Home / Plantas / Melancia Pérola: Características, Benefícios e Nome Científico

Melancia Pérola: Características, Benefícios e Nome Científico

Todo mundo parece amar uma melancia suculenta no verão. Nativas da África, os melões precisam de temperaturas quentes (por volta de 27ºC durante o dia) e uma longa estação de crescimento.

Jardineiros em climas mais frios ainda podem ter sucesso no cultivo de videiras de melancia, iniciando sementes dentro de casa e escolhendo variedades de curta temporada. Os dias até o vencimento variam de 70 a 90, dependendo da variedade.

Melancia Pérola: Características

Ela não é muito diferente das demais espécies de melancia. O que difere é sua coloração — geralmente, um verde mais claro que o comum.

Juntamente com isso, podemos destacar sua resistência, maior do que outras, principalmente quando se trata de transporte. Quando ela está sendo levada de um lugar ao outro, sua polpa não fica danificada.

Outro fator que pode ser destacado é sua alta produtividade no campo. Isso não é uma peculiaridade das melancias pérola, mas, esta espécie da fruta rende muito no que se refere à reprodução.

Melancia Pérola
Melancia Pérola

E, para finalizar, elas são uma das espécies que mais resistem à luz do sol e a luz artificial. Com isso, não importa se elas estão sendo criadas ao ar livre (sua forma mais comum) ou dentro de estufas (menos comum, porém, igualmente possível).

Os benefícios para a saúde da melancia incluem o controle do diabetes, a luta contra os radicais livres, a manutenção do coração saudável, a fonte de energia e água, a redução da gravidade dos ataques de asma e o apoio à perda de peso.

Outros benefícios são proteger a função nervosa, erradicar a inflamação, ajudar a equilibrar o nível de pH, prevenir a exaustão e a insolação, reduzir o risco de desenvolver doença periodontal, apoiar a saúde renal e apoiar a digestão. Saiba mais sobre todos os benefícios da melancia pérola!

Plantação de Melancia Pérola
Plantação de Melancia Pérola

Antioxidantes: Vitamina C e Licopeno

Quando você morde uma fatia fria de melancia, você provavelmente não tem antioxidantes em sua mente. Você pode ser agradavelmente surpreendido ao descobrir que a melancia é uma grande fonte de guerreiros de combate aos radicais livres, especificamente na forma de vitamina C e licopeno.

Os radicais livres são moléculas renegadas que estão faltando um elétron. Para mais uma vez se tornarem completos, que saem em busca de um elétron para roubar outra molécula completa.

Antioxidantes, como a vitamina C e o licopeno, intervêm fornecendo um de seus elétrons extras ao radical livre, neutralizando-o e impedindo-o de causar dano celular.

Proteção Contra Diabetes

Medição dos Níveis de Diabetes
Medição dos Níveis de Diabetes

Quando você consome melancia, seus rins convertem um aminoácido, L-citrulina, em outro aminoácido, a L-arginina. Apeas um pouco destes dois aminoácidos traz muitos benefícios para a saúde, não menos do que é a proteção contra o desenvolvimento de diabetes.

Estudos mostram que a suplementação de L-arginina é benéfica na regulação do metabolismo da glicose e sensibilidade à insulina.

Enquanto você pode não ser capaz de obter o máximo de aminoácidos da melancia, como você pode através da suplementação, é notar que os alimentos que contêm este composto podem ser uma parte benéfica de uma dieta destinada a lutar contra o diabetes.

L-Citrulina Para Recuperação

L-Citrulina
L-Citrulina

No pós-treino, caso queira uma bebida com esta substância, prefira uma fatia de uma deliciosa melancia. O aminoácido restaurador ajuda a acelerar a taxa de remoção de ácido láctico de seus músculos, dando-lhe um tempo de recuperação mais rápido após o treino difícil.

A melancia também tem um alto teor de água, por isso irá ajudá-lo a hidratar de uma das formas mais deliciosas possíveis.

Coração Saudável

O licopeno é responsável pelo tom vermelho-rosado das melancias. Ele também é responsável por todos os tons de tomate vermelho, desde o rosa mais pálido até a mais granada, como os vermelhos. Você sabia que há mais licopeno na melancia do que no tomate? É quase 150% a mais.

O licopeno comprovadamente reduz os níveis de colesterol e a ocorrência de doenças cardiovasculares em pessoas que tomam suplementos ou consomem alimentos ricos em licopeno regularmente.

Ajuda Você a Perder Peso Mais Rápido

Se você está tentando perder peso, você sabe que todos nós temos os gatilhos que nos enviam para o caminho da tentação, desejando algo que sabemos que não é a opção mais saudável. Para muitas pessoas, essa coisa é doce.

Não é apenas sobre a doçura de guloseimas açucaradas, mas também sobre a textura e o paladar. Esta é uma razão pela qual um morango pode não satisfazê-lo mentalmente da mesma forma que o cheesecake.

No entanto, a melancia traz algo novo para a mesa de sobremesas. A textura da melancia é quase como a de uma sobremesa que derrete na boca. Pode ser fatiado e apresentado em um prato como um pedaço de bolo ou torta. Melancia satisfaz o desejo emocional, bem como o físico. Incrível, não é mesmo?

Quer mais uma razão que a melancia ajuda você a perder peso? Ela é principalmente água, combinada com um teor de fibra. Essa combinação te enche e te deixa satisfeito mais do que qualquer sobremesa açucarada e cheia de calorias.

O Potássio Na Melancia Protege a Função Dos Nervos

A melancia é rica em potássio, o que ajuda a regular a função nervosa, facilitando a passagem de impulsos elétricos. Muito pouco potássio pode causar falta de função nervosa, dormência e formigamento.

Se você sofre de cãibras nas pernas durante a noite, uma deficiência de potássio pode ser a causa. Evite esses efeitos colaterais desagradáveis, desfrutando de uma xícara de melancia que tem aproximadamente 170 mg de potássio.

Melancia Fatiada na Mesa
Melancia Fatiada na Mesa

Erradica a Inflamação

A inflamação sistêmica crônica é conhecida por ser um precursor de muitas das doenças graves que sofremos hoje, incluindo diabetes, doenças cardíacas, fibromialgia e até mesmo câncer.

Como a inflamação pode ter um efeito tão prejudicial no corpo, é necessário tomar medidas para combatê-la de todas as maneiras possíveis. Um dos meios mais eficazes de combater a inflamação é através de fontes alimentares.

A melancia contém os aminoácidos L-arginina e L-citrulina, dois conhecidos agentes anti-inflamatórios. Manter a calma com melancia pode ajudar a arrefecer a inflamação também.

Agora que você já possui todas as informações sobre os benefícios da melancia, está na hora de colocá-la na lista de prioridades da feira, hein? Não se esqueça!

Referências

Artigo “9 benefícios da melancia comprovados cientificamente”, do site eCycle;

Texto “9 benefícios da melancia, para que serve e propriedades” do site Mundo Boa Forma;

Artigo “13 benefícios da melancia”, do site Comidas Naturais;

Artigo “Melancia” do blog Minha Vida.

Veja também

Agerato: Para Que Serve? Quais Benefícios o Ageratum Pode Trazer?

O Agerato, comumente chamado de flor de fio dental, é um concurso anual de gelo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *