Home / Plantas / Extrato de Jambolão Onde Comprar? Para que Serve?

Extrato de Jambolão Onde Comprar? Para que Serve?

Quem já ouviu falar do jambolão? A planta que possui nome científico de Syzygium cumini possui um fruto que tem diversas utilizações e se assemelham às azeitonas. No artigo de hoje vamos falar um pouco mais sobre a utilização do seu extrato. Vamos conferir?

Características do Jambolão

A planta pertence à família das Mirtaceae e possui um furto carnudo, doce e muito agradável. Com alguns tons de sabor adstringente, a fruta possui uma semente que fica protegida pela polpa. Dependendo da região do país, o jambolão pode receber nomes diversos como: jambu, azeitona do nordeste, murta, jalão, murta e azeitona da terra.

Pode ser consumido ao ser retirado da árvore, mas também serve de matéria prima para produtos como geleias, bolos, vinhos e até mesmo vinagres. Outra utilização muito comum do extrato do jambolão é na medicina, devido a suas propriedades terapêuticas. Além do fruto, as folhas e o caule também são usados para o tratamento de inflamações, alergias, fungos e vírus.

Embora não seja comprovado cientificamente, o extrato do jambolão é amplamente utilizado para auxiliar o tratamento da diabetes. O mais interessante é que essa planta já era utilizada a mais de um século para esses fins, antes até mesmo da insulina ser descoberta.

Onde Comprar Extrato de Jambolão e Uso

O extrato de jambolão pode ser encontrado em farmácias de manipulações e até mesmo em alguns mercados. Alguns estudos realizados em ratos mostraram que o jambolão contribuiu para a redução do nível de glicose nas cobaias. A hipótese é que o fruto tenha ação diretamente na glicose, mas sim na alimentação dos animais.

Extrato de Jambolão
Extrato de Jambolão

Outro estudo já aponta para uma nova conclusão: o jambolão atuava no controle da glicose, mas os cientistas atribuíram a situação devido às fibras que existem no vegetal. Ou seja, mesmo que os testes tenham sido feitos em animais, existem indícios de que o extrato do jambolão pode ser um tratamento auxiliar eficaz para a diabetes.

O fruto possui nutrientes que são essenciais para a pele podendo auxiliar bastante o rejuvenescimento cutânea. Em algumas culturas, o jambolão é usado para evitar diarreias e infecções nas mais diversas partes do corpo.

Outras Utilizações do Extrato de Jambolão

Em países asiático, o jambolão é comumente utilizado na medicina popular para tratar dores no trato intestinal, podendo funcionar como uma espécie de diurético. Para a pele, a indicação é para o tratamento de enfermidades como psoríase e micoses, além de ser indicada para diarreias crônicas e outras doenças.

Em caso de consumo excessivo do extrato do jambolão pode acontecer alergias, diarreias e episódios de desidratação. Portanto, é muito importante ficar atento para a quantidade ideal a ser consumida.

Árvore de Jambolão
Árvore de Jambolão

A arvore que produz o jambolão possui um crescimento muito rápido e podem atingir uma altura considerável com apenas 20 anos de idade. Suas folhas possuem coloração rosa quando ainda não estão maduras, já as flores são deliciosamente perfumadas e possuem a cor branca nas fases iniciais, se transformando em flores rosas à medida que o tempo passa.

Com o passar dos anos, as pessoas passam a ficar mais suscetíveis a desenvolver a diabetes. Para essas pessoas, o tratamento funciona de forma efetiva e pode auxiliar em bons resultados se aliado a um regime adequado.

Curiosidades Sobre o Jambolão

Conheça algumas curiosidades sobre o jambolão:

  • O jambolão pode ser muito eficaz no tratamento de gases. O consumo do extrato pode auxiliar o estômago a funcionar melhor e fazer com que os gases. As diarreias e disenterias crônicas também podem ter melhoria com o auxílio da planta.
  • Em alguns países asiáticos a raiz do jambolão pode ser usada em tratamento de epilepsia.
  • Não bastasse a versatilidade na área medicinal, as folhas dessa planta são usadas como forragem para alguns animais e como alimento para outras espécies.
  • O óleo essencial extraído das folhas do jambolão é muito usado na fabricação de perfumes e sabonetes. Já o vinagre é indicado para o tratamento de problemas urinários.
  • Você sabia que o composto indicado para os diabéticos é feito por meio da maceração das folhas do jambolão no álcool. Lembre-se que o consumo em excesso do jambolão pode trazer prejuízos para a sua saúde.
  • Para cultivar jambolão de forma efetiva é necessário que a planta tenha uma exposição aos raios solares e solos bem adubados. A propagação mais efetiva acontece por meio de sementes ou por mudas já crescidas. Os primeiros frutos geralmente podem ser colhidos um pouco antes do inverno começar. A planta se adapta melhor em climas tropicais.
  • O chá de jambolão pode ser preparado com a utilização de sementes maceradas e a infusão por cerca de dez minutos. O chá pode ser consumido até três vezes ao dia.

Ficha Técnica do Jambolão

Para finalizar conheça algumas das principais informações sobre o jambolão. Vamos conferir?

O nome científico do jambolão é Syzygium cumini Lamarck.

Teve origem na Índia, mas se adaptou muito bem ao clima tropical do nordeste brasileiro.

Ficha Técnica do Jambolão
Ficha Técnica do Jambolão

O jambolão pode ser usado tanto para fins medicinais tanto para o consumo in- natura ou em produtos de bolos, geleias e diversos tipos de produtos. Além disso, a coloração viva da planta também faz com que ela seja utilizada na ornamentação de jardins e canteiros.

Quer nos deixar um comentário, sugestão ou dúvida? É só utilizar nosso espaço logo mais abaixo. Aqui no Mundo Ecologia você pode acompanhar os melhores conteúdos sobre animais, plantas e natureza. Esperamos te encontrar mais vezes por aqui, ok? Até mais.

Veja também

Qual a Matéria Prima do Algodão? Onde Ele é Produzido ?

A matéria-prima do algodão é o próprio algodão, ou seja, a fibra produzida pelo algodoeiro. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *