Home / Plantas / História da Flor Ave do Paraíso, Origem da Flor e Fotos

História da Flor Ave do Paraíso, Origem da Flor e Fotos

Flores. São sempre sinônimo de muita beleza e cor! Uma das flores mais exóticas, diferentes e muito utilizada para ornamentação é a Ave do Paraíso. Ela é conhecida por esse nome pois parece com um pássaro pousando. Sua cor laranja é vibrante e muito intensa quando se observa a planta do alto. Um verdadeiro presente para aqueles que gostam de cultivar plantas.

Vamos conhecer um pouco mais sobre a Ave do Paraíso? Confira:

História da Flor

O nome científico da Ave do Paraíso é Strelitzia reginae, dado em homenagem à rainha Sofia Carlota de Mecklenburg-Strelitz, esposa do rei inglês George III.

Sua origem é da região do nordeste da África do Sul, mas sua popularização só aconteceu depois que a planta foi levada para outros locais em forma de ornamentação. Foi em Portugal que a flor se desenvolveu mais e recebeu o nome pelo qual comumente é conhecida.

Além de Ave do Paraíso, a flor também é conhecida como: Estrelicia, Bico de Pássaro, Flor do Paraíso e Bananeira Rainha.

Ela pode atingir mais de um metro e meio de altura e é capaz de produzir entre 5 a 8 flores ao mesmo tempo.

Como Cultivar a Ave do Paraíso?

A planta gosta de muito calor e solos úmidos. Por esse motivo, escolha bem o local em que vai plantar a Ave do Paraíso pois ela precisa de exposição intensa da luz solar. Entretanto, depois de florescer você poderá transportá-la para um local com meia sombra e as flores permanecerão vivas por mais tempo. Mas lembre-se: é preciso pelo menos quatro horas de sol por dia para que planta possa se desenvolver bem.

Como ela exige um solo fértil, não esqueça de adicionar adubos e fertilizantes na terra quando for plantar. Isso ajudará a deixá-la sempre bem adubada e preparada para o desenvolvimento da planta. É aconselhável repetir esse procedimento a cada mês até a planta se desenvolver bem e atingir a fase adulta.

Um ponto muito importante é a rega da Estrelicia. Você deve regar com frequência nos períodos mais quentes do ano e ter cautela nos meses mais frios. Durante o inverno é aconselhável que você evite jogar água na terra e nas folhas deixando, assim, a planta mais seca.

A Ave do Paraíso Floresce Rapidamente?

É muito comum para todos aqueles que cultivam flores uma certa ansiedade para que a planta apresente suas primeiras flores. Para obter resultados mais rápidos com a Ave do Paraíso é indicado realizar o seu cultivo por mudas. Com aproximadamente 6 semanas você já tem uma planta adulta e preparada para florir.

No caso do uso de sementes, o florescer da planta vai demorar um pouco mais para acontecer. É preciso aproximadamente dois anos para atingirem a idade adulta e até sete anos para acontecer a primeira floração. As flores da Ave do Paraíso aparecem de forma individual em cada broto. Após serem colhidas, outras flores novas surgem e o florescimento pode acontecer durante todo o ano.

De forma geral, a Ave do Paraíso é uma planta fácil de ser cultivada e exige poucos cuidados. Sua utilização como arranjos florais é muito comum e muitos ambientes são decorados com elas pois são plantas muito resistentes e que não costuma apresentar problemas em suas folhas e flores.

Ave do Paraíso para Decoração

Quando ainda estão brotando as flores da Ave do Paraíso possuem uma coloração roxa e se tornam alaranjadas à medida que vão amadurecendo. A cor vibrante e chamativa faz dessa planta uma das mais escolhidas para ornamentação de ambiente internos. Além disso, é uma planta muito resistente e não exigem tantos cuidados. Um conjunto de vasos com Ave do Paraíso é certamente trará um efeito espetacular.

Quando em áreas externas a planta costuma atrair muitos pássaros para realizar a polinização em suas exuberantes flores. Isso auxiliam, inclusive, que novas flores brotem com mais facilidade. Assim, além da beleza das flores a Ave do Paraíso pode também garantir lindos animais para o seu jardim.

Ave do Paraíso para Decoração

Na sua região de origem, (África do Sul) a planta serve também alimento para animais como macacos. É muito comum que a Ave do Paraíso seja utilizada nessa localidade para ornamentar jardins e espaços públicos devido a sua beleza e baixo custo de manutenção.

Onde Posso Encontrar a Flor?

Aqui no Brasil é um pouco incomum o cultivo de Ave do Paraíso. Entretanto, em algumas floriculturas é possível encontrá-las devidos ao seu intenso uso para ornamentação. Lembrando que a chance de encontrar em regiões mais litorâneas e tropical é maior, devido a adaptação da planta ser mais fácil nessas áreas. O valor por unidade é cerca de R$ 8.

A planta costuma ser cortada com poucas folhas e colocada em um vaso decorado. Com a troca de água diariamente é possível manter a flor viva e bonita por mais ou menos três semanas. Lembrando que na internet também é possível encontrar lojas especializadas que também vender a Ave do Paraíso.

Ficha Técnica

Quer conhecer um pouco mais sobre a Ave do Paraíso? Confira abaixo a sua ficha técnica:

Nome Científico da Estrelicia: Strelitzia reginae
Nomes Populares: Estrelítzia, Ave-do-paraíso, Estrelitza, Flor-da-rainha
Família: Strelitziaceae
Categoria: Flores Perenes
Clima: Oceânico, Subtropical, Tropical

Origem: África, África do Sul
Altura: 0.9 a 1.2 metros, 1.2 a 1.8 metros
Luminosidade: Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene

Então é isso pessoal!  Espero que tenham gostado de conhecer um pouco mais sobre a Ave do Paraíso. Ela é considerada uma das dez flores mais lindas do mundo e seu formato único além de sua cor diferenciada são sinônimo de muita beleza. Restou alguma dúvida sobre o assunto? É só deixar um comentário para a gente! Até a próxima.

Veja também

Tabela De Ciclo Da Soja Precoce

A soja precoce, basicamente é uma variedade que desenvolve o ciclo entre o plantio e a colheita em um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *