de Gorila
Grupo de Gorila

Estima-se que o gorila da montanha tenha vários pequenos grupos familiares protegidos vivendo ao redor dos vulcões de Virunga (cerca de 380 indivíduos) e na área de Bwindi (cerca de 320 indivíduos). Embora muitos gorilas das montanhas vivam em parques protegidos, surtos de doenças, eventos catastróficos ambientais e isolamento genético podem reduzir significativamente sua população. Estima-se que o gorila Cross River tenha uma população de cerca de 250 a 280 indivíduos.

Interação Social

Os gorilas vivem em grupos de um a 30 gorilas, geralmente com média de 4 a 8 membros. Um ou mais homens adultos lideram o grupo. Um grupo fica dentro de uma faixa de 8 a 45 quilômetros quadrados. Os gorilas das planícies ocidentais não são territoriais e suas faixas se sobrepõem.

Gorila Jovem
Gorila Jovem

O silverback principal organiza comer, descansar e viajar. Enquanto um macho pode fazer uma exibição agressiva quando desafiado, os gorilas geralmente não são agressivos. As mulheres se envolvem em comportamento sexual, mesmo quando não são férteis para competir com outras mulheres. Os jovens gorilas passam o tempo brincando, como crianças humanas.

Reprodução

A taxa de reprodução dos gorilas ocidentais é muito baixa. Em parte, isso ocorre porque as mulheres não atingem a maturidade sexual até os 8 ou 9 anos de idade e não se reproduzem quando cuidam de crianças. Como nos humanos, a gestação dos gorilas dura cerca de nove meses.

Mãe Gorila com seu Filhote
Mãe Gorila com seu Filhote

Uma mulher dá à luz um bebê. Uma criança monta nas costas da mãe e depende dela até os cinco anos de idade. Ocasionalmente, um homem comete infanticídio para ter uma oportunidade de acasalar-se com sua mãe. Na natureza, um gorila da planície ocidental pode viver 35 anos.

Ameaças

Os desafios enfrentados pelo gorila da planície ocidental incluem:

– O desmatamento;

– Perda de habitat devido à invasão humana em assentamentos, agricultura e pastagem;

– Alterações climáticas;

– Taxa reprodutiva lenta juntamente com infertilidade;

–  Caça furtiva para troféus, medicina folclórica e carne de animais selvagens.

A doença pode representar uma ameaça ainda maior para os gorilas do que outros fatores. Os gorilas ocidentais da planície são uma das origens zoonóticas do HIV/AIDS, que infecta os gorilas de maneira semelhante à dos seres humanos. Os gorilas sofreram mais de 90% de mortalidade devido a uma epizootia do Ebola em 2003 a 2004 que matou dois terços da população da espécie. Os gorilas também estão infectados com malária.

Embora as perspectivas para os gorilas selvagens ocidentais pareçam sombrias, a espécie atua como um dispersor de sementes, tornando-a chave para a sobrevivência de muitas outras espécies em seu habitat. Em todo o mundo, os zoológicos mantêm uma população de cerca de 550 gorilas das planícies ocidentais.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *