Home / Plantas / Tudo Sobre a Flor Hemerocallis: Características e Nome Científico

Tudo Sobre a Flor Hemerocallis: Características e Nome Científico

As flores Hemerocallis estão agrupadas dentro de um gênero botânico de mesmo nome, e pertencem à família botânica Hemerocallidade, a qual, na classificação clássica, já esteve contida dentro da família Liliaceae (a qual contém as tulipas e lírios).

São bastante semelhantes aos lírios asiáticos, porém mais resistentes do que estes. Em grandes metrópoles como o Rio de Janeiro e São Paulo, estas flores são utilizadas no paisagismo de espaços públicos.

De acordo com a literatura pesquisada, é possível encontrar uma grande variedade de locais de origem para as hemerocallis, sendo as origens asiática e europeia as mais famosas. Em outras literaturas, é possível encontrar alusão à origem pela Eurásia.

A palavra Hemerocallis tem origem grega e significa dia e beleza, ou ainda, beleza de um dia, fazendo alusão ao fato das flores durarem apenas 1 dia.

Neste artigo, você conhecerá importantes características e curiosidades referentes às flores hemerocallis.

Então venha conosco e boa leitura.

Família Botânica Hemerocallidae

Esta família pertence à ordem Asparagales e contém cerca de 85 espécies, distribuídas em 8 gêneros, sendo eles: o gênero Agrostocrinus, o gênero Hemerocallis, o gênero Dianella, o gênero Eccremis, o gênero Phormium, o gênero Stypandra, o gênero Thelionema e o gênero Xeronema.

O gênero Phormium abriga a espécie Phormium tenax conhecida pelos nomes de linho-da-Nova-Zelândia e espadana. Seu cultivo é motivado principalmente pela necessidade de produzir fibras a serem utilizadas em cordoaria ou para confecção de tecidos mais grosseiros.

Gênero Botânico Hemerocallis

Neste gênero, estão inclusas cerca de 37 espécies e 6.000 cultivares.

Na maioria das espécies é observado um padrão em comum: as flores desabrocham pela manhã e murcham pela noite.

Algumas espécies do gênero são consideradas comestíveis e são vendidas nos mercados da Ásia em forma seca ou fresca. Recebem o nome popular de agulhas douradas, e possuem um grande emprego em sopas. Assim como as flores, os tubérculos e as folhas jovens e frescas também são comestíveis.

Tudo Sobre a Flor Hemerocallis: Características e Nome Científico

As plantas do gênero Hemerocallis possuem características em comum que incluem a presença de rizoma, o caráter herbáceo e perene. As inflorescências são formadas por flores hermafroditas, grandes e vistosas, na média de 2 a 5 flores. Em relação às folhas, estas são estreitas, lisas e longas.

O tamanho da haste floral pode variar entre 20 a 130 centímetros, sendo a faixa entre 60 e 90 centímetros considerada a mais comum.

Dependendo da espécie, as flores podem apresentar muitos tamanhos e cores, as quais podem variar desde o branco até tons quase negros. Dentro deste espectro, também estão inclusos todos os tons de amarelo (desde o pálido até o dourado mais intenso) e a variação entre rosa e vermelho intenso.

Flor Hemerocallis na Decoração
Flor Hemerocallis na Decoração

Ainda em relação à coloração, algumas espécies ou variedades podem apresentar mistura de cores em uma mesma flor, a exemplo das bordas multicoloridas. O formato também varia em alguns casos, uma vez que é possível encontrar hemerocallis em formato de aranha ou completamente redondas.

Pode-se citar como o nome científico de algumas espécies famosas: Hemerocallis flava, Hemerocallis fulva e Hemerocallis lilioasphodelus.

Tudo Sobre a Flor Hemerocallis: Cultivo e Plantio

Plantas deste gênero devem ser cultivadas a sol pleno. Podem até tolerar meia-sombra, desde que haja luminosidade suficiente. O ideal é que recebam pelos menos 6 horas diárias de sol contínuo.

Qualquer tipo de solo é propício para o cultivo, contudo a preferência deve ser dada a solos argilosos-arenosos com considerável teor de matéria orgânica e pH compreendido entre 5,5 a 6. Caso o solo escolhido não cumpra com estas recomendações, a sugestão é adicionar calcário dolomítico (na medida de 100 a 300 gramas por metro quadrado). No caso do solo escolhido ser um pouco argiloso, a recomendação é adicionar areia ou matéria orgânica, de modo a melhorar a drenagem e até mesmo a fertilidade.

Plantio de Hemerocallis
Plantio de Hemerocallis

O espaçamento indicado é de 30 a 40 centímetros, contudo, esta medida depende do porte da variedade. No caso de variedades descritas como porte ‘mini’, o espaçamento de 15 a 20 centímetros é o ideal.

Na hora do plantio, o buraco cavado deve ser maior do que a massa contida na raiz. É preciso plantar de modo que a coroa (isto é, o local no qual as raízes encontram as folhas) fique abaixo da superfície do solo. É importante que a coloração mais clara na base da folhagem fique abaixo do solo, pois ele funcionará como indicativo do nível do solo.

Tudo Sobre a Flor Hemerocallis: Cuidado e Manutenção

As regas devem ser regulares, principalmente em estações como a primavera (com a formação dos botões) e no verão.

Em relação à adubação, a recomendação é recorrer a uma adubação orgânica, com adição de 30 gramas de adubo químico por metro quadrado. Este adubo pode ser o 6-12-12 ou 10-10-10.

Cuidados adicionais como realizar a cobertura do solo podem auxiliar no crescimento e desenvolvimento destes vegetais, uma vez que reduzem o quantitativo de ervas daninhas e evitam o aquecimento do solo (especialmente no verão). Após a cobertura se decompor, esta também auxilia a enriquecer o caráter nutricional do solo e conservar a umidade. Sugestões caseiras para esta cobertura são lascas de madeira, cascas de arroz ou resto de palha.

No inverno, algumas folhas secas ou mrcham durante semanas ou até mesmo meses. Antes da dormência, é importante limpar o vegetal e adicionar lesmicida, uma vez que na dormência, a planta fica desprotegida e vulnerável.

Tudo Sobre a Flor Hemerocallis: Curiosidades Adicionais

Estruturas do vegetal como as flores, raízes e caule podem atuar como analgésicos. Neste caso, assim como no caso da comercialização do vegetal como fonte de alimento, é importante utilizar pesticidas apropriados para o consumo, além de certificar-se de não estar consumindo nenhuma espécie considerada amarga ou tóxica.

*

Agora que você já conhece importantes informações sobre o gênero botânico Hemerocallis, nossa equipe o convida a continuar conosco para visitar também outros artigos do site.

Aqui há muito material de qualidade nos campos da botânica, zoologia e ecologia de um modo geral.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Jardim de flores. Hemerocallis: coloridas, práticas e versáteis. Disponível em: < http://www.jardimdeflores.com.br/floresefolhas/A19hemerocallis.htm>;

Minhas Plantas. Hemerocallis. Disponível em: < https://minhasplantas.com.br/plantas/hemerocale/>;

Wikipédia. Hemerocallis. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Hemerocallis>.

Veja também

Como Usar a Canela Para Emagrecer?

A canela, assim como o cravo, noz-moscada, gengibre, açafrão, pimenta-do-reino, cúrcuma e outros, é considerada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *