Home / Plantas / Framboesa: Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre A Fruta

Framboesa: Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre A Fruta

Framboesas são deliciosas e suculentas frutas amadas por jardineiros e menus de bebidas de verão, além de melhorarem o sabor de uma salada de frutas, mas além do quão boa de se comer a fruta é, o quanto você realmente sabe sobre a framboesa?

Curiosidades sobre a Framboesa

A framboesa é um fruto comestível de uma variedade infinita de espécies de plantas do gênero Rubus, que são da família das rosas. A fruta na linguagem botânica adequada não é um fruto, mas um fruto agregado de numerosas drupeletes em torno de um núcleo central.

O nome framboesa deriva de raspise, “um vinho doce de cor rosa” (meados do século XV), das lentilhas de vinum anglo-latinas ou de raspoie, que significa “matagal” , de origem germânica. O nome pode ter sido influenciado por sua aparência como tendo uma superfície áspera relacionada à grosa do inglês antigo ou “bagas ásperas”.

A Rússia é o principal produtor mundial de framboesas, responsável por cerca de metade da produção mundial. Outros grandes produtores são os Estados Unidos, Polônia e México .

Nos primeiros trabalhos artísticos cristãos, as framboesas eram usadas para simbolizar a bondade.

Evidências arqueológicas mostram que os habitantes das cavernas paleolíticas comiam framboesas. A fruta deliciosa faz parte da dieta humana desde então, embora as bengalas não tenham sido cultivadas até o século IV d.C, conforme documentado por Palladius. No período helenístico, as framboesas foram associadas à fertilidade na mitologia grega.

Nas histórias gregas, os frutos já foram branco, mas a babá de Zeus, Ida, espetou o dedo em um espinho que manchou as bagas vermelhas e permaneceram assim desde então.

Ilustração de Zeus
Ilustração de Zeus

A popularidade da framboesa em alimentos e usos médicos continuou até a idade média, quando seu suco também era usado como uma mancha vermelha em obras de arte. O rei inglês do século XIII, Edward I, é creditado por incentivar o cultivo de framboesas em toda a Inglaterra.

A framboesa pode ter sido trazida para a América do Norte por pessoas pré-históricas que atravessaram a reta de Bering e as introduziram na América do Norte.

Framboesas são plantas perenes com bastões que vivem dois anos cada. Os bastões são armados com espinhos ou lisos, e muitos só produzem frutas no segundo ano.

Frequentemente atingindo mais de 1,8 metro (6 pés), os bastões ostentam folhas compostas com três ou mais folhetos dentados, dependendo da espécie ou cultivar. A parte inferior da folha é caracteristicamente branca a cinza e geralmente peluda.

As flores brancas a rosa têm cinco pétalas e produzem frutas suculentas vermelhas, roxas ou pretas (raramente laranja, âmbar ou amarelo pálido).

Uma framboesa individual pesa de 3 a 5 g e é composta por cerca de 100 drupelet, cada uma das quais consiste em uma polpa suculenta e uma única semente central. Um arbusto de framboesa pode render várias centenas de bagas por ano. O núcleo da fruta delicada permanece na planta quando colhido, ao contrário do amora.

Benefícios De Saúde Da Framboesa

Benefícios da Framboesa
Benefícios da Framboesa

Existem 53 calorias em 100 gramas de framboesas. São 86% de água, 12% de carboidratos e possuem cerca de 1% de proteínas e gorduras.

As framboesas são uma excelente fonte de vitamina C, manganês e fibra alimentar. Elas são uma fonte muito boa de cobre e uma boa fonte de vitamina K, ácido pantotênico, biotina, vitamina E, magnésio, folato, ácidos graxos ômega-3 e potássio.

Os benefícios de saúde das framboesas incluem melhor saúde digestiva, defesa imunológica reforçada, funcionamento saudável do coração, prevenção de câncer e alívio da disfunção endotelial.

A framboesa oferece vantagens perceptíveis ao auxiliar na melhora da memória, no controle do peso, no fortalecimento ósseo, no cuidado da pele, no aguçamento da visão, mantendo os olhos imunes a doenças e com a coagulação sanguínea normalizada. A framboesa também tem grande valor durante o período de gestação em função da diversidade de nutrição de qualidade na fruta.

Framboesas são geralmente consumidas frescas, geralmente com creme ou sorvete, como uma fruta de sobremesa. Doces e geleias também são populares, e a fruta é comumente usada como recheio de pastelaria e como aromatizante para certos licores.

Fatos Interessantes Da Framboesa

Eles são realmente muito bons para você: As framboesas contêm mais vitamina C do que as laranjas, são muito ricas em fibras, baixas em calorias e fornecem uma boa dose de ácido fólico. Além disso, eles são ricos em potássio, vitamina A e cálcio. Quem pensaria que você poderia encontrar tanta bondade em uma fruta humilde?

Elas são beneficiadoras para mulheres grávidas: Foi sugerido que beber chá de folhas de framboesa reduz a segunda etapa do trabalho de parto.

A Escócia é um paraíso improvável de framboesa: A escócia é famosa pelo seu cultivo de framboesa. No final da década de 1950, as framboesas foram trazidas da Escócia para Londres em um trem a vapor conhecido como Raspberry Special.

Framboesas são antigas: Pensa-se que elas sejam consumidas desde os tempos pré-históricos, mas só começaram a ser cultivados na Inglaterra e na França por volta dos anos 1600.

Comendo Framboesa
Comendo Framboesa

Existem mais de 200 espécies de framboesas: Isso é um pouco mais do que imaginamos né? Realmente a muitos tipos dessa fruta suculenta.

Elas vêm em todos os tipos de cores: Não de uma só vez, mas as framboesas podem ser vermelhas, roxas, douradas ou pretas. Os dourados são a variedade mais doce e muito saborosa.

Essas gotas são os delicados pequenos bolsos de bondade em cada framboesa, e cada um pode ser considerado uma fruta separada por si só.

A framboesa é super decadente: Mas de uma maneira agradável, pois uma framboesa média tem de 100 a 120 sementes.

Framboesas são profundamente simbólicas: Em alguns tipos de arte cristã, a framboesa é o símbolo da bondade. O suco vermelho era considerado o sangue que corre pelo coração, onde a bondade se origina. Nas Filipinas, se você pendurar uma bengala de framboesa do lado de fora de sua casa, os espíritos malignos devem ser dissuadidos.

Também na Alemanha, os bastões de framboesa seriam amarrados ao corpo do cavalo na crença de que os acalmaria.

Framboesa na Árvore
Framboesa na Árvore

Elas já foram consideradas curativos também: No passado, elas eram usadas para limpar os dentes e como uma cura para os olhos doloridos.

Elas não continuam a amadurecer quando colhidas: Ao contrário de muitas frutas, as framboesas verdes não amadurecem após serem colhidas. Não há amolecimento na fruteira para a framboesa – uma vez recolhida, ela ficará daquela forma.

Veja também

Hibisco Gigante: Como Cultivar, Podar, Tamanho, Preço e Fotos

O hibisco é uma das mais belas plantas encontradas na natureza. Suas atraentes flores chamam …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *