Home / Plantas / Maçã Gala: Características, Peso, Preço e Calorias

Maçã Gala: Características, Peso, Preço e Calorias

Você sabia que existem inúmeros tipos de maçãs? Pois é. Em dentre elas, uma que é bastante consumida entre nós, brasileiros, é a gala. Já ouviu falar dela? Então, vamos ao texto, que iremos falar mais sobre esse tipo de maçã.

Características da Maçã Gala

Variedade de maçã descoberta no Canadá, a gala é considerada uma das melhores do tipo pra se comer diretamente no pé. Uma característica muito peculiar dessas frutas é que elas, em comparação a outras maçãs, são bem pequenas, e possuem uma casca muito fina. Sua base é vermelha, sendo que, às vezes, o verde e o amarelo se misturam.

Já no que se refere ao sabor, as maçãs galas possuem um gosto que lembra, levemente, a baunilha. Além de poderem ser consumidas in natura, são excelentes para saladas e molhos. O único problema é que se trata de uma fruta de difícil conservação, já que é pouco resistente ao armazenamento, sendo preferível que se seja consumida o mais rápido possível.

Em se tratando do preço, ela não é tão mais cara quanto outros tipos de maçã que existem por aí, com o valor, nos supermercado, girando entre 7 e 8 reais o quilo. Mas, nas feiras livres, é possível encontrar a fruta a valores mais em conta. Com relação ao peso, uma unidade desse tipo de maçã tem, em média, 200 g. Uma dica: as melhores para consumo são aquelas compradas entre os meses de fevereiro e outubro

Benefícios da Maçã Gala Para a Saúde

Mesmo sendo uma das menores espécies existentes de maçãs, a gala é bastante rica em antioxidantes e nutrientes. Além disso, a maçã gala (e boa parte das maçãs, diga-se) pode favorecer a perda de peso porque contém uma quantidade considerável de fibras, o que dá sensação de saciedade e melhora o funcionamento do intestino.

Além disso, a fruta possui também substâncias chamadas fito químicos, que, entre outras vantagens para o nosso organismo, possibilita a prevenção do câncer e doenças cardiovasculares, sendo ótimos também contra a asma. Em termos calóricos, essa é uma fruta que pode ser consumida tranquilamente por quem tem receio de ganhar uns quilinhos extras, pois cada uma delas têm em média 63 kcal. Isso tudo sem contar os nutrientes que essa maçã possui, incluindo potássio, carboidratos e vitaminas (A, B, C e E).

Maçãs Gala e Fuji: Como Diferenciar?

A gala é um tipo de maçã muito apreciado no Brasil, mas, frequentemente, ela é confundida com outro tipo dessa fruta também bastante consumida, que é a fuji. Mas, você sabe qual a diferença entre ambas?

Em primeiro lugar, comecemos pelo sabor. O gosto da maçã gala é bem mais doce e suave, enquanto que o da fuji é mais ácido. Já em termos de textura, a gala tem uma polpa mais macia, ao passo que a fuji tem uma que é mais firme e suculenta.

Em se tratando de coloração, a gala se mostra bem mais avermelhada, com tons um pouco verdes e amarelos, enquanto que a fuji também é avermelhada, mas com algumas machas um pouco alaranjadas. Com relação a cor da polpa, a fuji possui uma tonalidade mais amarelado e esverdeado do que a gala.

Quanto à durabilidade, a gala é bem menos resistente ao armazenamento do que a fuji. Ah, e as diferenças também são “imperceptíveis a olho nu”, digamos assim, já que a gala possui mais cálcio e fibras do que a fujo, ao passo que esta possui mais vitamina C.

Como Plantar Uma Macieira?

De porte médio, o pé de maçã pode chegar a cerca de 10 m de altura, cuja copa (arredondada) oferece uma ótima sombra. Já o cultivo dessa árvore pode ser feito, preferencialmente, a partir de mudas enxertadas, o que acabam resultando em plantas mais sadia, e que vão se desenvolver mais rapidamente. Claro, sementes também podem ser usadas para o cultivo, porém, fique ciente de que, assim, o processo será bem mais trabalhoso.

Existem dois tipos de solos ideias para se plantar uma macieira: o argiloso e o argiloso-arenoso. Outro aspecto a ser levado em consideração é que a região do plantio precisa ser protegida de fortes ventanias, onde o lugar também não pode ultrapassar uma inclinação de 20%. Isso sem contar que o próprio solo pode precisar se enriquecido com fósforo e potássio.

A preparação do solo é simples. Basta cavar um buraco de, pelo menos, uns 60 cm de profundidade, e aplicar metade da quantidade de calcário uns 3 meses antes do plantio propriamente dito. Quando a aragem for feita, alguns dias depois, precisa ser misturado o calcário restante.

Quando ficar 1 mês antes do plantio de maçã gala, o solo deve ser fertilizado com adubo padrão, cuja composição geralmente possui esterco curtido de curral ou mesmo de galinha, P2O5, calcário dolomítico, bórax, potássio, fósforo e k2O.

Após o plantio, o acompanhamento do crescimento da macieira é fundamental, retirando ervas daninhas, controlando as eventuais pragas e regando a planta com frequência.

Algumas Receitas Com Maçã Gala

Que tal, agora, saber como fazer algumas receitas deliciosas usando a maçã gala? Uma muito boa é do doce de maçã fit, onde você vai precisar de 3 unidades médias de maçã gala, 3 colheres de sopa de açúcar, 4 unidades de cravo da índia, 1 colher de sopa de limão siciliano (só o sumo), 3 colheres de chá de canela em pó e 200 ml de água. Basta levar todos os ingredientes em fogo baixo, deixando ferver por cerca de 30 minutos. O doce ficando no ponto, desligue o fogo, espere esfriar e coloque na geladeira para ser servido depois.

Outra receita muito saborosa são os chamados chips de maçã. Para fazê-los, é só pegar 3 unidades de maçã gala, mais 1 unidade de sumo de limão. Higienize as maçãs, e com a ajuda de um descascador, lamine as frutas, e as regue com o sumo do limão. Coloque, então, as fatias numa assadeira que seja forrada com papel manteiga. Detalhe: se preciso, use outra assadeira, mas, não coloque uma fatia sobre a outra. Leve, então, para o forno baixo, preaquecido por aproximadamente 1 hora. Depois, vire as fatias, e deixe por mais 1 hora. Desligue o forno, deixando as assadeiras dentro, e retire somente quando esfriar. Será a hora de servir.

Veja também

Tudo Sobre a Flor Coração-Sangrento: Características e Fotos

Apesar de a rosa ser classicamente considerada o símbolo do romance, a flor do coração-sangrento …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *