Home / Plantas / Como Plantar Árvore Macieira? Como Cultivar em Vaso?

Como Plantar Árvore Macieira? Como Cultivar em Vaso?

Muita gente pensa que cultivar árvores é algo complicado, e que demanda muito esforço. Porém, em boa parte dos casos não é assim. Na verdade, certas espécies (em especial, as frutíferas) são bem simples, não só de plantar, mas também de cuidar. É o caso da macieira.

Gostaria de saber como fazer o plantio dela de maneira adequada? Então, acompanhe a leitura.

Cultivo da Macieira em Terra Firme

No Brasil, existem muitas variedades de maçãs, mas, as principais são a gala e a fuji. Nosso gosto por essa fruta, inclusive, obedece a certos parâmetros. Por exemplo: consumimos mais maçãs que tenham entre 6,5 e 8,5 cm de diâmetro, e que tenham um sabor doce, com baixa acidez e com casca geralmente vermelha.

Quanto ao ambiente mais adequado para cultivar essa planta em solo, é onde a temperatura varie entre 18 e 23°C. No verão, não é recomendado, porém, que essa temperatura ultrapasse os 25°C. Já durante a estação do inverno, é preciso reservar algumas horas para temperaturas que fiquem um pouco abaixo dos 7°C. Só assim a macieira irá superar a dormência que é bem típica da espécie. A chuva também é um fator importante para o bom desempenho da árvore, mas, se o local ventar muito, aconselha-se usar “plantas quebra-ventos” como uma espécie de cerca.

Preparativos para o Plantio da Macieira no Solo

Para a propagação da macieira, o mais recomendável é usar o processo da enxertia. Já a preparação do solo pode ser feita com a aplicação de metade da dose recomendada de calcário, uma subsolagem a 60 cm, além de uma limpeza geral do terreno, com o intuito de retirar pedras, restos de raízes e tocos. O solo, por sinal, precisa ter uma umidade equilibrada, além de um bom sistema de escoamento de água.

Em termos de espaçamento (em caso de cultivo de mais de uma macieira), o mais recomendável é usar uma distância de, aproximadamente, 4 m entre filas, e em torno de 1,2 m entre plantas. Se as áreas do plantio forem pequenas, as covas não precisam ser muito profundas.

Com o passar do tempo, pode ser adicionado adubo ao solo, com o intuito de dar à arvore os nutrientes que ela precisa de maneira adicional. É importante também eliminar as ervas daninhas que, eventualmente, aparecem.Também com  o passar do tempo, podas deves ser feitas para retirar galhos mortos e doentes, especialmente, na primavera e no verão.

Como Plantar Macieiras em Vasos?

O cultivo de macieiras em vasos é um pouco diferenciado em comparação ao plantio em terra firme. Por exemplo: cultivando essa planta através de sementes, você, provavelmente, demorará muito tempo pra ter frutas doces e crocantes. A melhor maneira de plantar macieiras em vasos é usando mudas já cultivas e enxertadas, já que o crescimento da planta será bem mais rápido.

Uma boa dica é quando você for a um centro de jardinagem, procurar orientações de um especialista sobre qual a opção ideal dentre as muitas variedades de macieiras que existem. Como já dito nas dicas de plantação em terra firme, a macieira precisa de uma politização do tipo “cruzada”. Caso o cultivo for de apenas uma planta, o ideal é comprar uma variedade autopolinizadora. As melhores variedades em vasos são as anãs e semi-anãs.

Para que haja a produção de flores, é preciso considerar o cultivo no período de inverno. É um processo que, como já dito anteriormente também, chama-se resfriamento, consistindo no total de horas por ano em que a temperatura recebida é abaixo de 7°C, mas acima do ponto de congelamento. Basicamente, são entre 800 e 1000 horas anuais que a macieira precisa desse resfriamento.

Já, em termos de vaso, o melhor é começar a cultivar a macieira em um que não seja grande demais. E, qual o tamanho padrão para iniciar? Um que seja entre 18 e 22 litros, mais ou menos, e com uns 30 cm de profundidade e largura. Gradualmente, no entanto, você deve ir aumentando o tamanho do vaso. À medida que a planta for crescendo. O importante é, quando for fazer a troca de vaso, que não seja diretamente em um grande demais.

Atingindo a altura desejada, pare de fazer a troca de vasos, sendo que, na etapa final, um entre 75 e 95 litros é o suficiente para finalizar. Depois, basta fazer podas regulares, aparando a raiz com certa periodicidade.

Quais os Requisitos Para Plantar a Macieira em Vasos?

Macieira adira crescer ao sol, como a maioria das árvores frutíferas. Além disso, ela não gosta de locais com ventos muito fortes. No entanto, em dias de verão, no período da tarde, o aconselhável é colocar o vaso em um lugar sombreado.

Já em se tratando de temperatura, a árvore gosta de um inverno frio e um verão moderado. Ou seja, em lugares onde a temperatura é basicamente a mesma no decorrer do ano, a macieira não “vinga”.

Além disso, com relação ao solo, elas preferem aqueles que sejam profundos, férteis e bem drenados. Solo encharcado, nem pensar, ok? Uma mistura entre solos arenoso e argiloso, e que seja levemente ácido, são ótimos.

Com relação à rega, esta precisa ser regular, devendo ser um pouco intensificada durante a formação de botões florais na primavera e verão. No inverno, contudo, reduza as regas. Evite ainda regar a parte superior da planta, pois isso favorece o crescimento do oídio, uma doença provocada por uma espécie de fungo.

Cuidados Adicionais Com Macieiras em Vasos

Uma boa forma de fazer a sua macieira crescer saudável em um vaso é fertilizante líquido balanceado de meia força, mas somente enquanto a planta for jovem, e a cada duas semanas durante as estações de crescimento dela, o que acontece, em geral, na primavera e no verão. A fertilização deve ser diminuída a partir do final de outono, interrompendo esse processo no inverno.

Cuidando de Macieira no Vaso
Cuidando de Macieira no Vaso

As podas são cuidados essenciais, porém, uma macieira anã não requer de tantas podas assim. Esse processo só deve ser feito com o intuito de controlar a forma da árvore. Já ramos mortos e dentes devem ser retirados periodicamente. A melhor época para fazer a poda de uma macieira é no final do inverno e do verão.

Por fim, cuidado com as pragas e doenças, que são as mesmas que atingem as macieiras que são plantadas em terra firme. São larvas, besouros, cigarrinhas, ácaros e pulgões, oídio e podridão parda que podem atingir a sua planta. A boa notícia é que acaba sendo mais fácil combater essas enfermidades pelo fato da macieira estar dentro de casa, ou bem próximo.

Agora, é com você. Esperamos que a macieira (ou macieiras) que você cultivar frutifique. Muito.

Veja também

Tudo Sobre a Flor Coração-Sangrento: Características e Fotos

Apesar de a rosa ser classicamente considerada o símbolo do romance, a flor do coração-sangrento …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *