Home / Plantas / Significado das Rosas: Vermelha, Azul, Negra e Amarela

Significado das Rosas: Vermelha, Azul, Negra e Amarela

As rosas, com os seus inúmeros significados muito bem representados em suas variedades vermelhas, negras, azuis, amarelas, entre outras, são consideradas as “Rainhas das Flores.”

Elas também estão entre os principais símbolos místicos em quase todas as culturas, além de serem praticamente sinônimos de flores ornamentais.

Acredita-se que elas já eram apreciadas como excelentes elementos decorativos há pelo menos 5.000 anos, quando os egípcios, persas, babilônios, mesopotâmios, gregos, entre outras civilizações antigas, descobriram que podiam cultivar uma verdadeira preciosidade selvagem, que distribuía-se, abundantemente, por imensos trechos dessa região.

Atualmente as rosas também são utilizadas para a fabricação de cosméticos, para banhos de imersão, infusões medicinais, produção de buquês de noivas, arranjos florais, medicamentos, extração de óleos essenciais, além de várias outras utilidades geralmente relacionadas com a singularidade da fragrância que elas exalam.

As rosas invadiram os salões da nobreza europeia nos sécs. XVIII e XIX. Durante o governo de Napoleão, ficou famoso o apreço da rainha Josefina por essa espécie, que ajudava a compor, magnificamente, os espaços onde eram servidos jantares para convidados de todas as partes do mundo.

Mas, se não bastasse tanto prestígio, elas ainda passaram a ser uma das espécies mais utilizadas pelas modernas técnicas de engenharia genética, que foram capazes de produzir diversos tipos de rosas vermelhas, negras, azuis, amarelas, entre outras, com os seus diversos significados e com qualidades insuperáveis.

Qualidades como resistência a pragas, longos períodos de floração, crescimento vigoroso, resistência a diversos tipos de condições climáticas, além de muitas outras características, que acabaram por torná-las as mais populares entre as espécies florais conhecidas.

De não mais do que 120 espécies, surgiram dezenas de milhares de híbridas, cada uma com as suas singularidades e admiradas nos quatro cantos do planeta como o principal elemento decorativo para os mais diversos tipos de eventos.

1.Rosas Vermelhas

As rosas vermelhas, diferentemente das negras, azuis, amarelas, entre outras, possuem um significado que está diretamente ligado ao “fogo da paixão”, ao amor romântico, ao desejo carnal; assim como também é a cor representativa das principais correntes místicas existentes no planeta.

Quando se pensa no culto aos deuses, por exemplo, logo de imediato associa-se essa prática ao culto das rosas vermelhas, que na Grécia Antiga era utilizada, juntamente com as demais oferendas, como um presente à deusa Afrodite.

Já para os cristãos, elas representam o sangue do Cristo; o que foi derramado na cruz para a salvação de todos; e que teria como destino ser eternizado de diversas formas, inclusive pelo simbolismo das rosas vermelhas.

Estimular o organismo físico e o Ser espiritual!, esse parece ser também o destino das rosas vermelhas, já que, em banhos de imersão, supostamente teriam o poder de estimular determinados chakras e criar uma espécie de bloqueio às influências dos espíritos inferiores.

Corretamente posicionadas no quarto de um casal, elas incumbiriam-se de manter o desejo sexual em ambos – além de estimular organicamente aquele que estivesse se sentindo, digamos, um tanto quando desanimado!

Isso sem sem contar a sua relação com divindades africanas, capazes de “quebrar feitiços”, afastar o azar, espantar as vibrações negativas, etc.

Sua capacidade de combater a ansiedade, depressão, síndrome do pânico, afastar os “encostos”, os espíritos do atraso, entre outras manifestações negativas (que supostamente não resistiriam à força esmagadora da sua singular cor vermelha), é reconhecida em todo o mundo, até mesmo pela ciência, que há muito reconhece o poder terapêutico das cores.

2.Rosa Azul

As rosas azuis são exemplares clássicos que, juntamente com as variedades vermelhas, amarelas e negras, possuem um significado bastante exótico.

Elas costumam ser utilizadas por quem deseja compor paisagens de forma bastante original e com uma certa invocação ao místico, misterioso, insondável, entre outras características de diversas correntes esotéricas.

Cercadas por tais significados, elas costumam figurar entre as que são consideradas as mais populares entre as diversas espécies de roseiras, além de serem o resultado de um curioso processo de hibridização, no qual o DNA de algumas espécies selvagens foram utilizadas para produzir essa que é hoje uma das preferidas para a ornamentação de eventos e cerimônias.

A respeito desse processo de hibridização, o que se sabe é que uma companhia japonesa ligada à engenharia genética teria se associado a uma companhia australiana, para que, juntas, utilizassem de todos os recursos da biotecnologia para manipular os genes de outras espécies, e, com isso, desenvolver uma rosa com a coloração totalmente azul.

O resultado foi a criação de uma variedade que hoje simboliza a prosperidade, o amor impossível e idealizado, vida longa, consideração, respeito, amizade eterna; além de significar, para algumas correntes místicas, os mistérios insondáveis da natureza, a forças secretas que movem o mundo, o fantástico, o miraculoso, entre outras manifestações de caráter místico.

3.Rosa Negra

Mas além das variedades de rosas vermelhas, amarelas, azuis, entre outras – com os seus respectivos significados -, também existem as extravagantes e misteriosas rosas negras.

Essa é uma espécie típica dos solos da Turquia (ao que se diz, apenas da comunidade de Halfeti), que talvez tenha sido produzida justamente para confundir os que acreditavam conhecer tudo sobre essa espécie.

É uma variedade única, com uma exuberância sem par, e que possui esse aspecto, segundo os especialistas, devido a um excesso de pigmento vermelho que, de tão intenso, acabou por escurecer as suas belíssimas pétalas, e dar-lhes a impressão de um tom negro, de forma que a tornasse ainda mais original.

Acredita-se que os aspectos hídricos da região também contribuem para a ocorrência desse fenômeno, já que o pH da água da região possui a curiosa capacidade de reagir à antocianina – o pigmento que produz a coloração vermelha das rosas – , conferindo a essa espécie uma tonalidade considerada quase surreal.

Como não poderia ser diferente, elas simbolizam a morte (ou uma transformação), separação, abandono, a noite e os aspectos sombrios da vida.

Mas também podem significar, para algumas correntes místicas, firmeza de caráter, postura rígida, nobreza, seriedade, ligação para toda a vida, entre outras características semelhantes, que devem ser observadas por quem quer que pretenda oferecê-las como presente.

4.Rosa Amarela

Por fim, essa variedade da mesma forma exótica, singular, extravagante, e que junta-se às que tratamos até aqui, para compor uma comunidade das mais exuberantes da natureza.

Graças aos novos avanços da tecnologia, algumas poucas dezenas de variedades conseguiram desdobrar-se em algumas dezenas de milhares de espécies espalhadas por quase todo o mundo.

E entre elas, as rosas amarelas, que costumam simbolizar prosperidade financeira, alegria, vivacidade, festa, alto astral, realização pessoal, prazer, amizade, entre outros significados geralmente ligados ao equilíbrio financeiro, que, por tabela, contribuiria para o equilíbrio emocional, sentimental, conjugal e interior dos indivíduos.

Porém, sem dúvida, o sentido de amizade eterna e de cumplicidade são os símbolos mais significativos dessa variedade, que costuma ser presenteada a amigos íntimos e considerados sinceros, com os quais se pretende ter uma união por toda a vida.

Finalmente, para os gregos da Antiguidade, elas eram os símbolos das suas irmandades secretas, das suas reuniões místicas. E era bastante comum que fossem desenhadas nas fachadas ou nas portas, a fim de indicar que ali realizavam-se tais eventos.

Agora deixe-nos saber a sua opinião sobre esse artigo por meio de um comentário, logo abaixo. E continue acompanhando, recomendando, compartilhando, questionando, refletindo, aprendendo e divertindo-se com as nossas publicações.

Veja também

Quais São Os Benefícios e Malefícios do Amendoim?

O amendoim tem um forte perfil nutricional. Eles são uma excelente fonte de proteínas, fibras …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *