Home / Plantas / Hemerocallis: Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Planta

Hemerocallis: Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Planta

As flores são essenciais para a vida humana, sendo muito importantes para diversos pontos de toda a sociedade. Dessa forma, as flores podem servir para muitos objetivos, sendo muito comum, por exemplo, que as flores sirvam para a produção de perfumes.

Isso porque a grande maioria das flores possui um aroma muito agradável às pessoas, sendo atrativas e ótimas para a produção de itens de beleza em geral, como os próprios perfumes. Dessa maneira, as flores estão na composição de inúmeros perfumes, sendo muito comuns na base de diversos produtos de beleza.

Portanto, o uso das flores nesse sentido tem sido cada vez maior entre as pessoas, embora essa técnica seja muito antiga, remontando há séculos atrás. Assim, as sociedades do passado já faziam uso de flores para disfarçar o mau cheiro e tornar o ambiente mais agradável a quem estivesse por ali.

Outro uso muito importante das flores, ademais, é para a produção de itens voltados para a medicina, como chás medicinais ou outros produtos relacionados. Assim, as flores podem servir de base para vários chás, além de óleos essenciais de inúmeros tipos que podem curar várias doenças diferentes.

Dessa maneira, os óleos essenciais têm sido muito utilizados por aquelas pessoas que já não querem mais fazer uso de remédios quimicamente tratados, já que esse tipo de remédio causa dependência com mais facilidade e, ademais, também possui efeitos colaterais que a grande maioria dos remédios naturais não tem.

Logo, muitos médicos já estão optando por dar a opção de os pacientes usarem tais remédios naturais, ajudando a tornar a sociedade menos dependente de remédios industrializados, que acabam por atingir as pessoas de muitas formas negativas. Sendo assim, de qualquer forma, o mais importante é que os remédios tragam resultados contra os problemas de saúde enfrentados.

Conheça a Hemerocallis

Além disso, outra forma de uso das flores se dá no paisagismo, onde as flores são usadas para exaltar o seu lado belo e, dessa forma, se destacam simplesmente pela sua beleza.

Muito usadas pelo visual há muitos séculos, as flores já fazem parte das casas de muitas pessoas, que optam por jardins internos ou externos para alterar o visual do lar e oferecer algo mais belo para o lar. Ademais, as flores ainda podem aparecer como formas de cerca viva, enfeitando divisórias e fazendo com que muros e cercas se tornem mais belos. De toda forma, esse é o caso da Hemerocallis, uma flor muito bela e que chama a atenção pela sua beleza fora do normal.

Assim, a flor é muito usada para o paisagismo, podendo encaixar muito bem como ponto focal ou até mesmo como complemento a outras plantas. Porém, o mais comum mesmo é que a Hemerocallis seja usada em vasos, dentro de casas, de forma a fazer com que o ambiente se torne um pouco diferente e ganhe destaque.

Hemerocallis no Jardim
Hemerocallis no Jardim

Veja abaixo mais informações sobre a Hemerocallis, uma flor muito bonita e que se destaca pela forma como interage com o ambiente, além de entender mais curiosidades da planta.

Características da Hemerocallis

A Hemerocallis possui um ciclo de vida perene, ou seja, a flor dura o ano inteiro e não possui uma fase em especial para dar mais ou menos flores, sempre a depender de quando a planta foi cultivada inicialmente.

Ademais, como plkanta de característica arbustiva, a Hemerocallis não chega a medir mais do que 1 metro de altura, estando por volta de 90 centímetros, isso quando atinge a sua fase mais alta. De qualquer forma, o mais comum mesmo é que a Hemerocallis tenha cerca de 50 centímetros de altura, algo bastante pequeno quando comparada a outras plantas.

Já quanto ao clima de preferência, a Hemerocallis pode atuar em diversos climas diferentes, sendo muito comum que a flor se desenvolva de forma bastante acentuada quando próxima ao mar. Isso porque a Hemerocallis possui origem em terras próximas ao mar, com clima mais quente e com maior incidência do sol sobre a planta.

Porém, até mesmo em clima subtropical, que já é mais frio em determinado período, a Hemerocallis consegue se desenvolver bem e ganhar destaque pela forma como se torna bela e forte ao longo do tempo.

Curiosidades da Hemerocallis

A Hemerocallis é uma planta que gosta de sol e, como tal, precisa estar em locais em que o sol seja minimamente forte.

Uma curiosidade da Hemerocallis é que cada flor da planta dura apenas um dia. Isso mesmo, as flores duram apenas um dia, morrendo logo em seguida e dando espaço a outras flores. Segundo os gregos antigos, a flor servia como inspiração para as pessoas, já que, por morrerem em apenas um dia, não tinham nada a perder e poderiam viver a vida forma mais livre, assim como as pessoas deveriam levar as suas vidas de forma menos preocupada e mais solta.

Outro ponto interessante da Hemerocallis é que a flor é de cultivo bastante fácil, o que torna tudo mais acessível para quem deseja ter a planta por perto, até mesmo dentro da casa.

Hemerocallis no Vaso
Hemerocallis no Vaso

Isso acontece pelo fato de a Hemerocallis poder ser cultivada em vasos, sem demandar coisas muito mirabolantes para se desenvolver de forma plena. Há, ainda, diversas cores de Hemerocallis, já que há como fazer cores híbridas para tornar a Hemerocallis ainda mais diversificada e mais diferente do normal. Contudo, a cor mais natural da planta é o alaranjado, quase um vermelho.

Origem da Hemerocallis

A Hemerocallis possui origem na Ásia, mas em partes próximas ao oceano, o qeu indica bem o porquê de esse tipo de planta gostar tanto do mar. Ademais, o clima preferido da Hemerocallis é mais quente, com bastante sol ao longo do dia e, para compensar, doses intervaladas de irrigação frequente.

A planta pode ser cultivada em vasos, mas trate de comprar material orgânico de qualidade, além de areia e pedras para a drenagem. Além disso, realize a poda frequente, tirando flores mortas ou caules podres sempre que possível. Por fim, mantenha a atenção contra possíveis pragas e insetos que pode tentar acabar com a planta Hemerocallis.

Veja também

Tudo Sobre Jasmim do Imperador: Características e Nome Cientifico

O jasmim do Imperador, de nome científico Osmanthus Fragrans, é uma espécie nativa da Ásia. Compreende sua …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *