Home / Plantas / Banana Prata Faz Mal?

Banana Prata Faz Mal?

Você já deve ter ouvido falar sobre vários alimentos que, comendo em um determinado período ou misturando com outro, faz mal. A banana é um desses alimentos. Como elas sofrem nas mãos — ou melhor, na boca — de mitos populares! Será que a banana prata é uma exceção? Ela faz mal? Ou toda essa história é mais um mito?

Antigamente era bem comum você escutar histórias como “comer manga com leite faz mal” ou “comer ovo à noite não faz bem para a saúde”. Graças à ciência, todos esses mitos foram desmascarados. Porém, acredita que muita gente ainda acha que essas histórias são reais?

Mesmo com o acesso à internet para consultas e, principalmente, com a pesquisa de vários cientistas, ainda existem pessoas que não acreditam. A maioria delas não possuem nenhum fundamento! Mas, mesmo assim, eles preferem continuar na ignorância.

Como foi dito anteriormente, a banana é um dos alimentos que sofre com essas inverdades. Aqui você irá descobrir que é seguro comer banana prata! Ela não faz mal! Confira você mesmo e remova esse medo de sua mente!

Porque esse Mito foi Creditado à Banana?

É bem difícil responder isso. Hoje em dia, sabemos que o consumo de leite com manga não faz mal. Aliás, até existe sorvete de manga. Se fizesse algum malefício para a saúde, com toda certeza eles nãos seriam produzidos.

Sobre esse mito específico (manga com leite), ele foi inventado pelos donos de escravos. Como eram miseráveis e não queriam que seus serviçais comessem o que estava disponível, eles inventaram isso para evitar que o alimento acabasse rapidamente.

Para fortalecer ainda mais essa história, eles matavam alguns escravos para dizer que o que causou a morte foi a ingestão dessa bebida junto com a fruta. Com o medo da morte, eles evitavam o consumo desses dois produtos juntos.

Esse mito ficou tão forte que até hoje muita gente acredita nisso!

Agora, sobre a banana, especificamente a prata, não se sabe ao certo porque essa mentira foi inventada. Muito provavelmente foi alguém que queria economizar alimentos!

Uma das hipóteses é que, quando a banana é ingerida com o estômago cheio, ela piora o quadro de intestino preso.

Banana Prata Cortada
Banana Prata Cortada

Outra hipótese é que as pessoas notaram que a banana faz mal quando o estômago está cheio. Pela noite, o processo de digestão é mais lento. Junto com isso, temos a fruta, que, quando é consumida em casos de intestino preso, pode piorar a situação.

Suas fibras são diferentes, elas fazem a sensação de saciedade aparecer rapidamente. Por este motivo, ela é recomendada para fazer o tratamento da diarreia, um problema totalmente contrário ao intestino preso!

Benefícios da Banana

Considerando o fato de que ela só pode fazer mal quando é consumida com o intestino preso, vamos falar de seus benefícios, que são muitos:

  • Faz a regulação do intestino. Ela é ótima para controlar a diarreia, pois suas fibras são solúveis. Com isso, a sensação de saciedade no corpo aparece rapidamente;
  • Pela mesma sensação que foi dita anteriormente, ela é ótima para quem quer emagrecer. Experimente comer uma na hora do almoço!
  • Evita as câimbras musculares. Um dos seus principais nutrientes é o potássio, que além de fortalecer os músculos, melhora os sintomas de vômito;
  • Causa uma redução de colesterol muito grande no sangue, pois ela estimula a eliminação do sódio pela urina;
  • Ajuda a combater a depressão por causa de uma de suas substâncias, o triptofano. Ela ajuda a produção de serotonina, hormônio responsável pelo bom humor e relaxamento;
  • Muito recomendado para as grávidas por causa de todos os tópicos que foram citados acima.

Além de tudo o que foi dito, ela é saborosa demais!

Ela Possui Efeitos Colaterais?

Barriga Com Dores
Barriga Com Dores

Sim, infelizmente. E esse pode ser um dos motivos por ela ser tão marginalizada. Entre os prejuízos que ela pode causar ao corpo, estão:

  • Sonolência, por ser rica em triptofano (por mais que seja uma substância boa, em excesso pode dar prejuízos). Além disso, ela também é rica em magnésio, que é um ótimo relaxante muscular;
  • Cárie dentária, por ser rica em amido;
  • Ganho de peso, por conter uma quantidade caloria considerável;
  • Dor abdominal, caso você faça a ingestão de alguma que não esteja madura o suficiente;
  • Gases, por ser rica em fibras solúveis e fibras;
  • Enxaqueca, por possuir propriedades que podem não ser absorvidas pelo organismo.

A chance de você ter um problema grava (como a enxaqueca, por exemplo) é quase nula. E, mesmo que você tenha, será uma combinação de maus hábitos que você manter. Realizar exercícios físicos, ter uma boa alimentação e ter boas noites de sono são indispensáveis para qualquer um!

Pelos Motivos Apresentados, é Bom Comê-la à Noite?

É bom frisarmos essa informação: Não faz mal comer banana no período noturno. Muito pelo contrário, ela possui substâncias que são favoráveis a uma boa noite de sono!

Com o magnésio, um relaxante muscular natural, e o potássio, que produz a estimulação de hormônios ligados ao bom humor e ao prazer, não tem como esse alimento ser ingerido e dar algo errado.

Só tome cuidado com todo excesso, porque, toda quantidade exagerada é maléfica ao homem!

O recomendado a se fazer é testar o seu organismo. Algumas pessoas sofrem com doenças estomacais, e, algumas substâncias que estão na banana podem piorar o quadro.

Caso você não tenha nenhum problema relacionado ao seu estômago, aproveite esse alimento delicioso!

Veja também

Boca-de-Leão

Flor Boca-de-Leão: Significado e Por que do seu Nome

A boca-de-leão é uma planta angiospérmica pertencente à família Plantaginaceae. Seu nome científico é antirrhinum …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *