Home / Plantas / Algodão é Biodegradável? O Que é Algodão Sustentável?

Algodão é Biodegradável? O Que é Algodão Sustentável?

O algodão está amplamente presente na história do Brasil. Grande produto de exportação no passado, o algodão já foi a base para a economia nacional em determinadas épocas. Porém, com o tempo e o crescimento de outros tipos de plantações, esse produto foi sendo relegado ao segundo plano.

Todavia, é muito interessante entender a forma como funciona o algodão e como uma roupa de algodão pode interagir com o meio ambiente, por exemplo. Antes de tudo, há muitas pessoas que se perguntam a respeito de como se dá essa relação do algodão com o ambiente sustentável. Afinal, algodão é biodegradável? Na verdade, antes de responder a essa pergunta, é necessário entender o que significa a palavra biodegradável.

Em resumo, um item biodegradável é aquele que se degrada na natureza de forma natural, sem a necessidade de intervenção humana e em pouco tempo. O plástico, por exemplo, demora centenas de anos para se degradar por completo quando na natureza. Dessa forma, o plástico não pode ser apontado como biodegradável. Mas e o algodão, pode? Se você quer entender mais sobre a relação desse item com a natureza, veja abaixo todas as informações sobre o tema.

Algodão é Biodegradável?

O algodão é, sim, um item biodegradável. Em outras palavras, se deixado na natureza, o algodão será capaz de se decompor e se agrupar ao cenário em pouco tempo. Assim, o algodão puro leva de 1 a 5 meses para se decompor por completo na natureza. É possível que você esteja se perguntando o porquê dessa variação.

Na realidade, isso acontece por conta das possíveis mudanças climáticas de cada local. Além disso, a pressão e o volume de algodão também podem fazer com que o material leve mais ou menos tempo para se decompor por completo na natureza. Contudo, a análise tende a ser um pouco diferente quando se trata de camisetas ou outros materiais à base de algodão.

Isso porque esse tipo de material, em geral, não possui apenas o algodão, mas também alguns outros componentes. Portanto, o mais natural é que o tempo de decomposição seja muito maior. Logo, não é possível precisar quanto tempo uma camiseta de algodão demorará para se decompor, por exemplo. Em todo caso, o mais importante é entender que a relação do algodão, puro e simples, é muito boa com o ambiente natural. Assim, o algodão é um material biodegradável.

Conheça o Algodão Orgânico

O algodão é um material natural que, quando colocado junto ao restante do ambiente, não causa prejuízos para o mesmo. Porém, vale lembrar que a forma de produção do algodão pode ser muito pesada para a natureza. Isso porque, como plantação de larga escala que é, o algodão tende a ser cultivado de maneira muito agressiva em relação ao meio ambiente.

Vale dizer que o uso de agrotóxicos e outros produtos é extremamente comum na grande maioria das plantações, o que agride a natureza de qualquer maneira. Foi por isso que nasceu uma outra forma de cultivar o algodão para a venda. No caso, esse é o chamado algodão orgânico, que não possui conservantes ou produtos tóxicos em sua composição. Logo, os danos causados ao solo e ao ambiente em si são muito menores.

No fim das contas, a cultura do algodão orgânico pode fazer com que um número muito menor de agricultores adoeça a cada ano. Ademais, o produto final feito a partir do algodão será muito mais limpo, pois terá o selo de qualidade e responsabilidade com a natureza em sua produção. Dessa forma, ainda que o algodão comum possa já ser positivo para a natureza, o algodão orgânico é ainda mas eficiente em cuidar do meio ambiente.

Algodão Orgânico no Brasil

A plantação de algodão orgânico tem se tornado mais comum em todo o mundo. Dessa forma, não é diferente com o Brasil, que tem focado mais nessa nova forma de produzir algodão. No país, o mais comum é que as plantações orgânicas sejam de pequena escala, mais voltadas para a produção familiar.

Portanto, os grandes produtores de algodão brasileiros ainda não fazem uso das técnicas de plantio do algodão orgânico, o que tende a ser negativo para o solo ao redor. A maior parte dos agricultores que fazem uso do algodão orgânico vive no Nordeste, onde a produção de algodão ainda é muito grande – embora no passado, percentualmente, fosse ainda maior.

Há um movimento muito claro de lojas e confecções que buscam o algodão orgânico no Brasil, mudando seus hábitos para alcançar uma forma de produção mais consciente. Além disso, muitos compradores já estão atentos os detalhes desse tipo, preferindo comprar com que preza pela natureza e possui o selo de qualidade em sua confecção. Porém, ainda há muito espaço para o crescimento das plantações de algodão orgânico no país, o que é um desafio.

Curiosidades Sobre o Algodão

O algodão é muito presente na vida das pessoas há milhares de anos. Dessa forma, seja pela participação na produção do material, no plantio ou pelo uso frequente, as pessoas estão diretamente ligadas ao algodão. Mas talvez você ainda não soubesse que o caroço do algodão é usado para a produção de óleos comestíveis e de biodiesel.

Além disso, o algodão nem sempre precisa ser branco, como as pessoas imaginam e idealizam. Em muitos casos, o algodão pode tender ao bege ou ao marrom, por exemplo, o que depende de cada tipo de planta. Atualmente, a Índia possui a maior produção anual de algodão em todo o mundo. O país asiático é um verdadeiro especialista na arte de produzir o material, com quase 6 milhões de toneladas anualmente. A China vem logo atrás.

Já o Brasil, por outro lado, possui cerca de 6% de toda a produção mundial de algodão. Embora o número pareça pequeno, isso coloca o país entre os maiores produtores mundiais da cultura. A maior parte das plantações de algodão está no Nordeste do país, onde há também a maior parte das plantações envolvendo o algodão orgânico. Há algumas cidades no Nordeste que ainda têm o algodão como a principal fonte de renda, na verdade.

Veja também

Buganvílias Rosa

Cuidados com Buganvílias em Vasos

Se você deseja adicionar um toque exuberante e colorido ao seu jardim, a buganvília é …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *