Home / Plantas / Ciclo de Vida do Cogumelo: Quantos Anos Eles Vivem?

Ciclo de Vida do Cogumelo: Quantos Anos Eles Vivem?

Os cogumelos são muito conhecidos ao redor de todo o mundo por conta de toda a utilidade que eles possuem para as mais diversas finalidades, sendo que eles são utilizados desde para o uso de chás medicinais ou alucinógenos até para a culinária principalmente vegana, já que eles são muito ricos em proteínas.

Apesar de serem muito famosos como já dissemos, a verdade é que a grande maioria das pessoas não sabe nada sobre eles e apenas conhece vagamente por conta do uso desse alimento no dia a dia. Isso ocorre principalmente por conta da variedade de espécies existente na nossa flora, que faz com que não consigamos conhecer todos os seres vivos.

Assim, é interessante que você saiba um pouco mais de informações sobre os cogumelos antes de consumir, já que dessa forma você saberá exatamente do que está se alimentando e como funciona o ciclo de vida desse ser vivo.

Portanto, neste artigo falaremos um pouco mais profundamente sobre o cogumelo. Continue lendo o texto para saber como funciona o ciclo de vida dele e também quantos anos ele vive.

Esporos

Essa pode ser conhecida como a primeira fase do ciclo de vida de qualquer cogumelo, já que tudo se inicia justamente por ela e é exatamente aí que o cogumelo começa a ser gerado de maneira propriamente dita.

Os esporos são como sementes de cogumelo que se espalham pela natureza tanto pelo ar e pelo água quanto pelo bico de pássaros que acabam pegando as sementes e levando para outros locais onde também existem esporos.

É nessa fase que todo o processo da fecundação do cogumelo começa, e por isso ela costuma acontecer embaixo da terra e muitas vezes não é visível para quem está vendo o lado de fora da plantação.

Esporos
Esporos

Portanto, agora você já sabe exatamente onde tudo se inicia quando o assunto é o ciclo de vida do cogumelo.

Germinação e Micélio

Após essa primeira fase, existem outras 2 fases que praticamente se completam e são extremamente necessárias umas para as outras: o processo de germinação da planta e o consequente aparecimento do micélio.

Isso porque o esporo irá germinar na terra, ainda em um processo invisível fora dela, e assim começará a gerar o micélio, que já é mais visível e mostra que  o processo está dando certo, já que esse micélio começará a sair da terra quando passar para a próxima fase: a da primórdia.

Essa fase, caso você esteja plantando cogumelos, é essencial para a sua planta, pois é nela que a planta irá se fortalecer e se estabelecer como uma verdadeira planta, e não apenas como alguns esporos jogados pela terra.

Dessa forma, é importante que você cuide bem do cogumelo nessa fase para que ele cresça saudável e até mesmo se desenvolva de maneira mais rápida, o que pode acontecer com o uso de bons adubos e também fertilizantes próprios para o tipo de cogumelo que você está plantando.

Portanto, essas são outras duas fases muito importantes que podemos citar quando o assunto é o ciclo de vida dos cogumelos.

Cogumelo Maduro

Cogumelo Maduro
Cogumelo Maduro

Como já dissemos anteriormente, após as duas etapas anteriores o micélio irá se transformar em primórdia, e assim a planta vai ganhando cada vez mais aparência de cogumelo e, consequentemente, demonstra que a plantação está sendo feita de forma correta.

Após a etapa da primórdia o cogumelo continua se desenvolvendo e, consequentemente, se transforma em um cogumelo maduro pronto para consumo, independente da maneira em que você irá usar o cogumelo.

Nessa etapa, ele já é constituído de todas as suas partes essenciais:  volva, estipe (também chamada popularmente de haste), anel, guelras, scales e píleo (também conhecido popularmente como chapéu), nomeando todos de baixo para cima.

Dessa forma, essa é a etapa em que o cogumelo terá cara de cogumelo e poderá ser reconhecido facilmente independente da pessoa que esteja olhando, já que ele estará fora da terra e o chapéu, assim como outras características mais, demonstra exatamente qual planta está naquele local.

Assim, essa é a fase em que você deve manter a sobrevivência e também promover o resto de sobrevivência possível para o cogumelo, já que ele já se constituiu como planta e agora os cuidados não são mais para cultivar, mas sim para manter a planta viva da maneira mais correta.

Portanto, agora você já sabe exatamente como funciona o ciclo de vida do cogumelo até ele chegar em sua fase adulta. Você já sabia dessas informações ou aprendeu tudo agora? Conta para nós!

Quantos Anos O Cogumelo Vive?

Após ler tudo sobre o ciclo de vida do cogumelo e entender um pouco mais sobre as fases que compõem esse ciclo de vida, é interessante que você entenda exatamente quanto tempo esse ciclo tende a durar sob as condições normais da natureza.

Isso porque a expectativa de vida nada mais é do que uma informação que visa dizer quanto tempo um ser vivo tem de vida desde o momento do seu nascimento até a hora de sua morte, e é exatamente disso que estamos falando.

Assim, podemos dizer que o cogumelo tem um ciclo de vida que dura cerca de 1 mês, isso porque tudo irá depender da espécie de cogumelo que você está cultivando ou levando em consideração, já que esses valores podem variar para muito mais e também para muito menos.

Além disso, tudo irá depender também da forma com que você está cuidando do seu cogumelo, e é por isso que é essencial analisar como está o desenvolvimento do cogumelo desde o dia do plantio.

Portanto, agora você já sabe tudo sobre o ciclo de vida do cogumelo e também entende quanto tempo ele tende a durar na natureza, agora basta escolher qual variedade você quer plantar e por as mãos na massa!

Quer saber mais informações interessantes, confiáveis e de qualidade sobre outras espécies de plantas existentes, mas não sabe exatamente onde encontrar os melhores artigos? Sem problemas! Leia também em nosso site: Tudo Sobre a Flor Coreópsis: Características e Nome Científico

Veja também

Qual o Significado da Flor de Lírio? o Que Elas Representam?

Flor de Lírio Olá, você já conhece o Lírio? Já conheceu seus grandes significados? E …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *