Home / Plantas / Como Fazer Surpresa para Namorada com Pétalas de Rosas?

Como Fazer Surpresa para Namorada com Pétalas de Rosas?

Símbolo do romantismo, presentear com rosas vermelhas é uma tradição contemporânea que veio para ficar.

Cada coloração de rosa possui um significado específico. As rosas vermelhas, por exemplo, significam o amor em sua forma mais intensa, passional e carnal; enquanto que as rosas brancas simbolizam inocência e pureza, apresentando um apelo um pouco mais espiritual; rosas ‘cor-de-rosa’ podem designar delicadeza, afeto e sensibilidade.

As rosas vermelhas, assim como o chocolate, tornaram-se culturalmente os itens favoritos para se presentear a namorada, no entanto, ao deixar a criatividade ir além, é possível explorar ainda mais as possibilidades de romantismo associados a esta flor.

Utilizar as pétalas de rosa para decoração e agradáveis surpresas é uma idéia excelente.

Neste artigo, você descobrirá como fazer surpresa para namorada com pétalas de rosas.

Inspire-se nas dicas e boa leitura.

A Mitologia das Rosas

Remontando à antiga mitologia egípcia, a rosa foi uma flor considerada consagrada à deusa Ísis. Na mitologia grega, a qual associou-se posteriormente à mitologia romana, a deusa do amor Afrodite (ou Vênus) teria nascido das espumas do mar, as quais se converteram em uma belíssima rosa branca.

Até nas religiões contemporâneas, é possível encontrar simbolismo em torno das rosas (o qual sobrevive desde a Antiguidade).

A deusa hindu do amor, de nome Lakshmi, teria nascido de uma rosa. Essa deusa, segundo os hindus, transmite a mensagem de beleza, pureza e perfeição. No cristianismo, as rosas são associadas fortemente à imagem de Nossa Senhora, e por isso o nome da famosa oração rosário. Na denominação Rosa Cruz, a cruz simboliza o aperfeiçoamento e o trabalho interno, ao passo que a rosa está fortemente ligada ao desabrochar espiritual.

As Rosas ao Longo da História

Na literatura é possível encontrar referências sobre o cultivo milenar de rosas pelos chineses no ano 2650 a. C. (embora também haja referências sobre o ano 3.000 a. C.).

A rosa detém um grande apelo artístico e, por essa razão, foi muito utilizada na poesia, pintura e decoração.

As rosas chegaram na Europa através dos persas. A partir da Europa, chegou até os romanos, os quais alimentavam-se dessas flores, assim como a utilizavam na decoração de carnes e saladas.

Tatuagem de Rosa

Tatuagens de rosas, assim como de estrelas, corações e tribais são bastante comuns. Uma curiosidade em relação às tatuagens de flores remonta à década de 1940, na qual estas tatuagens se popularizaram .

Tatuagens de flores, de um modo geral, eram muito comuns entre os marinheiros como um gesto de homenagem às esposas ou namoradas que os aguardavam em terra firme.

O significado atual para as tatuagens de rosa é beleza, interior e exterior. Já para tatuagens de rosa com espinhos, o significado remete à imperfeição.

Considerações Sobre o Plantio de Rosas

As rosas se propagam através de estacas, mudas ou sementes. Condições de luminosidade referem-se a sol pleno e pouca água para rega. A floração costuma ser durante o ano inteiro.

Mesmo com as características generalistas, é importante conhecer as características da rosa antes de proceder ao plantio. As características permitem que as rosas estejam agrupadas em 5 grandes grupamentos, são eles: as roseiras bravas, roseiras arbustivas, trepadeiras, de canteiro e as rosas-rugosas.

As rosas comercializadas atualmente não são produzidas para consumo humano e sim para decoração ou como item presenteável. No entanto, aqui vai uma super curiosidade: por mais incrível que pareça, as rosas são comestíveis sim. Para consumi-las, é necessário que todo o cultivo seja realizado de modo orgânico. Há receitas caseiras que substituem os famosos fungicidas, bactericidas e inseticidas.

As rosas cultivadas de modo orgânico rendem sucos, xaropes e águas aromatizadas. As pétalas costumam ser adocicadas, e, por essa razão, podem ser utilizadas na composição de cremes e geleias.

Pétalas de Rosas

As pétalas de rosa costumam exalar um doce aroma (conforme a variedade de rosa cultivada), além de possuírem um toque aveludado e um sabor adocicado. A coloração das pétalas é variável, existem rosas de pétalas vermelhas, rosadas, amarelas, azuis, brancas, pretas, lilases, verdes e corais.

Acredita-se que Cleópatra tinha como hábito de beleza banhar-se em leite com pétalas de rosas.

Depois de toda essa contextualização histórica e simbológica das rosas, segue abaixo algumas dicas criativas e românticas para uso das pétalas.

Como Fazer Surpresa para Namorada com Pétalas de Rosas? Faça um Caminho de Pétalas

Essa surpresa com certeza deixa o ambiente mais envolvente e romântico. A idéia é deixar algumas pétalas de rosas espelhadas pelo chão como uma trilha em direção ao quarto.

Atente para o horário que a sua namorada chega em casa. É importante que a luz da residência esteja baixa, para que velas aromáticas também sejam distribuídas ao longo do ‘trajeto’. Se preferir, também pode inserir um música romântica no ambiente, de preferência alguma que tenha marcado o início do relacionamento de vocês.

Como Fazer Surpresa para Namorada com Pétalas de Rosas? Decore a Cama com Frases

Caso esteja pensando em pedir a sua amada em casamento, a frase “quer casar comigo?” feita em pétalas de rosas vai surpreendê-la com certeza.

Essa sugestão pode ser utilizada juntamente com o caminho de pétalas.

Como Fazer Surpresa para Namorada com Pétalas de Rosas? Decore a Cama com Gravuras Românticas

Assim como frases é possível utilizar as pétalas para fazer desenhos de coração, ou simplesmente para espalhá-las ao longo da cama.

De qualquer forma, será uma surpresa belíssima e a pegará desprevenida.

Como Fazer Surpresa para Namorada com Pétalas de Rosas? Insira as Pétalas nas Embalagens para Presente

Embora essa sugestão não seja tão impactante e grandiosa como as demais, a idéia vai acrescentar um charminho a mais ao seu presente.

Essa sugestão pode ser aplicada em ocasiões especiais como o dia dos namorados.

Insira as pétalas de preferência no interior de embalagens em caixa. Além de perfumar a embalagem, este gesto demonstrará uma grande sensibilidade da sua parte, e aumentará a expectativa da amada.

*

Gostou das dicas?

Caso tenha alguma outra sugestão para compartilhar conosco, não hesite em deixar o seu comentário abaixo.

Toda forma de criatividade é bem-vinda.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

AUR, D. Green Me. O significado espiritual de rosa (todas as cores). Disponível em: < https://www.greenme.com.br/significados/6844-rosa-significado-espiritual>;

DIAS, N. P. Belle Diva. 8 Dicas Para Decorar A Cama Com Pétalas. Disponível em: < https://bellediva.com.br/2016/05/31/decorar-a-cama-com-petalas/>;

Plantei. Saiba tudo sobre Rosas, a rainha das flores. Disponível em: < https://blog.plantei.com.br/saiba-tudo-sobre-rosas-a-rainha-das-flores/>.

Veja também

Camélia Camellia Sasanqua: Características e Fotos

Existem numerosas espécies de camélias (cerca de 250), mas os tipos de camélia comumente cultivados …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *