Home / Plantas / Plantar Banana dá Dinheiro? Possibilidades de Lucro

Plantar Banana dá Dinheiro? Possibilidades de Lucro

A banana é um componente importantíssimo do cenário agrícola nacional e mundial. Seu plantio popularizou-se principalmente em zonas tropicais e semitropicais. A incidência de luz solar direta, além das chuvas bem distribuídas (bom índice pluviométrico) garantem excelentes fatores externos e boa qualidade de solo para o plantio.

Aqui no Brasil, as condições climáticas favoráveis, aliadas ao grande consumo e comercialização (mercado interno) de bananas, vêm tornando o mercado agrícola desta área cada vez maior.

Se você já pensou na possibilidade de ser um pequeno ou médio produtor de bananas, e já se perguntou se plantar banana dá dinheiro realmente, fique conosco, eu garanto que você está no artigo certo.

Boa leitura.

Como Plantar Bananas

O plantio de banana inicia-se a partir do plantio de um rebento originário de uma bananeira adulta, em florescimento.

Antes de plantar a banana, é importante considerar as condições ambientais externas. Lembrando que a fruta é adepta de climas, predominantemente, tropicais.

O ambiente no qual será realizado o plantio deve estar em uma temperatura média de 35 ºC, algumas especialistas consideram que há mais precisão em torno dos 24ºC. A incidência de luz solar é extremamente favorável ao florescimento dos cachos. À meia-sombra, a bananeira pode demorar um pouco mais para gerar frutos.

Depois de considerar as condições climáticas, que convenhamos dizer se adequam à maioria dos estados brasileiros, é chegada a hora de certificar-se de que o solo esteja úmido o suficiente, e com uma disposição favorável de matéria orgânica.

Quando os frutos amadurecem, outros componentes da bananeira secam gradualmente, marcando o final do seu ciclo de vida. Porém, a bananeira produz de 4 a 6 brotos, com os quais é possível dar continuidade ao cultivo.

As estruturas das subespécies de bananeira é praticamente a mesma, mas diferenciam-se no tamanho da planta e em algumas características pontuais do fruto produzido.

Abaixo do rizoma (caule subterrâneo), as raízes da bananeira atingem de 20 a 40 centímetros de profundidade, podendo lateralizar-se por até 2 metros em relação à planta.

No bananal é comum haver a presença de bananeiras em estágios de desenvolvimento variados, compreendidas em um espaço denominado touceira.

Foto de Bananeira
Foto de Bananeira

O ideal é manter, em média, 3 plantas por touceira. Essas plantas podem ser a bananeira mãe e até 2 rebentos. Dessa forma, não haverá competição pelos nutrientes presentes no solo. Leia mais sobre o assunto no artigo Quantas Mudas de Banana por Hectare.

Alguns parâmetros definidos pela Embrapa estabelecem que entre as bananeiras de porte baixo haja espaçamento de 2 a 2,5 m2. Para as bananeiras de porte médio, a recomendação de espaçamento fica em torno de 3 x 2, 5 m.

Banana da Terra
Banana da Terra

Variedades da fruta como a banana da terra, banana pacovan e banana prata, apresentam bananeiras de porte mais elevado, e com isso demandam um espaçamento em torno de 3 m2 ou mais.

Bananicultura no Brasil: Modelos Agrícolas

Aqui no Brasil, a região nordeste é a campeã na produção de bananas, principalmente o estado da Bahia. Ela, inclusive, tem muitos adeptos dentro dos sistemas de agricultura familiar e agricultura de subsistência.

No sistema de agricultura familiar, a gestão da propriedade é compartilhada pela própria família. A relação do agricultor com a terra é de moradia e local de trabalho.

A agricultura familiar é importantíssima para o abastecimento interno do país. No entanto, quando a produção agrícola é direcionada à sobrevivência do agricultor, família e comunidade, o modelo é chamado de agricultura de subsistência, ou seja, sem fins comerciais.

Modelos comerciais para produção em larga escala caracterizam o agronegócio, no entanto esta modalidade está mais direcionada para a exportação.

No Brasil as variações de banana mais consumidas incluem a banana prata, banana da terra, banana maça, banana nanica (ou caturra) e a banana ouro. Outros tipos são a banana pacovan, banana pão, banana nanicão e a banana prata anã.

Algumas dessas variações foram obtidas por meio de melhoramento genético, recebendo a denominação de cultivares.  As principais cultivares produzidas e consumidas no Brasil incluem a banana nanica, banana nanicão, banana prata, banana prata anã e banana pacovan.

No Brasil, atualmente mais de 500 mil hectares estão destinados à bananicultura.

Plantar Banana dá Dinheiro?

Sim, é possível obter lucros com a comercialização da fruta, no entanto, também é necessário investir na lavoura. Lembrando que quem está pensando em plantar bananas para fins comerciais, tem que direcionar a produção para uma média ou larga escala, ou seja, ter uma área cultivável relativamente grande, respeitando o espaçamento entre as bananeiras e as necessidades de nutrição do solo.

Alguns agricultores em regime familiar referem que o plantio e a colheita são trabalhosos, mas o lucro aparece rapidamente, diferentemente da cultura do café.  No entanto, para manter a lavoura em um bom ritmo de produção, é necessário investir todo mês o equivalente a 30 % dos lucros do mês anterior. Assim como se prevenir e monitorar o aparecimento de pragas.

Desafios da Bananicultura no Brasil

A infestação por pragas é um problema que atinge principalmente o sistema de agricultura familiar. Uma das principais pragas incluem a Broca-do-rizoma, causada por um inseto de nome científico Cosmopolites sordidus, o qual há relatos de perdas de até 30% em culturas de banana prata; e até 80% de redução do peso e volume dos frutos, em culturas mais suscetíveis como a banana nanica.

Fungo Fusarium Oxysporum
Fungo Fusarium Oxysporum

O Mal-do-Panamá (causado pelo fungo Fusarium oxysporum f. sp.) também representa perigo, uma vez que, caso não seja exterminado, o fungo pode sobreviver no solo por até 20 anos ou mais.

Fungo Mycosphaerella fijiensis Morelet
Fungo Mycosphaerella fijiensis Morelet

A Sigatoka negra (causada pelo fungo Mycosphaerella fijiensis Morelet) é a doença de bananeira mais grave do mundo, e chegou ao Brasil em Fevereiro de 1998. Pode ser transmitida devido a fatores ambientais como umidade, temperatura e vento, além da possibilidade de contaminação durante o transporte da fruta dentro de barcos e caminhões.

Fungo Mycosphaerella Musicola
Fungo Mycosphaerella Musicola

Outra infestação que merece grande atenção aqui no Brasil é a Sigatoka Amarela (causada pelo fungo Mycosphaerella musicola, Leach), que, caso não controlada, pode reduzir a produção em até 50 %.

Outros desafios incluem os métodos de colheita com pouca infraestrutura pela agricultura familiar, além do transporte, muitas vezes, inadequado da fruta. Por consequência, muitas vezes a banana chega às feiras locais em condições de má qualidade. No entanto, esses desafios podem ser contornados através do planejamento prévio.

Caso, você tenha interesse em dedicar-se ao plantio de bananas, pesquise, avalie, planeje-se. Embora haja desafios, é possível prevê-los e garantir uma boa lucratividade, pois plantar banana dá dinheiro sim, e é um mercado de grande demanda em nosso país.

Espero que a leitura deste artigo possa ter contribuído.

Deixe abaixo, o seu comentário. O que você acha do cenário agrícola de bananas no Brasil? Tem vontade de aventurar-se no ramo?

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

ROCHA, A. Cultura da banana: conheça as principais cultivares plantadas no Brasil. Disponível em: < https://www.portalagropecuario.com.br/agricultura/fruticultura/cultura-da-banana-conheca-as-principais-cultivares-plantadas-no-brasi/>;

CHITARRA, A. B.; CHITARRA, M. I .F. Manejo pós-colheita e amadurecimento comercial de banana. Pesq. agropec. bras. Brasília-DF, v. 19, n. 6, p. 761-71, jun. 1984;

ADERBAL, R. G1. Produtor de banana de Caocal, RO, comemora os lucros da produção. Disponível em: < https://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2015/04/produtor-de-banana-de-cacoal-ro-comemora-os-lucros-da-producao.html>;

LIMA, M. B.; ALVES, E. J. Agência de Informação – EMBRAPA. Banana- Espaçamento e densidade. Disponível em: < https://www.agencia.cnptia.embrapa.br/Agencia40/AG01/arvore/AG01_73_19122006104854.html>;

Secretaria especial de agricultura familiar e do desenvolvimento agrário. Casa Civil. O que é agricultura familiar. Disponível em : < https://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/o-que-%C3%A9-agricultura-familiar>.

Veja também

Trigo de Verão: Características, Nome Científico e Fotos

O trigo de verão, são gramíneas popularmente conhecidas como coix, originárias da Índia e agora …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *