Home / Plantas / Morango Faz Mal Para Saúde? Morango Estragado Faz Mal?

Morango Faz Mal Para Saúde? Morango Estragado Faz Mal?

Amadurecimento é parte do processo de vida, isso é fato. E não seria diferente com as frutas. Que prazer ir ao pequeno mercado do bairro, e voltar com a sacola cheia de frutas frescas e bem coloridas! Bem colocado em uma fruteira, que visão encantadora … e apetitosa.

Mas, é mais do que natural que, quando menos esperamos, nossas frutas amadureceram, e muitas vezes rápido demais pra nosso gosto… E aquela linda fruteira ontem ainda tão colorida agora está estragada com frutas marrons e pretas, e se transformou num banquete para os pequenos mosquitos nojentos. Resultado: lixo!

Morango faz Mal para Saúde? Morango Estragado faz Mal?

Um morango novo e saudável pode trazer muito mais benefícios à saúde que malefícios, sem dúvida alguma. Salvo as exceções como o caso de pessoas debilitadas ou alérgicas a algum componente do morango. Por exemplo, morangos costumam ter altos níveis de potássio. Pessoas com problemas renais ou fazendo uso de remédios com beta-bloqueadores deveriam evitar o consumo de morangos.

Mas todos os consumidores em geral deveriam ter cuidados se seu morango já apresenta sintomas de podridão. Mofo é o sinal de crescimento de germes nas frutas, e é o problema mais comum em morangos. Então é melhor evitá-lo. O efeito colateral mais comum de comer um morango mofado é náusea, vômito ou a pessoa pode ter diarreia também.

Se você comer um morango assim acidentalmente, os sintomas de náusea e vômito são geralmente temporários e invariavelmente serão sanados após pouco tempo. No entanto, quem comer o morango mofado em maior quantidade estará arriscando sua saúde de uma maneira ruim e será melhor consultar um médico para remediá-lo. Quanto mais suave for o morango, mais serão as chances de fungo, portanto, se o morango estiver mais macio, é melhor evitar comê-lo.

Médicos pesquisadores exortam que não é seguro comer frutas moles, como morangos, que têm bolor na superfície. Isso porque o fungo pode ter penetrado facilmente na carne macia do morango, onde você não poderá vê-lo. E alimentos mofados, quando ingeridos, podem causar reações alérgicas e problemas respiratórios. Mas os morangos restantes ainda são seguros para comer?

Morango Estragado Faz Mal

Será que você tem que jogar fora todos os morangos? Não necessariamente. Deve começar jogando fora os morangos mofados e quaisquer outras bagas que tenham tido contato direto com o bolor. Em seguida, dê uma olhada nas bagas restantes: se elas não mostrarem sinais de mofo e não estiverem excessivamente mole, então você pode ir em frente e comê-las. Certifique-se de lavar bem os morangos primeiro.

Cuidados Pertinentes com o Morango

Procure por sinais de morangos velhos antes de comprar. Manchas ou mingau no recipiente podem ser sinais de frutas em decomposição, ou pelo menos frutas úmidas, que são mais suscetíveis a estragar. Morangos de cor escura ou meio murchas provavelmente estão começando a estragar, enquanto morangos com qualquer sinal de mofo não são mais utilizáveis.

Se você estiver colhendo seus próprios morangos, pegue-os depois que eles amadurecerem e ficarem vermelhos brilhantes, enquanto eles ainda estiverem firmes. Dispense morangos mofados imediatamente. O mofo pode se espalhar de um morango para outro, arruinando rapidamente todo o lote. O ideal é encontrar um lote de morangos firmes, vermelhos brilhantes e sem mofo na loja ou em sua colheita.

Nas vendas, um ou dois ruins estão quase sempre escondidos entre os bons. Verifique os morangos logo depois de comprá-los e jogue fora qualquer um que pareça felpudo, ou morangos de cor escura e moles que possam ficar mofados logo. Isso se aplica a frutas mofadas armazenadas perto dos morangos também. Esfregar a fruta com os dedos durante a lavagem desalojará sujeira e microrganismos e é mais eficaz do que apenas segurar a fruta em água corrente.

Não lave os morangos antes de usá-los. Os morangos começarão a absorver a água e a se decompor em mingau encharcado se ficarem molhados por muito tempo, o que acelera o processo de deterioração. Atrase isso apenas lavando seus morangos antes de comê-los ou usá-los em uma receita. Se você já lavou um lote de morangos, seque com uma toalha de papel.

Mas não deixe de lavar no momento certo, pois lavar os morangos antes de comer ainda é uma boa idéia para remover substâncias químicas potencialmente perigosas ou organismos do solo. Uma mistura de vinagre branco e água pode remover bactérias e vírus potencialmente nocivos das frutas de forma mais eficaz do que a água sozinha, mas isso não significa necessariamente que os morangos durem mais.

As frutas se quebram mesmo que os organismos que se alimentam dela sejam eliminados, e muito líquido pode realmente apodrecê-la mais rápido. Se muitos dos morangos do lote tiverem que ser jogados fora devido ao bolor, pode valer a pena aplicar uma parte de vinagre branco e três partes de água com um borrifador. Caso contrário, use vinagre apenas quando lavar a fruta, diretamente antes de usar.

Refrigerando ou Congelando seus Morangos

Os morangos permanecerão frescos em um ambiente frio, idealmente dentro da faixa de 0 a 2º Celsius. Para evitar o encolhimento, mantenha-os na gaveta do refrigerador, ou em uma sacola plástica ou em um saco plástico parcialmente aberto. Se seus morangos estiverem molhados em sua superfície, primeiro seque com papel toalha e coloque-os entre toalhas de papel novas e secas para absorver a umidade.

Uma vez que um morango começou a decair ou ficar mole, o congelamento não o salvará. Os morangos vermelhos maduros e brilhantes preservam melhor. Morangos mofados ou pastosos devem ser descartados. A maioria dos morangos é vendida com uma tampa verde onde o caule estava preso ou com um pequeno segmento de caule. Corte-os antes de congelar.

Coloque os morangos em recipientes seguros para congelamento. Recipientes grossos de vidro rígido e plástico geralmente funcionam melhor, mas assegure-se de que estejam livres de congelamento antes de usá-los. Sacos de plástico com fecho de correr são uma outra opção. Quando for usar, retire os morangos e deixe descongelar na geladeira por várias horas antes de usar. Se você deseja acelerar este processo, coloque os morangos sob água corrente fria.

Veja também

Planta Mini Clusia: Características, Nome Cientifico, Mudas e Fotos

A variedade de plantas que temos na natureza é tão grande que muitas se parecem …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *