Home / Plantas / Cores da Flor Hemerocallis: Amarelo, Azul e Fulva com Fotos

Cores da Flor Hemerocallis: Amarelo, Azul e Fulva com Fotos

Lírio do dia (Daylily) é o nome comum da flor Hemerocallis . As flores diurnas podem ter cores e formas diferentes. As flores são populares porque são fáceis de cultivar e podem ser facilmente manuseadas.

O nome Hemerocallis deriva das palavras gregas (hēmera) para “dia” e  (kalos) para “bonito”. O nome sugere que esta flor floresça apenas por um dia, como no Hemerocallis fulva, também chamado de lírio de vala.

Fatos Sobre a Flor Hemerocallis

As flores da hemerocallis podem ser comidas e usadas na cozinha chinesa. Eles são usados ​​em sopa quente e azeda, sopa diurna, delícia de Buda e carne de porco moo shu.  São vendidos nos mercados asiáticos como goma jum ou agulhas douradas ou vegetais de flores amarelas. O daylily é uma flor que simboliza a maternidade . Especialmente na China, isso significa devoção da deusa-mãe. Além disso, pode significar devoção filial à mãe biológica. Baseando-o na maneira como o lírio-do-dia era mencionado na tradição chinesa; pode ter muitos outros significados. Por exemplo, se o lírio-do-dia tem uma posição alegre, chama-se wong yu.

Características da Planta Hemerocallis

Os daylilies mais populares ​​(Hemerocallis spp.), florescem com flores grandes e arrojadas em cores quentes – tons de laranja, vermelho e amarelo – no jardim, borda ou recipiente  em uma ampla variedade de tipos de solo e níveis de pH. As plantas hemerocallis  são tolerantes ao sol e à seca e crescem sob o sol ou sombra parcial. As flores duram apenas um dia, como o nome indica, mas botões prolíficos mantêm as flores chegando, dia após dia, durante um longo período de floração.

A maioria dos tipos de daylilies ocorre como aglomerados, cada um com folhas, coroa, flores e raízes. As folhas longas e lineares lanceoladas são agrupadas em leques opostos com folhas arqueadas. A coroa é a pequena porção branca entre as folhas e as raízes. Ao longo de alguns tipos de daylilies, pequenas “proliferações” frondosas se formam nos nós ou nas brácteas . Uma proliferação forma raízes quando plantada e geralmente é um clone exato de sua planta-mãe. Muitos tipos de daylilies têm raízes espessadas nas quais armazenam comida e água.

As Flores de Hemerocallis

As formas das flores variam, com a maioria das variedades e cultivares florescendo com flores abertas em forma de trombeta até flores profundamente em forma de trombeta com dois conjuntos de três pétalas dispostas akimbo na forma triangular ou circular.

As flores da maioria das espécies abrem de manhã cedo e murcham durante a noite seguinte, possivelmente substituídas por outra no mesmo talão (caule de flores) no dia seguinte. Algumas espécies são noturnas. Os daylilies não são comumente usados ​​como flores cortadas para o arranjo formal de flores, mas eles produzem boas flores cortadas, caso contrário, novas flores continuam a se abrir em hastes cortadas por vários dias.

Uma flor diurna normal e única tem três pétalas e três sépalas , chamadas coletivamente de tépalas, cada uma com um meio diafragma na mesma cor básica ou em uma cor diferente. A parte mais central da flor, chamada garganta, geralmente tem uma cor diferente das áreas mais distais das tépalas. Cada flor geralmente possui seis estames , cada um com uma antera de dois lóbulos . Após a polinização bem-sucedida , uma flor forma uma cápsula botânica (geralmente chamada erroneamente de vagem, pois são encontradas vagens botânicas em Fabaceae, não em Hemerocallis ).

Variedades da Planta Hemerocallis

Hemerocallis “Real Wind” é uma cultivar de floração livre com pétalas de salmão-rosa que forma um triângulo com manchas de batom rosa-rosa nas três pétalas internas, formando um olho central.

Hemerocallis Real Wind
Hemerocallis Real Wind

Hemerocallis “Pink Flirt” floresce no início da estação com flores de trombeta aberta com pétalas com babados dispostas em forma circular. As variedades de flores duplas têm a característica forma triangular ou circular com pétalas extras no meio.

Hemerocallis Pink Flirt
Hemerocallis Pink Flirt

A sempre-viva Hemerocallis “Francis Joiner” floresce no meio da temporada com uma forma circular e pétalas duplas de laranja-rosa com gargantas amarelas esverdeadas.

O termo diurno noturno soa como uma contradição, mas é um nome apropriado para uma espécie como Hemerocallis citrina, uma planta herbácea perene que abre suas flores amarelas pálidas ao entardecer. As flores em forma de aranha permanecem abertas durante toda a noite e durante uma parte do dia seguinte antes de fechar. Portanto, este perene é um diurno, pois suas flores duram aproximadamente a duração de um dia. Use este lírio noturno em um jardim ao luar, onde suas flores de cores claras são visíveis pela luz da lua e das estrelas.

Cores da Flor Hemerocallis: Amarelo, Azul e Fulva com Fotos

O Hemerocallis fulva é invasivo em algumas partes dos Estados Unidos, como em Wisconsin. Às vezes, as pessoas plantam o Daylily Fulvous e outros daylilies stoloniferous , que têm corredores subterrâneos. Esses tipos podem invadir o jardim de alguém e podem levar uma quantidade considerável de tempo e esforço para confinar ou remover.

Existem flores de hemerocallis  em muitos tons de cor. Existem versões mais leves, como rosa e amarelo e outros tons pastel. Há também lírios mais escuros de roxo e vermelho. As versões híbridas dessa flor também podem ter cores e marcações contrastantes.

Cuidados com a Planta

Folhas amareladas ou com listras marrons indicam a presença de fungos. A ferrugem diurna, Puccinia hemerocallidis, produz pústulas de esporos nas folhas, diferenciadas da raia da folha (Collecephalus hemerocalli) ou podridão macia (Erwinia carotovora) pelo pó cor de ferrugem que aparece em um tecido branco limpo sobre uma folha. Evite ferrugem e riscos de folhas através de práticas culturais, como limpar folhas e detritos mortos. Recomenda-se o controle da ferrugem diurna com óleo de nim, enxofre, bicarbonato de potássio ou fungicida à base de Bacillus subtilis. A faixa de folhas geralmente começa na ponta da folha e cresce para baixo.

A faixa foliar responde ao tratamento com fungicida metil tiofanato. A podridão mole se desenvolve na base das flores e nos rizomas quando as temperaturas estão quentes e a drenagem é ruim. Altere solos argilosos pesados ​​com matéria orgânica e areia para melhorar a drenagem. Proporcione boa circulação de ar e não fertilize demais.

Certos insetos sugadores – tripes, ácaros e pulgões – às vezes atacam daylilies. Controle através de boas práticas culturais, como remoção de ervas daninhas, folhas e lixo. Spray de pulgões com um forte fluxo de água. Use sabonetes inseticidas, seguindo as instruções do fabricante, para controlar os ácaros. O uso de armadilhas adesivas azuis feitas de papelão pintado e vaselina para controlar tripes também é recomendado.

Veja também

Qual Planta Serve Para Inflamação?

As plantas são usadas, desde muito tempo atrás, para curar diversos problemas de saúde. Assim, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *