Home / Plantas / Soja: Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre Ela

Soja: Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre Ela

A soja oferece muitos benefícios à saúde e trás consigo muitos fatos e curiosidades interessantes, que vamos descobrir com esse artigo.

O Que É a Soja?

A soja também conhecida como soja ou glycine max é uma espécie de leguminosa. É nativa do leste da Ásia , mas agora é amplamente cultivada e consumida em todo o mundo.

A soja é uma boa fonte de proteína, mas, diferentemente de muitos outros alimentos ricos em proteínas, é baixa em gorduras saturadas e não contém colesterol. A gordura da soja é predominantemente poli-insaturada, o que não aumenta o colesterol no sangue.

Ela é rica em cálcio, ferro, zinco, fibra, potássio e várias vitaminas do complexo B, a soja também é uma excelente fonte de ácidos graxos ômega-3, que, acredita-se, reduzem o risco de doenças cardíacas e pressão alta. A soja também contém compostos vegetais chamados fitoquímicos, que oferecem uma infinidade de benefícios protetores à saúde.

Fatos Interessantes Da Soja

A soja era uma colheita crucial no leste da Ásia muito antes do início dos registros escritos.

Existem evidências de domesticação da soja entre 7000 e 6600 a.C na China, entre 5000 e 3000 aC no Japão e 1000 aC na Coréia. A soja foi introduzida pela primeira vez na América do Norte da China em 1765, por Samuel Bowen, um marinheiro que os trouxe da China.

Os principais países que cultivam soja são Estados Unidos (32% do total mundial em 2016), Brasil (31%) e Argentina (18%). Nos EUA, a soja é cultivada principalmente no Centro-Oeste. Os principais estados produtores são Illinois , Iowa, Indiana, Minnesota, Nebraska, Missouri e Ohio.

O cultivo é bem-sucedido em climas com verões quentes, com condições ideais de crescimento em temperaturas médias de 20 a 30 ° C (68 a 86 ° F).

A soja é propagada por sementes; a primavera é a hora de plantar soja. Como uma colheita anual, a soja cresce a partir de sementes, produz e morre em uma única estação de crescimento. Demora 80-120 dias desde a semeadura até a colheita.

O tamanho da soja depende da variedade. As plantas de soja totalmente maduras têm geralmente entre 51 e 127 cm de altura.

As folhas trifolioladas maduras têm geralmente entre 6 e 15 cm de comprimento e 2 e 7 cm de largura.

Soja formar imperceptível, auto-férteis flores que são suportados na axila da folha e são branco, rosa ou roxo. A fruta é uma vagem peluda que cresce em grupos de três a cinco, cada vagem tem de 3 a 8 cm de comprimento e geralmente contém duas a quatro (raramente mais) sementes de 5 a 11 mm de diâmetro.

As sementes de soja são fornecidas em uma ampla variedade de tamanhos e cores no casco, como preto, marrom, azul, amarelo e verde. Casacos de sementes variados e bicolores também são comuns.

Em 100 gramas, a soja crua fornece 446 calorias e 9% de água, 30% de carboidratos, 20% de gordura total e 36% de proteína. A soja é uma das poucas plantas que fornece uma proteína completa , pois contém todos os oito aminoácidos essenciais para a nossa saúde.

Outras Curiosidades Da Soja

A soja tem muitos benefícios para a saúde, incluindo a capacidade de melhorar o metabolismo, ajudar as pessoas a ganhar peso de maneira saudável, proteger a saúde do coração, defender-se do câncer, reduzir os efeitos da menopausa, melhorar a saúde digestiva, promover a saúde óssea, aumentar a circulação do sangue e diminuir o risco de diabetes e geralmente tonifica o corpo.

Curiosidades Benéficas Da Soja
Curiosidades Benéficas Da Soja

Os muitos benefícios para a saúde da soja provêm da riqueza de nutrientes, vitaminas, compostos orgânicos e outros nutrientes, incluindo uma quantidade significativa de fibras alimentares e uma quantidade muito grande de proteínas. Em termos de vitaminas, a soja contém vitamina B6 e B12, vitamina K, vitamina C, riboflavina, folato e tiamina.

Quanto aos minerais, a soja contém quantidades significativas de ferro, manganês, fósforo, cobre, potássio, magnésio, zinco, selênio e cálcio. Também é uma boa fonte de compostos orgânicos e antioxidantes, aumentando ainda mais o impacto saudável da soja.

As Utilizações Diversas Da Soja

Na verdade, a soja tem centenas de usos, de produtos industriais como óleo de motor ou cosméticos a produtos alimentícios e rações para animais. Os produtos alimentares de soja comuns incluem molho de soja, leite de soja, tofu, farelo de soja, farinha de soja, proteína vegetal texturizada (TVP), tempeh, lecitina de soja e óleo de soja.

Aproximadamente 85% da safra mundial de soja é processada em óleo de soja e farelo de soja, o restante processado de outras maneiras ou consumido inteiro.

O óleo de soja é o segundo óleo vegetal mais importante (depois do óleo de palma).

O farelo de soja é um subproduto do esmagamento da soja por óleo. Aproximadamente 97% da produção mundial de farelo de soja é usada como alimento para animais. Atualmente, é a maior fonte de proteína do mundo.A soja pode ser processada para produzir uma textura e aparência semelhantes a muitos outros alimentos.

Utilizações Diversas Da Soja
Utilizações Diversas Da Soja

Por exemplo, a soja é o ingrediente principal em muitos substitutos de produtos lácteos (por exemplo, leite de soja, margarina, sorvete de soja, iogurte de soja, queijo de soja e queijo de creme de soja) e alternativas de carne (por exemplo, hambúrgueres vegetarianos).

A soja também é usada para fazer um produto chamado manteiga de soja, de textura semelhante à manteiga de amendoim. Acredita-se que, há mais de 2.000 anos, um cozinheiro chinês descobriu acidentalmente o tofu ao coalhar o leite de soja usando algas nigari.

À medida que o tofu congela, ele adquire um tom amarelado. Mas quando você o derrete, o tofu retorna à sua cor original.

Molho de soja é muito parecido com vinho. Quanto mais tempo envelhece, mais interessante e complexo é o sabor. O óleo de soja é a principal fonte de biodiesel nos Estados Unidos, responsável por 80% da produção doméstica de biodiesel.

A soja é uma das culturas de “alimentos biotecnológicos” que foram geneticamente modificados, e a soja geneticamente modificada está sendo usada em um número crescente de produtos.

Doses Extras De Soja

O blog tem o costume de trazer artigos sobre um assunto de modo extenuante. Portanto, é muito improvável que encontrará diversos artigos aqui sobre a soja, inclusive aquela dúvida que ainda não viu respondida. Convidamos o leitor interessado em saber mais sobre soja a fazer uso de nosso link de busca. Escreva soja na busca e certamente encontrará muitos curiosos artigos sobre o produto. Boa pesquisa!

Veja também

Flor de Mel Amarela: Características, Nome Cientifico e Fotos

Hoje durante este texto, você conhecerá uma planta incrível e que é muito procurada no …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *