Home / Plantas / Quais os Benefícios e Malefícios de Barbatimão?

Quais os Benefícios e Malefícios de Barbatimão?

Barbatimão, também conhecido como casca-da-virgindade, é uma das plantas mais utilizadas no país pelas suas características medicinais.

Nesse texto, vamos explorar as características dessa planta e por que ela é bastante utilizada em diversas situações, bem como também falaremos de alguns malefícios que ela possui.

Características Gerais do Barbatimão

O barbatimão é uma espécie de planta nativa do cerrado brasileiro, também presente na região Sudeste e Centro Oeste do país.

Seu nome científico é Stryphnodendron adstringens (Mart) Coville.

Da planta se extrai a madeira, de cerne avermelhado, considerada resistente e durável, enquanto da casca se produz matéria tintorial vermelha, destinada no curtimento do couro.

O barbatimão é muito utilizado na medicina popular pela presença de compostos farmacologicamente ativos e seus potenciais benefícios à saúde.

A parte mais usada do barbatimão é a casca, chamada de casca-da-virgindade, da qual pode ser extraído o chá com propriedades antissépticas, antifúngicas e cicatrizantes, sendo bastante utilizada para banho de assento para mulheres.

Além disso, da casca do barbatimão, também se extrai a tintura, a qual é utilizada tanto em curtumes para coloração do couro, graças ao seu pigmento vermelho, como também para fabricação de tinta para escrever.
É possível observar que o barbatimão possui inúmeras propriedades. Vamos falar sobre as características nutricionais dessa planta, bem como suas propriedades farmacêuticas e apontar os malefícios do consumo em excesso e quais são as contraindicações para seu consumo.

Características Nutricionais do Barbatimão

O barbatimão tem em sua composição química elevado teor de tanino, especialmente em sua casca.
Os taninos são substâncias fenólicas, hidrossolúveis que, nas plantas, possui papel contra o ataque de animais e microrganismos.

Além disso, o barbatimão também possui flavonoides em quantidade menor.

Os flavonoides são compostos com potencial antioxidante, que atuam protegendo a célula e o DNA mediante o estresse oxidativo gerado por radicais livres, portanto também tem efeito antioxidante e na eliminação do efeito maléfico dos radicais livres no organismo.

Benefícios do Barbatimão

Benefícios do Barbatimão
Benefícios do Barbatimão

É possível observar que o barbatimão possui diversas características benéficas?

1- Ação Cicatrizante

O barbatimão possui ação cicatrizante devido a sua ação vasoconstrutora (que diminui o fluxo de sangue) e ação anti-inflamatória.
Além disso, devido à presença de taninos em sua composição, esses taninos formam uma camada de proteção sobre os tecidos lesionados, em associação a proteína e polissacarídeos, prevenindo que haja crescimento e multiplicação bactéria.

Os taninos também estimulam a formação de novos vasos sanguíneos, além de reepitelização e ativação dos fibroblastos, que são células envolvidas no processo de cicatrização de tecidos, contribuindo para o reparo de lesões.
As folhas de barbatimão podem ser usadas como compressas no processo de cicatrização em casos de cortes e lesões.

Óleo de Barbatimão
Óleo de Barbatimão

2 – Aliado Contra Candidíase e Corrimento Vaginal

O barbatimão tem ação antifúngica. Ele inibe o crescimento de Candida albicans, uma espécie de fungo presente na cavidade bucal e na região vaginal. Candida albicans está presente no desenvolvimento de candidíase.
Acredita-se que essa ação ocorre devido ao tanino atuar na integridade da parede celular da levedura, afetando e inibindo seu crescimento no organismo.

É sabido que o banho de assento com a casca de barbatimão pode reduzir o corrimento vaginal. Para isso, é indicado o banho de assento com o chá feito da casca de barbatimão, em mulheres que sofrem com esse problema.
Além disso, fabricantes estão utilizando o barbatimão para composição de pomadas para tratamento desses problemas ginecológicos.

Ilustração de Corrimento Vaginal
Ilustração de Corrimento Vaginal

3 – Ação Adstringente e Ação Antisséptica

Estudos relatam que o barbatimão possui ação adstringente. Essa é uma propriedade que levou alguns fabricantes a incluírem o barbatimão na fabricação de sabonetes.

O barbatimão tem ação confirmada contra alguns tipos de bactérias, o que facilita também a redução da produção de óleo pela pele.

O barbatimão tem ação efetiva contra Staphylococcus aureus e Leishmania amazonensis

3 – Aliado de Dentes, Gengiva e Saúde Bucal

Estudos sugerem que o uso do extrato da casca do barbatimão apresenta atividade antibacteriana. Isso auxilia no controle da placa dentária, subsequente da cárie dentária e gengivite.
Para isso é utilizada a tintura extraída da casca do barbatimão.

Saúde Bucal
Saúde Bucal

4 – Ação Contra a Doença de Chagas

O extrato alcoólico da casca do barbatimão age sobre o Trypanosoma cruzi, agente etiológico da doença de Chagas.
Estudos demonstram que o extrato interfere na redução do número de parasitas no sangue, em virtude dos compostos biologicamente ativos do barbatimão.

5 – Age Contra a Gastrite e Distúrbios Gastrintestinais

Ilustração de uma Mulher Com Gastrite
Ilustração de uma Mulher Com Gastrite

Estudos avaliam que os extratos alcoólicos obtidos pela casca da barbatimão causam menor acidez gástrica.
Isso ocorre devido ao extrato alcoólico atuar diretamente no ácido estomacal. Portanto, a planta tem ação benéfica frente à úlceras e na inflamação da mucosa gástrica, presente na gastrite.

6 – Atua Contra Dores de Garganta

Atua em dores de garganta, devido a suas propriedades antissépticas.

Como Utilizar o Barbatimão

A melhor forma de utilizar as propriedades medicinais do barbatimão é por meio do chá da casca.
Para isso, basta ferver 2 litros de água, depois adicionar 4 colheres de sopa da casca, que deve ter sido limpa anteriormente. Deixar fervendo por 10 minutos e depois resfriar. Coe o chá antes de consumir.
No caso de banho de assento, pode ser utilizado ainda uma colher de chá de limão ou vinagre adicionado ao chá.
Para consumo, esse chá deve ser consumido na quantidade de no máximo 3 xícaras ao dia para indivíduos adultos.

Malefícios do Barbatimão

O chá da casca de barbatimão não deve ser consumido por gestantes, devido ao potencial abortivo.
As sementes e vagens do barbatimão tem potencial tóxico, portanto não devem ser ingeridas, podendo causar irritações no trato gastrintestinal e até a morte, dependendo da concentração.
Se caso houver ingestão, deverá ser realizado a lavagem estomacal.

O barbatimão pode também apresentar toxicidade e ser nutricionalmente indesejável justamente pela presença de alguns componentes, como os taninos, que quando consumidos em excesso podem apresentar problemas ao organismo.

Dentre os possíveis problemas está a facilidade de se ligar a íons metálicos, podendo se ligar ao ferro e, com isso, levar a anemia, devido a redução na absorção de ferro pelo organismo.
Portanto, ele não está indicado a pessoas com má absorção e deficiência nutricional de ferro.

Veja também

Qual é o Sabor da Capuchinha? Ela é Uma Flor Saborosa?

A Capuchinha é uma flor bastante usada na gastronomia. E as flores não são as …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *