Home / Plantas / Flor de Framboesa: Características, Nome Cientifico e Fotos

Flor de Framboesa: Características, Nome Cientifico e Fotos

Apesar da fruta não ser tão vista e tão comum no dia a dia, o sabor da framboesa e muito comum e conhecido. O motivo desse sabor ser tão popular e também por sua peculiaridade. Uma mistura de sensações. Entre adocicado e azedo. Faz com que essa fruta seja muito atrativa e nada enjoativa.

Ainda por causa desse incrível sabor, a fruta também é utilizada para diversas finalidades diferentes. Facilmente pode-se encontrar geleias, sucos, diversas receitas elaboradas a partir da framboesa, até alguns produtos de beleza contém as propriedades da fruta ou planta.

Flor de Framboesa: Características

Além de ser uma árvore frutífera, a framboeseira também tem seu período de floração. As flores são o dobro do tamanho dos frutos. Seus botões se abrem e formam uma base para algumas pétalas e um miolo de cor purpura, muito forte.

A floração da framboesa deve acontecer em meados da primavera. Ela precede um mês da frutificação. Depois desse período, há framboesas maduras e prontas para a colheita.

Flor de Framboesa Características

Há uma incrível semelhança entre uma framboeseira e uma amoreira. As frutas também são extremamente parecidas e podem ser facilmente confundidas. A framboeseira é um arbusto que pode viver, frutificar e florescer por muitos anos, isso a caracteriza como uma planta perene.

Os frutos da framboeseira são encontrados nas pontas de seus ramos, portanto não é recomendado que sejam posicionadas em grupos, mas sim em fileiras para que a colheita seja mais fácil.

Framboesa: A planta

A framboeseira é uma planta muito resistente, de crescimento muito rápido. Por conta de seus espinhos e sua propagação muito rápida, é preciso colocar em lugares de difícil acesso para crianças ou animais.

Uma das características mais exóticas da framboesa é seu sabor. É diferente, característico e ideal para diferentes finalidades. A framboesa se enquadra num grupo de frutas chamado de frutas vermelhas. Você já pode ter encontrado diversos produtos com esse mix de frutas, entre elas estão morango, amora, uva e, é claro, a framboesa.

Ela é considerada um arbusto, pois apesar de seu crescimento ser muito rápido, seu tamanho total não chega ao tamanho de uma grande arvore. Depois de atingir seu maior tamanho, seu crescimento tende a ser para os lados e não para cima.

Os ramos da framboeseira são lemi lenhosos, ou seja, seu caule não é maleável. Suas folhas são verdes e desenhadas, com uma certa ‘pelugem’. Todas essas características tornam a framboeseira muito resistente a diferentes condições de solo, condições climáticas e de umidade.

Benefícios Medicinais da Framboesa

A framboesa realmente é uma fruta fora do comum. Diferente das frutas que conhecemos em seu sabor, textura e planta de origem. O que muitos não sabem é que as propriedades da framboesa são inúmeras e podem ser um diferencial para a saúde humana. Diversas complicações podem ser combatidas com elementos contidos nessa fruta.

A framboesa pode combater cólicas e prisão de ventre. Trás muitos benefícios para a fertilidade feminina, controla o sangramento e regula o ciclo menstrual. Ela tem propriedades adstringentes que agem diretamente no sistema reprodutor feminino, prevenindo abortos, promovendo o parto e curando doenças como endometriose, miomas, entre outros.

Essa fruta também pode melhorar a pele. Ela contém antocianinas. Nutrientes ótimos para manter o brilho e bom aspecto da pele. São os mesmos nutrientes responsáveis pela forte coloração da fruta.

O chá de framboesa tem fortes ações antioxidantes. São ótimos para diversas utilidades diferentes no organismo humano.

Como Fazer Chá de Framboesa

Você vai precisar de:

250ml de água;
5 folhas de framboesa;
Infusor de chá.

Modo de Preparo

Esquente a água;
Adicione as folhas de framboeseira;
Deixe na fervura de 3 a 5 minutos;
Coe a água em outro recipiente;
Adoce a gosto e está pronto!

Simples e fácil, não é? Além de delicioso, é cheio de nutrientes, vitaminas e ativos que podem fazer toda a diferença no dia a dia com uma consumação moderada.
Lembre-se sempre que a automedicação é muito perigosa, qualquer complicação deve ser primeiramente atendida por um profissional da saúde.

A framboesa é uma fruta sensível, pode estragar em alguns dias fora de refrigeração e dura somente mais que uma semana quando armazenada na temperatura correta.
Os produtos e receitas derivados da framboesa, tendem a ser iguais. O tempo de validade é pouco, então consuma o chá em, no máximo, dois dias.

Cultivando Framboesa em Vaso

A framboesa é uma planta que se adapta muito bem a diversas condições e ambientes. Ela pode sim ser plantada e cultivada em vaso, porém certifique-se de que o vaso é grande e tem espaço o suficiente para suas raízes.
Primeiramente você precisa saber que a framboesa gosta de frio. Portanto, ao escolher um lugar para ela, opte por um local que receba luz, mas que seja arejado e de baixa temperatura. De qualquer forma, se não achar, ela se desenvolverá sob climas quentes, porém não tão bem quanto sob o frio.

Prepare um solo bem drenado, com matéria orgânica, insira sua muda ou semente de framboesa e cubra com o substrato preparado. A rega deve ser moderada, essa planta não precisa de muita água, mas o solo precisa estar úmido e nutrido.

O crescimento e desenvolvimento da planta é muito rápido. Dependendo de quando for plantada, em menos de um ano será possível realizar a primeira colheita. Para isso, semanalmente, observe as condições da planta, caso ela precise de agua ou luz, suas folhas sinalizarão.

Framboesa em Vaso

Quando a planta estiver carregada de frutos, realize a colheita com cautela. Seus espinhos podem ferir. Evite manusear muito a fruta ou amassá-la, ela pode estragar com simples amassos por ser muito sensível.
A poda da framboeseira é um pouco diferente. Após a colheita, realize uma poda de limpeza. Retire folhas e ramos secos. Além dessa poda, precisará retirar também os ramos que frutificaram, pois eles não irão mais frutificar.

Lembre-se que essa planta tem espinhos perigosos. Caso você tenha animais de estimação ou crianças em casa, mantenha a planta fora do alcance ou em áreas de difícil acesso como em cantos do seu jardim ou quintal.

Veja também

História da Flor Pentstemon, Significado, Origem da Planta e Fotos

As flores são muito usadas pelas pessoas, seja para o paisagismo, para o uso medicinal, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *