Home / Plantas / Como Guardar Pétalas de Rosas

Como Guardar Pétalas de Rosas

Se a infinita graça das rosas é efêmera, a beleza de suas pétalas secas embeleza e perfuma a casa ao longo do ano. Com um pouco de paciência, um simples microondas ou um desidratador, secar as pétalas de rosa torna-se um trabalho suave.

Quando você receber um buquê de rosas frescas, mantenha sua beleza e aroma secando as pétalas. Pétalas de rosa secas são perfeitas para fazer pot-pourri, mas também podem ser usadas para fazer suas próprias velas e sabonetes ou em suas noites românticas.

Primeiro Passo: Colher as Pétalas

Rosas de jardim perfumadas são melhores para secar, qualquer que seja a estação. Basta pegá-las quando elas estão mais floridas, certificando-se de que elas não têm uma mancha marrom ainda. A fim de evitar a umidade do orvalho da manhã, os especialistas recomendam pegá-las no final da manhã ou no meio da tarde, quando elas perfumam o ar com seu aroma hipnotizante.

Uma vez cortadas as flores secas (cuidado com os espinhos!), gentilmente retire as pétalas, puxando suavemente sobre ela. Normalmente, elas devem sair sozinhas… Se você preferir secar as pétalas da rosa de uma florista, espere que ela esteja aberta e remova as pétalas uma a uma antes de começar a bicar. As pétalas devem ser coloridas e perfumadas, sem vestígios de umidade.

Preparação de Rosas Para Secagem

Antes de secar, deixe as rosas abrir completamente para que as pétalas estejam relativamente planas. Retire as sépalas da base das pétalas e será mais fácil separar as pétalas. Manuseie as pétalas suavemente para não esmagá-las.

As pétalas de rosa secam em três ou quatro semanas em um quarto escuro e ventilado. Para evitar qualquer risco de deterioração, as pétalas devem ser colocadas em uma superfície plana e seca. Uma bandeja ou uma placa de madeira pode fazer o truque, mas se você tiver uma grade ou uma rede de mosquito na mão, é ainda melhor.

Coloque as pétalas de tal forma que elas não se sobreponham, mantenha-as longe da luz e da umidade e devolva-as a cada três ou quatro dias. Depois de um mês, as pétalas devem ter uma textura nítida, prova de que estão perfeitamente secas. Só resta armazená-las em um frasco de vidro bem fechado. Achou fácil? Um mês depois, essas pétalas secas perfumam a casa em um prato simples!

Pétalas de Rosa Entre as Páginas de um Livro

Secar as pétalas de rosa, pressionando-as entre as páginas de um livro, resulta em pétalas delicadas e planas. Encontre um livro grande e grosso, como um dicionário, e organize pétalas de rosas sem sobrepô-las entre as páginas.

Coloque outros objetos pesados ??no livro para ajudar a achatar as pétalas. Após cerca de cinco dias, verifique as pétalas. Você verá que eles são finos e, se ainda não estiverem completamente secos, deixe-as no livro por mais dois ou três dias.

Utilizando o Microondas

Você sabia que pétalas de rosa também podem ser secadas no microondas? A única dificuldade é encontrar tempo e ótimo poder de secagem, dependendo do seu dispositivo. Comece colocando algumas pétalas entre duas folhas de papel toalha e faça um primeiro teste a 900 W por 30 segundos.

Rosa no Campo
Rosa no Campo

As pétalas devem estar perfeitamente secas, caso contrário, repita por 10 segundos até não sentir mais umidade, apertando-as entre os dedos. Em seguida, coloque-as em uma bandeja protegida da luz por 48 horas (como na técnica anterior) até que estejam perfeitamente secas! As pétalas de rosas secas são usadas tanto na cozinha quanto no banheiro.

Secar as Pétalas de Rosas em Forno Tradicional

Secar pétalas de rosa em um forno tradicional também é relativamente rápido, enquanto você pode checar regularmente as pétalas. Coloque o forno a cerca de 180° Celsius.

Coloque uma assadeira sobre outra assadeira e coloque suas pétalas na assadeira sem sobrepor. Coloque as pétalas de rosa no forno e aqueça por cerca de 30 minutos, virando as pétalas após 15 minutos. Procure deixar a porta do forno aberta para que a umidade possa escapar.

Secar Pétalas em Forno
Secar Pétalas em Forno

Secar os Botões Inteiros

Em vez de secar as pétalas individuais, tente secar os botões de rosa inteiros. Rosas inteiras são bonitas para arranjos secos e adicionar textura extra no pot-pourri.

Enquanto as rosas ainda estão fechadas, retire as folhas das hastes. Amarre cerca de seis rosas com uma corda ou elástico e pendure-as em um quarto escuro. Levará de duas a três semanas para as flores inteiras secarem.

A Técnica da Desidratação

Se você tem muitas rosas em seu jardim e quer usá-las durante todo o ano de forma seca, por que não investir em um desidratador? Este pequeno aparelho permite secar rapidamente pétalas de flores, fatias de frutas, frutas vermelhas, uvas e permite fazer batatas fritas de vegetais.

Colocamos as pétalas em uma gaveta, apertamos o botão, esperamos algumas horas e pulamos, esse é um maravilhoso pot-pourri! Você pode obter belas pétalas secas em 8 horas com um desidratador!

Então você só tem que usar essas lindas pétalas secas na cozinha, colocá-las em um coquetel ou algo assim. Você também pode fazer um pot-pourri com as pétalas ou simplesmente coloque-as em um belo jarro na banheira para perfumar seu banho!

Rosa e Mundo Ecologia

Nosso blog Mundo Ecologia tem muito mais a te oferecer se o assunto em questão for rosas. Veja alguns exemplos:

Esses são apenas alguns dos muitos outros assuntos que nosso blog tem preparada pra você que deseja conhecer ou apreciar ainda mais o mundo das rosas. Tem ainda assuntos ensinando a lidar com o enxerto adequado para a plantação de rosas, ou ainda apresentando fatos interessantes sobre a exótica rosa arco íris, já ouviu falar?

Sim, esse é o verdadeiro e mais abrangente blog sobre o Mundo Ecologia que você pode encontrar. Aprecie sem moderação!

Veja também

Qual o Significado da Flor de Lírio? o Que Elas Representam?

Flor de Lírio Olá, você já conhece o Lírio? Já conheceu seus grandes significados? E …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *