Home / Plantas / Tudo Sobre a Planta Dedaleira: Características, Cultivo e Fotos

Tudo Sobre a Planta Dedaleira: Características, Cultivo e Fotos

A dedaleira comum, Digitalis purpurea , é uma planta herbácea bienal ou de vida curta da Europa ocidental na família das bananeiras (Plantaginaceae), que cresce em clareiras, encostas e montanhas, além de ser usado como ornamental de jardim. Era uma vez a fonte dos estimulantes cardíacos digitoxina, glicosídeos usados ​​na medicina moderna.

Toxidade da Dedaleira

As folhas foram usadas no tratamento da insuficiência cardíaca desde 1785, mas agora a droga digitoxina é criada de forma sintética. O uso inadequado de dedaleira pode causar diminuição ou aumento da freqüência cardíaca e pode produzir envenenamento se for utilizado de forma prolongada; portanto, nunca deve ser usado para automedicação.

Esta planta, também chamada às vezes dedaleira roxa, luvas de fada, sinos de fada, luva de senhora ou muitas outras coisas, é amplamente naturalizada fora de sua área nativa, geralmente perto de estradas e, em alguns lugares, é considerada uma planta invasora ou daninha.

Características da Dedaleira

Esta planta forma uma roseta apertada de folhas simples e grossas com veias proeminentes para uma aparência quase acolchoada em seu primeiro ano. As folhas ovadas a lanceoladas com dentes arredondados quase imperceptíveis nas margens crescem em um pecíolo alado formado pelas veias inferiores. As dedaleiras produzem folhas alternadas ovadas a oblongas em direção à parte inferior do caule.

Folhas de Dedaleira
Folhas de Dedaleira

As folhas alternativas, com mais de um metro de comprimento, são cobertas por cabelos branco-acinzentados que conferem uma textura felpuda na superfície superior e são lanosos ou peludos abaixo. A massa permanece baixa e próxima ao solo. As dedaleiras geralmente crescem a uma altura de 45 a 150 centímetros (18 a 60 polegadas). Os frutos são cápsulas secas com numerosas sementes pequenas. Algumas espécies são perenes, mas a maioria é bienal , o que significa que florescem durante o segundo ano e depois morrem após a semeadura.

Caule da Dedaleira

No segundo ano, um caule de flor vertical com folhas menores é produzido a partir do centro do grupo basal. Os espigões normalmente crescem de 3 a 4 pés de altura, com as flores individuais abrindo progressivamente até o aglomerado terminal alongado (um raceme simples ou pouco ramificado).

Caule da Dedaleira
Caule da Dedaleira

A espécie geralmente tem um raceme unilateral com 20 a 80 flores, mas cultivares melhoradas geralmente têm flores que rodeiam completamente o caule. A planta tem caule acinzentado e peludo. O caule é coberto por um conjunto alto e unilateral de flores pendentes em forma de sino , cada uma com até 6,5 cm de comprimento.

Flores da Dedaleira

As flores tubulares (em forma de sino), voltadas para baixo e afiladas, têm quatro lóbulos. Cada corola cor-de-rosa, roxa ou branca com 1 a 2 polegadas de comprimento (as pétalas em fusão) tem cabelos compridos no interior e é fortemente manchada com riscas escuras com bordas brancas no lábio inferior, que serve como plataforma de aterrissagem para os polinizadores.

As flores podem ser roxas, amarelas ou brancas e geralmente são marcadas com manchas no interior.

Polinização da Dedaleira

As flores são visitadas por abelhas – principalmente abelhas – que sobem profundamente no tubo da flor para obter o néctar que fica em um anel na base do tubo e, nesse processo, esfregam-se nas anteras que ficam na superfície interna superior do tubo – a corola.

Dedaleira Polinizada
Dedaleira Polinizada

Ao visitar outra flor, o pólen passa pelo estigma da fenda. Beija – flores também podem visitar as flores. Os espigões de flores podem ser usados ​​para flores de corte.

A Floração da Dedaleira

A floração principal é no início do verão, mas ocasionalmente caules de flores adicionais são produzidos no final da temporada, especialmente se os caules de flores principais são cortados após o florescimento.

Floração da Dedaleira
Floração da Dedaleira

As flores polinizadas são seguidas por uma cápsula de fruta arredondada que se abre na maturidade para liberar as numerosas pequenas sementes marrons e salientes. A retirada de folhas e flores murchas e ressecadas após a floração, ajudam a evitar um número excessivo de mudas, mas algumas flores devem ser plantadas para manter um plantio permanente como se fossem perenes.

Para o que Serve?

Use dedaleira comum para adicionar uma dimensão arrojada e vertical aos canteiros de flores perenes, jardins sombreados e jardins de chalés, particularmente na frente de um fundo sólido, como um prédio, uma sebe ou arbustos onde eles realmente se destacam.

Eles também naturalizam facilmente em jardins da floresta. Plantações em massa podem ser muito eficazes.

Cultivo da Dedaleira

Cultive dedaleira comum em pleno sol para iluminar a sombra. Embora prefira solos leves e úmidos com alto teor de matéria orgânica, crescerá em praticamente qualquer tipo de solo não muito seco ou muito úmido. Variedades altas podem precisar ser apostadas para mantê-las na vertical. Esta planta tem poucos problemas de pragas e não é incomodada por veados ou coelhos, embora o oídio possa infectar a folhagem no final do verão e, ocasionalmente, seja infestado de pulgões . As plantas podem ficar esfarrapadas quando terminam a floração e podem ser removidas do jardim, se desejado. Todas as partes da planta são tóxicas se ingeridas e o contato com as folhas pode irritar a pele sensível.

Semeie no final do verão, onde as plantas devem crescer para florescer no ano seguinte, ou semeie no final da primavera. As sementes precisam de luz para germinar, por isso não cubra. Plante as mudas a cerca de 18 polegadas de distância. Novas mudas podem ser facilmente movidas enquanto ainda pequenas.

Origem e Nome Científico

As dedaleiras são nativas da Europa, da região do Mediterrâneo e das Ilhas Canárias, e várias espécies são cultivadas por seus atraentes espinhos de flores. O dedaleira (gênero Digitalis ) é um gênero de cerca de 20 espécies de plantas herbáceas (família Plantaginaceae).

Plantas Herbáceas
Plantas Herbáceas

Curiosidades Sobre a Dedaleira

  • As flores de dedaleira têm significados simbólicos positivos e negativos . Dizem que às vezes machucam e às vezes curam . Na linguagem das flores, a dedaleira está associada à falta de sinceridade;
  • No folclore , dizia-se que escolher uma dedaleira ofenderia fadas. Provavelmente, este foi um conto contado às crianças para protegê-las, pois essas espécies de plantas são tóxicas para humanos e animais se consumidas;
  • Menos comumente, essas flores estão associadas à religião , pois foram plantadas em jardins medievais dedicados à Mãe Maria;
  • A dedaleira comum, ou roxa, ( Digitalis purpurea ) é cultivada comercialmente como a fonte da droga digitalis que estimula o coração. O medicamento é obtido a partir das folhas secas.

Veja também

Asessippi Lilas

Asessippi Lilás: Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Flor

Asessippi Lilas O Asessippi lilás é um tipo de arbusto de grande tamanho com folhas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *