Home / Plantas / Tudo Sobre a Planta Saião: Características e Nome Científico

Tudo Sobre a Planta Saião: Características e Nome Científico

A planta saião (Kalanchoe brasiliensis) é um tipo de planta muito difundida no Brasil, mas apesar de até seu nome científico dar a entender, ela não é uma planta de origem brasileira, mas sim de origem africana.

O fato de o saião ser tão difundido no Brasil se dá através de suas propriedades medicinais, que demonstram ser altamente benéficos e conferem muitos efeitos positivos para quem a consome.

Uma das principais formas de consumo do saião no Brasil é através da fervura de suas folhas para se fazer chá.

Nesse artigo falaremos sobre todas as suas propriedades medicinais e tudo aquilo que ela combate.

Portanto, acompanhe com atenção e passa a considerar o saião no seu dia-a-dia, pois sua vida vai melhorar muito com o consumo dessa planta incrível.

Vale lembrar, ainda, que não existe apenas um tipo de saião, já que cerca de 133 espécies compõe o gênero.

No Brasil, o saião ainda é chamado por diversos nomes, e muitas pessoas, inclusive, podem não ter conhecimento de que são as mesmas plantas por causa dos nomes diversos.

Por exemplo, além de saião, a Kalanchoe brasiliensis é também chamada basicamente de kalanchoe ou coreana.

Porém, existem ainda nomes mais coloquiais, tais como flor-da-fortuna, mas acredita-se que essa fortuna tenha a ver com a rica e saudável vida que a mesma promete, e não com dinheiro.

Características Gerais da Planta Saião

A planta saião é uma planta chamada de suculenta, e as características dessas plantas se dão pelo fato de suas folhas serem grossas e pesadas. Isso acontece porque essas plantas acumulam muito mais água do que as outras plantas em seus veios.

Com isso em mente, é importante compreender que esses tipos de plantas não necessitam de regas constantes.

Dá para se ter uma ideia de como é uma planta suculenta através dos cactos, por exemplo, que passam quase estações inteiras sem a necessidade de chuvas, já que acumulam água em seus veios.

Kalanchoe brasiliensis

As espécies de saião sempre são baixas, crescendo em uma altura de no máximo 30 centímetros, porém já foi observado que vez ou outra algumas espécies crescem até 1 metro de altura.

Além dessa variedade de tamanhos, as espécies também apresentam formas muito distintas, onde a Kalanchoe daigremontiana (mãe-de-todas ou mãe-de-milhares), por exemplo, cresce com várias folhas finas formando círculos simétricos, enquanto a Kalanchoe tomentosa (orelha-de-gato) cresce com pequenas folhas com pontas arredondas, por isso recebe esse nome popular.

Nome e Classificação Científica da Planta Saião

  • Nome Científico: Kalanchoe brasiliensis
  • Nome Comum: Saião, Kalanchoe, Coreana, Flor-da-fortuna
  • Reino: Plantae
  • Classe: Magnoliopsida
  • Ordem: Saxifragales
  • Família: Crassulaceae
  • Gênero: Kalanchoe tomentosa
  • Distribuição Geográfica: Américas, Eurásia, África, Austrália, Nova Zelândia, Madagascar
  • Colorações: Predominantemente verde, mas algumas espécies são roxas e vermelhas.

Propriedades Medicinais da Planta Saião

As propriedades do saião já foram motivos de inúmeros estudos, já que os benefícios dos mesmos podem trazer uma qualidade de vida ímpar às pessoas.

Isso pode ser comprovado também já que farmácias de manipulação, algumas drogarias e mercados municipais fazem a venda das folhas de saião.

Confira alguns de seus principais benefícios:

  • Estômago

A principal região onde o saião atua é na área intestinal, aliviando dores e desconfortos causados tanto pela alimentação quanto por dores, principalmente nos períodos de menstruação.

Além disso, os elementos químicos presentes na folha de saião ajudam as paredes estomacais a resistir e a se reconstituir, auxiliando também em tratamentos pós-cirúrgicos.

  • Respiração

Aliado com o sistema digestivo, o sistema respiratório também recebe forte tratamento através das folhas de saião.

A folha de saião pode ser fervida e até mesmo o vapor da chaleira pode ser inspirado para que libere canais de respiração obstruídos tanto por gripes quanto por doenças como a asma.

  • Garganta

Dores de garganta provocadas pelo frio tanto quanto pela respiração oral em pessoas com desvio de septo ou dor de garganta que é causada por febre, por exemplo, podem ser combatidas com o uso das folhas do saião.

Como Consumir a Planta Saião

A forma mais apropriada de adquirir todas as propriedades medicinais da planta saião é fazendo a infusão de suas folhas.

Ou seja, o chá da folha de saião é a forma mais indicada de fazer o seu consumo.

Siga nossas dicas para fazer o chá corretamente e assim obter todos os seus benefícios para a sua vida:

  • Você pode fazer o chá com as folhas inteiras ou picá-las. O mais indicado é picar em algumas fatias as folhas, assim o tempo de fervura é menor.
  • É importante lembrar que um chá extremamente fervido ou fervido por muito tempo pode eliminar as propriedades nutricionais do conteúdo.
  • As folhas devem ser colocadas na água fria e o fogo deve ser desligado assim que a água ferver.
  • Deixe as folhas descansando por cerca de 5 minutos antes de consumir. Se for necessário, dê uma pequena esquentada se for a sua preferência.
  • Não guarde o chá para mais tarde e nem faça em quantidades grandes, pois o consumo só deve ser feito na hora. No máximo, 1 hora depois.

Informações Adicionais e Curiosidades Sobre a Planta Saião

Apesar de ser uma planta de espécies que possuem a tendência de serem consumidas, as espécies de Kalanchoe podem ser extremamente atrativas, e dessa forma muitas são utilizadas para ornamentação interna e externa de ambientes.

A origem exata da planta ainda se é discutida entre adoradores das espécies, dessa forma, não se sabe exatamente se ela é da África ou de Madagascar.

Planta Saião

Apesar da atenção dada às folhas dessas plantas suculentas, as mesmas podem produzir flores incomparáveis e serem de uma duração inestimável, tornando-a as Kalanchoes propícias a fazer parte do lar.

Apesar de ser uma planta de fácil cultivo, se a mesma for negligenciada, pode fenecer em poucos dias, principalmente se houver rega constante e se a mesma não for exposta ao sol diariamente.

Veja também

Como Germinar Sementes de Peônias? Passo a Passo

Com ampla distribuição nas porções temperadas do Hemisfério Norte, as peônias são vegetais correspondentes a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *