Home / Plantas / Flor Candytuft: Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Planta

Flor Candytuft: Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Planta

Quem costuma cuidar de flores sabe da dificuldade de manter elas bonitas e vibrantes durante a estação do inverno. É exatamente durante o frio que muitas espécies não resistem ou acabam ficando murchas e sem vida. Saiba que existem algumas flores que se adaptam muito bem à estação mais fria do ano e podem ser uma excelente opção para o seu jardim.

No artigo de hoje vamos falar sobre a flor candytuft, sua forma de cultivo e algumas informações curiosas sobre esta planta. Vamos conferir?

Flor Candytuft Pode ser Cultivada no Frio?

Sim. Mas é muito importante entender que mesmo essa planta sendo bem adaptável ao frio alguns cuidados são muito importantes para que ela possa se desenvolver plenamente em temperaturas mais baixas. A candytuft precisa ser plantada, regada, podada e colhida no tempo correto para continuar linda e embelezando o seu jardim.

O primeiro passo é utilizar a estação do outono para o plantio. Não deixe de realizá-lo até no máximo o começo do inverno para que as plantas possam passar por um período de hibernação e posteriormente apresentem a floração.

Características da Flor Candytuft

A candytuft possui o nome científico de Iberis Amara, L e é uma planta que por gostar de frio, podendo se desenvolver até mesmo com temperaturas muito baixas. O seu ciclo de crescimento mais intenso acontece na primavera quando as folhas e o caule acabam ganhando tamanho e se desenvolvendo muito rapidamente.

Pode chegar a atingir quarenta centímetros de comprimento e possui folhas bonitas e longas. As flores são um espetáculo à parte e podem se apresentar nas cores: branca, rosa, violeta, vermelha e roxa.

Iberis Amara

É uma planta que se adapta melhor em ambiente externo pois precisa da incidência dos raios solares para o desenvolvimento. Portanto, prefiram ambiente ao ar-livre como jardins e canteiros. A candytuft é muito exigente com relação ao solo e é necessário que ele esteja rico e matéria orgânica e úmido. Lembre-se que um solo com a drenagem correta é um dos segredos para um crescimento saudável do vegetal.

Curiosidades Sobre a Candytuft

Vamos conhecer algumas curiosidades sobre essa planta?

  • Você sabia que durante o inverno a planta perde a sua parte aérea?
  • Mesmo suportando bem baixas temperaturas, a planta precisa de intensa exposição aos raios solares e precisa ser regada de forma constante para se desenvolver. Portanto, a candytuft não vai crescer se você exagerar na sombra ou até mesmo no excesso de água.
  • É uma planta nativa do continente europeu. Para o plantio da candytuft prefira os solos alcalinos.
  • Sua floração aparece com mais frequência nas estações da primavera, verão e até mesmo no início do outono.
  • Um cuidado muito importante e que não deve ser esquecido são as podas da árvore. Elas devem ser feitas pelo menos a cada dois anos. Isso vai evitar que a candytuft cresça demais e auxiliar nas próximas florações. Mesmo possuindo características de uma planta lenhosa, ela é considerada uma planta herbácea.
  • Pode ser considerada uma planta perene e tem a  Brassicaceae como família.

Como Cultivar Candytuft

A planta pode ser reproduzida por meio de estacas e sementes. As estacas de madeira macia das plantas se propagam facilmente durante o meio do verão. Como é uma planta que se reproduz com facilidade, você pode plantar várias e compartilhar depois com parentes e amigos.

Cultivo de Candytuft
Cultivo de Candytuft

Se for usar sementes, plante diretamente nos canteiros e capriche nas regas  nos primeiros dias. Suas flores são lindas e garantem composições incríveis em arranjos de estilo mais rústico ou enfeitando paredes.

Outras Plantas que Podem ser Cultivadas no Inverno

Além da candytuft, outras plantas também poderão compor o seu jardim de inverno. Vamos conhecer algumas delas?

Cinerária

É uma planta de cor vibrante que pode iluminar o seu jardim. Pode chegar a sessenta centímetros e suas cores podem se apresentar nas cores roxo, azul, braço e vermelho.

Cinerária
Cinerária

Diferente da candytuft, a cinerária pode ser cultivada na sombra  necessitando também de um solo rico em matéria orgânica e bem drenado.

Ciclame

Bastante usada como ornamentação, a Ciclame pode ser cultivada em ambiente externos e internos. Uma de suas peculiaridades são suas folhas que também podem ser usadas na composição dos arranjos, pois possuem uma beleza indescritível.

A Ciclame gosta de ser regada com frequência e é mais uma opção de flor que se adapta bem aos climas mais frios.

Érica

A Érica tem origem no continente da Oceania e apresenta flores nas cores: rosa, branca e vermelha. Por ser uma planta de pequeno porte é comumente utilizada na arte japonesa do bonsai.

Érica
Érica

Como não gosta de calor, pode ser uma boa opção de cultivo em regiões mais frias.

Heléboro

É uma planta de longa duração e que é muito resistente. Necessita de meia-sombra e de solo rico em nutrientes. Quando cultivada no inverno, deve ser observado um pequeno detalhe: procure proteger suas flores dos ventos mais intensos pois elas podem sofrer bastante com a temperatura, ok?

Agora que você já conhecer as características e curiosidade da candytuft que tal incluir a planta no seu jardim de inverno? Se você mora em regiões mais frias, a planta é uma excelente opção de cultivo e costuma se desenvolver muito bem.

Encerramos por aqui e convidamos você a acompanhar os nossos novos artigos sobre plantas, animais e natureza. Fique à vontade para deixar um comentário, sugestão ou alguma dúvida no nosso espaço de comentários que fica logo mais abaixo.

Até a próxima e seja sempre muito bem-vindo ao Mundo Ecologia!

Veja também

História da Flor Pentstemon, Significado, Origem da Planta e Fotos

As flores são muito usadas pelas pessoas, seja para o paisagismo, para o uso medicinal, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *