Home / Plantas / Canteiro de Flores e Ideias

Canteiro de Flores e Ideias

Um canteiro de flores é um lugar que pode ficar muito bonito a depender da sua criatividade. De combinações de plantas diferentes, passando pelo formato do canteiro ou até mesmo o material utilizado, coisas belíssimas podem ser feitas.

Quer dicas a respeito disso? Então, acompanhe o texto.

Primeiro de Tudo: Como Fazer um Canteiro de Flores?

Comecemos do básico para, depois, partirmos para algumas boas ideias de como fazer bonitos canteiros de flores.

Em primeiro lugar, é preciso escolher o lugar ideal para a sua instalação. E, para escolher qual o melhor lugar, alguns pontos têm que ser levados em consideração. Exemplos? Saber qual incidência de luz solar o local recebe, se essa incidência é compatível com os tipos de flores que serão colocadas no canteiro, e se o local tem boa visibilidade pra quem visita a sua casa.

Decidiu em qual local será o canteiro? Então, chegou a hora de remover toda a grama, sujeira, lixo (caso tenha), e principalmente ervas daninhas. Com o auxílio de uma pá, procure todos esses detritos, e retire-os, inclusive, jogando fora todas as pedras que forem encontradas também. Caso o solo esteja muito rígido na hora da cavação, molhe-o um pouco. Assim, ele fica mais solto, e facilita o seu trabalho. Use um ancinho para alisar a terra ao final desse processo.

Agora que você já limpou e ancinhou o solo, o negócio é avaliar que tipo de planta é mais favorável para aquele tipo de lugar. Uma dica? Recolha um pouco da terra para medir o pH e os nutrientes usando uma sonda de teste pra solo. Onde se compra isso? Nas melhores lojas de jardinagem, não se preocupe. Através desse resultado, você vai descobrir qual a melhor flor para plantar em seu canteiro. Em alguns casos, inclusive, você terá que modificar alguns detalhes, adubando ou fertilizando esse solo.

E, claro, agora, chegou a hora de plantar de fato as suas mudas ou sementes. Quando for plantá-las pense no resultado final, qual o efeito que realmente você quer dar para o seu canteiro. Tipo: se o apelo for mais visual, o ideal é apostar em flores mais altas ao fundo, e mais baixas à frente. Obviamente que não existem regras quando o assunto é formar um canteiro de flores, e a sua criatividade, no final, é o que conta.

Mas, para lhe ajudar melhor, até mesmo para ter uma ideia diferente, vamos dar algumas dicas de como fazer belíssimos canteiros sem muito esforço.

Prefira Plantas Floríferas e Perenes

Essas são as plantas mais usadas nos jardins por aí, e não é pra menos. Elas não exigem grandes manutenções, não sendo necessário fazer o replantio delas constantemente. Isso sem contar que algumas dessas plantas possuem belíssimas flores que acabam florescendo em determinadas estações a depender da espécie. E ainda há, claro, aquelas que florescem durante todo o ano.

No entanto, é bom ficarmos atentos porque quando usamos plantas que são perenes, é preciso haver um planejamento cuidadoso para que o seu jardim permaneça colorido durante todas as estações. Portanto, é preciso considerar um ponto fundamental: quando usamos plantas perenes, é preciso que haja um planejamento minucioso. Pra quê? Para que o seu canteiro fique colorido e vivo durante todas as estações do ano. Já pensou um canteiro com uma parte florida, e a outra, não?

Ou seja: sempre considere quando as plantas irão florescer, fazendo um planejamento cromático. Assim, o seu canteiro ficará vistoso o tempo todo.

Plantas de Baixa Manutenção Para Iniciantes

Quando falamos de flores com baixa manutenção, estamos nos referindo aquelas que crescem por mais de uma temporada. Essa dica é especialmente importante para plantas que estejam na borda dos canteiros, pois, dessa maneira, eles permanecerão radiantes o tempo todo, seja na primavera, seja no outono.

É bom deixar claro que as bordas de um canteiro não precisam ser largas ou demasiadamente complexas para terem um grande apelo visual. Às vezes, escolher três ou quatro flores específicas, por exemplo, já faz toda a diferença para compor um canteiro bem bonito e interessante. Exemplos? Margaridas africanas, lobélias e lavanda. Só com estas, você já conseguem transformar o espaço do canteiro em algo com estilo.

O Auxílio de Pedriscos e Água de Chuva

Um dos conceitos mais falados ultimamente é sobre sustentabilidade, algo que precisamos levar muito a sério. Então, que tal reaproveitar a água da chuva para regar o seu canteiro, sem precisar gastar mais um pingo de água sequer? Nos canteiros, os espaços entre as plantas também podem ser decorados por pedriscos. Inclusive, já pensou em formar caminhos nos canteiro usando pedras decorativas? Com certeza, ficaria excelente!

Em claro, além dessas utilidades, os pedriscos também podem ser usados em vasos ao redor das plantas. Evidente que você precisa se lembrar que, por usar vasos, é necessário trocar as plantas de lugar quando as raízes crescerem demais. Caso haja espaço, também é bom tentar colocar um banquinho próximo a esse canteiro, pois se tornará um ótimo lugar pra relaxar, ler um livro, essas coisas.

Ainda nesse aspecto, que tal adicionar uma pequena fonte em seu canteiro? Como sabemos, o som de água é relaxante, e pode fazer o seu canteiro ter um ar bastante sofisticado. Existem modelos pequenos e baratos, que, inclusive, pode ser feitos em casa.

Floríferas Anuais x Floríferas Perenes

Muitos ficam na dúvida entre usar floríferas anuais ou perenes em seus canteiros. A verdade é que a escolha para as floríferas perfeitas que irão compor o seu canteiro irá depender bastante do tipo de jardim que você quer construir.

As anuais, por exemplo, como o próprio nome já menciona, duram apenas um único ciclo durante o ano, morrendo logo após emitirem sementes. Por serem substituídas a cada estação, elas precisam ser planejadas para determinados períodos, tendo suas sementes replantadas periodicamente. Algumas dessas flores são bulbosas, e seus bulbos precisam ser desenterrados após o ciclo de florescimento, sendo guardados em local seco após o período de plantio.

Já, as floríferas perenes exigem menor manutenção, não precisando ser replantadas, e ainda florescer em determinadas estações. Aqui, também cabe fazer um planejamento para que as flores estejam sempre bonitas em todas as estações, com todas coincidindo com o seu florescimento. Nesse caso, planejamento é tudo.

Esperamos que tenham gostado das dicas. Até a próxima!

Veja também

Arroz Tem Glúten ou Não? É Bom Para Emagrecer?

Uma pessoa pode ter um estilo de vida sem glúten porque tem doença celíaca, alergia …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *