Home / Plantas / Tudo Sobre a Flor Coreópsis: Características e Nome Científico

Tudo Sobre a Flor Coreópsis: Características e Nome Científico

A flor Coreópsis é um ótimo complemento para qualquer jardim de flores silvestres, micro pradarias ou prados. Também conhecida como Sand Coreopsis ou Lanceleaf Tickseed, é uma planta perene nativa que pode crescer em solo pobre, composto apenas de barro e areia pura.

Características

É um aglomerado (moita) sempre-verde que será um pouco invasivo, pois as sementes caem perto das plantas-mãe e germinam na primavera seguinte. No entanto, as flores são muito vistosas e formam uma ótima flor de corte. Essas plantas parecem melhor plantadas muito perto de outras plantas de tamanho mais alto, como se isoladas, as hastes tendem a cair devido ao peso das cabeças das sementes.

Cultivo

Facilmente cultivada em umidade seca a média, solo bem drenado em pleno sol. Prospera em solos pobres, arenosos ou rochosos, com boa drenagem. Tolerante ao calor, umidade e seca. O corte dos galhos de flores gastas incentiva a floração adicional e evita a auto-semeadura indesejada.

O Cultivo de Flor Coreópsis
O Cultivo de Flor Coreópsis

Livremente auto-sementes e em ótimas condições de crescimento naturalizarão para formar grandes colônias. As plantas podem ser cortadas com força no verão se a folhagem se espalhar ou ficar despenteada. Se cultivada como cerca viva, a divisão pode ser necessária a cada 2-3 anos para manter a robustez.

Variedade Lanceolata

Coreopsis lanceolata,  é uma flor silvestre nativa do Missouri, que cresce até meio metro de altura e ocorre em pradarias, clareiras, campos e estradas.  Apresenta flores solitárias, amarelas e em forma de margarida com oito raios amarelos (dentados nas pontas) e discos centrais amarelos e planos.  Florescem no topo de hastes finas e eretas da primavera ao início do verão.

Estreita e peluda, lança folhas em forma de 2 a 6 cm. que aparecem principalmente perto da base da planta em tufos basais. As folhas basais inferiores são na sua maioria inteiras, enquanto as folhas menores do caule podem ser lobuladas. Plantas do gênero Coreópsis às vezes são comumente chamados de lanceleaf tickseed em referência à semelhança das sementes com os carrapatos. Muitos excelentes cultivares desta espécie estão disponíveis no comércio.

Um membro da família Asteraceae, Coreópsis lanceolata é nativo da maioria dos Estados Unidos, partes do Canadá e México. Ela cresce a partir de várias hastes eretas e possui folhas oblongas opostas, sésseis e lineares, encontradas principalmente na metade inferior da planta. As flores de raio e disco estão presentes, com as flores de raio tendo quatro lóbulos nas pontas. As flores grandes e as folhas totalmente cortadas e divididas com um arranjo oposto tornam esta flor silvestre fácil de identificar no campo.

Para que Serve

A variedade Lanceleaf coreópsis tem sido um favorito de longa data de jardineiros iniciantes e avançados. É facilmente propagada a partir de sementes e, como é típico de muitas flores silvestres nativas, geralmente não é até o segundo ano em que se formam numerosas flores. Esta flor silvestre prefere sol pleno e se sai melhor em solos bem drenados.

Sua natureza auto-semeadora o torna um candidato perfeito para plantações de pradarias, prados e flores silvestres nativas. Quando as condições forem adequadas, ele crescerá em grandes colônias e produzirá tapetes vistosos de flores amarelas. Enquanto as cabeças das sementes forem removidas, elas também crescerão bem em uma fronteira. Lanceleaf coreópsis é uma planta perene nativa de floração muito confiável e prolífica. Tem poucos problemas com insetos ou doenças e prosperará em condições de alto calor, seca e umidade.

Canteiros de Flores Silvestres
Canteiros de Flores Silvestres

Esta planta funciona muito bem em canteiros de flores silvestres, micro-pradarias ou estandes isolados que podem ser roçados. Estes são usos praticamente isentos de manutenção para esta planta. Se usado em uma borda da paisagem, canteiro de flores ou qualquer coisa que seja ‘bem cuidada’, você deve estar preparado para remover mudas indesejadas.

Além disso, a planta ficará melhor se você cortar as hastes imediatamente antes da floração. Ou seja, cortar as hastes com 1 m. de altura ou menos antes de florescer, pois isso fará a planta reproduzir botões, mas em um nível mais baixo, faço isso para ajudar a impedir que as hastes caiam.

Propagação

As sementes germinam melhor após aproximadamente 30 dias de estratificação fria / úmida. Portanto, estratifique as sementes, ao final do inverno ou as plantas no início da primavera, logo após o degelo do solo. Plante as sementes e junte-as com cuidado, certificando-se de que não vão mais fundo do que 3 mm. As sementes também podem ser pressionadas no solo. A germinação pode ser melhorada se o canteiro de sementes estiver firme.

Lanceleaf Coreópsis
Lanceleaf Coreópsis

Se você tiver uma única amostra em seu jardim, é muito provável que você receba muitas mudas voluntárias na primavera seguinte. A propagação voluntária fornece cerca de 20 mudas no ano seguinte depois de plantar inicialmente esta flor. As mudas jovens transplantam-se facilmente.

O Lanceleaf Coreópsis pode ser dividido por divisão bem no início da primavera ou no outono, bem após o florescimento. Cavar ao redor da planta e puxe a bola de raiz. Em seguida, use uma pá, faca de jardim ou serra para dividir a raiz. Replantar imediatamente.

Variedades de Coreópsis

As espécies anuais mais comuns   que você encontrará, juntamente com algumas seleções, são as  sementes de ouro ou planícies coreópsis  (tinctoria), nativas como o nome indica nas planícies do centro dos EUA.  Ele se espalhou por muitos estados do oeste e do sul, onde pode ser encontrado em áreas perturbadas, como valas ao longo das estradas.

Folhas de Coreópsis
Folhas de Coreópsis

A  coreópsis da orelha de rato (auriculata) recebe seu grande nome das duas seções das folhas que se destacam como orelhas de rato. As flores amarelas da primavera aparecem acima da folhagem escura e perene. Tal como acontece com a coreópsis anual, esta e a maioria das plantas perenes atingem 1 a 2 pés de altura.

Ainda mais baixa é uma  coreópsis anã-orelha de rato  (Nana)  que, como a espécie, se espalha, mas não de forma agressiva. Atinge apenas 6 a 8 polegadas de altura. Plante várias delas com mais ou menos 30 cm de largura para preencher e formar uma bela massa colorida de flores na primavera.

Veja também

Chá de Hibisco

O Que é Hibisco e Para que Serve?

Você sabe o que é o hibisco? Para que serve? A planta é muito cultivada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *