Home / Plantas / Curiosidades Sobre O Trigo E Fatos Interessantes

Curiosidades Sobre O Trigo E Fatos Interessantes

Todos conhecemos bem o trigo e sabemos sobre algumas de suas propriedades e benefícios. Ele é um dos alimentos mais importantes para o mundo, e que merece sua atenção. E é sobre ele que iremos falar no post de hoje. Mostraremos algumas de suas características gerais, além de trazer curiosidades e fatos interessantes sobre o trigo. Continue lendo para aprender mais!

Características Gerais Do Trigo

O trigo é um tipo de planta chamada gramínea que é cultivada por todo o mundo, sendo a segunda maior cultura de cereais existente. Perdendo apenas para o arroz em primeiro lugar. Há muito tempo que o trigo se tornou um alimento básico na vida das pessoas de todos os países. Ele é usado para fazer a farinha, que a partir dela vem o pão, um dos alimentos que mais conseguem alimentar. Os animais domésticos também se beneficiam tanto em questão de alimentação, quanto para a forragem através da palha. Um valor médio, é que o trigo contribui para 20% do total de calorias e proteínas que são consumidas pelas pessoas. Maior do que qualquer outro alimento.

O trigo tem diversas divisões, como o trigo de inverno, trigo de primavera ou o trigo duro e o trigo macio. Cada um deles vai se diferenciar pela época do ano em que são plantados, ou pela quantidade de glúten, no caso quanto mais alto, mais duro o trigo é. Essa planta pode ser vista assim na classificação científica:

  • Reino: Plantae (plantas);
  • Divisão: Magnoliophyta;
  • Classe: Liliopsida;
  • Ordem: Poales;
  • Família: Poaceae;
  • Gênero: Triticum.

Curiosidades Sobre O Trigo E Fatos Interessantes

Agora que temos uma base melhor sobre o que é o trigo e suas características gerais, podemos nos aprofundar um pouco mais. Veja agora algumas curiosidades sobre o trigo e fatos interessantes:

  • Ainda não se sabe exatamente há quanto tempo nós cultivamos o trigo. A data mais próxima que temos, é que ele está sendo cultivado há mais ou menos 6 mil anos, quando foi encontrado em jazigos de múmias e em pirâmides do Egito.
  • No Brasil, esse alimento só chegou no século 16, mais conhecido como o período colonial. O cultivo começou no centro e depois foi indo para o Sul.

  • No meio do século 18, o trigo praticamente sumiu do país. Isso por causa das pragas que vieram em epidemias nas lavouras, assim como a chegada de outras nações europeias. Somente em 1824, os alemães trouxeram os trigos para o sul do Brasil, e depois os italianos em 1875 espalharam para o restante do país.
  • O trigo vem do latim “triticum”, que deu o nome de seu gênero.
  • Como falamos anteriormente, a origem do trigo é incerta. Mas os historiadores acreditam que ele surgiu na Ásia Central, entre os agora chamados Israel e Afeganistão.
  • A aveia, cevada, arroz e centeio são todos parentes do trigo, fazendo parte da mesma família. E todos são parentes da grama.
  • Existem pelo menos 30 mil variedades de trigo no mundo todo.
  • O cereal trigo é ótimo para fornecer energia para o corpo. Ele também tem fibras, sais minerais como o magnésio e zinco, além de vitaminas E e do complexo B. Tudo isso além de manter nossa quantidade de nutrientes ideais, também ajudam a proporcionar uma sensação de bom-humor. Quando ficamos sem consumir carboidratos como a farinha, podemos ter vários problemas começando com mau hálito, dores de cabeça e tremores.
  • Entretanto, mesmo com seus benefícios, o consumo de trigo em grande quantidade tem malefícios. Pode acarretar em acúmulo de gordura, fazendo aumentar o peso, diminuindo o metabolismo. Ele também pode gerar problemas como a diabetes, hipertensão e outros.
  • No trigo, assim como em outros cereais, existe o glúten. Apesar de muitas coisas falsas na internet, ele não é algo ruim para a maioria das pessoas. Porém, para quem tem intolerância ao glúten, o ideal é ficar longe e evitar alimentos desse tipo.

  • Atualmente, os maiores produtores de trigo do mundo são China, Índia, Rússia e Estados Unidos. No Brasil, do trigo consumido, 40% dele é importado de outros países. O país com maior índice de consumo per capita de trigo no mundo todo é a Bulgária.
  • Mais de 50% do trigo que utilizamos no nosso país é usado para fazer pão. Esse processo já é feito pela humanidade desde pelo menos 2 mil anos antes de Cristo.
  • Outros alimentos bastante conhecidos feitos através do trigo são as pizzas, criadas pelos italianos; e o macarrão. Existem no total mais de mil tipos de macarrão existentes. A origem do espaguete é extremamente antiga, lá da China.
  • Através do malte do trigo também é possível fazer cerveja! O nome dela é Weissbier, e chegou a vir para o Brasil. A história é que a cerveja a partir do trigo foi uma das primeiras a serem criadas, e de forma completamente acidental. Sem querer, um grupo de agricultores acabou esquecendo um de seus vasos ao ar livre, permitindo que a chuva germinasse os grãos de trigo.

    Quando foram secos e molhados novamente, iniciaram o processo de fermentação. E o resto é história.

  • Algumas pessoas acham que o quibe é feito com um tipo de trigo diferente. Na realidade, é somente o trigo comum, porém triturado e deixado de forma grossa e depois torrado.
  • A diferença entre a farinha de trigo normal, e a farinha de trigo integral é que a segunda não passa por nenhum outro processo de beneficiamento. Ou seja, mantém-se com as características originais.
  • Existe uma planta chamada joio, ou popularmente por trigo falso. É comum ocorrer de ela ser colhida e processada junto com o trigo, alterando a qualidade do produto.

Esperamos que o post tenha te ajudado a entender e aprender um pouco mais sobre o trigo, suas características gerais e algumas curiosidades e fatos interessantes sobre ele. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou e também deixar suas dúvidas. Ficaremos felizes em ajuda-los. Você pode ler mais sobre trigo e outros assuntos de biologia aqui no site!

Veja também

Buganvílias Rosa

Cuidados com Buganvílias em Vasos

Se você deseja adicionar um toque exuberante e colorido ao seu jardim, a buganvília é …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *