Home / Plantas / Rosa Preta Existe? Qual o Seu Significado?

Rosa Preta Existe? Qual o Seu Significado?

As rosas são flores espetaculares e cultuadas no mundo todo como símbolo de romantismo. Além das tonalidades tradicionais, como o vermelho, branco e rosado, é possível encontrar rosas amarelas e azuis. Indo mais além, há também espécies que possuem um mix de cores (sendo conhecidas popularmente como rosas arco-íris), conjugação entre duas cores, ou coloração completamente negra. É isso mesmo, e como a floricultura vem se expandindo cada vez mais a tendência é que essa palheta de cores diversifique ainda mais.

No entanto, por não ser uma variedade muito comum, muitos se perguntam se a rosa preta existe de fato e qual o seu significado.

Então venha conosco e descubra. Sua dúvida será respondida.

Boa leitura.

As Rosas ao Longo da História

Atualmente, as rosas assim como as orquídeas, são flores extremamente cobiçadas, no entanto, poucos sabem que a percursora das rosas teria surgido a aproximadamente 5.000 anos atrás na Ásia.

Nos dias atuais existem milhares de variedades consideradas híbridas, somado a quase 100 espécies naturais.

Na Idade Média havia um hábito de colocar uma rosa no teto das salas de reuniões indicando que os assuntos a serem alia abordados deveriam ser mantidos em segredo. Com o passar dos anos, adquiriu-se o hábito de pintar rosas nos tetos dessas salas, fator que influenciou inclusive a decoração de residências.

Na mitologia grega, a deusa Afrodite haveria nascido das espumas do mar e essas espumas teriam assumido a forma de uma rosa branca. Em outra circunstância, Afrodite teria visto Adônis no leito de morte e ao socorrê-lo se feriu em um espinho, colorindo com seu sangue as rosas que estavam ao redor. Em razão desse mito, adotou-se na Antiguidade o costume de depositar rosas no túmulo dos mortos.

Cores de Rosas e Seus Significados

Cor Vermelha

Rosa Vermelha
Rosa Vermelha

Essa cor denota paixão, amor, romantismo e sedução. O vermelho é a cor mais comercialmente difundida que faz a alegria de floricultores especialmente no dia dos namorados.

Cor Branca

Rosa Branca
Rosa Branca

O branco denota pureza, inocência e tranquilidade. No catolicismo romano pode estar associado à Nossa Senhora (assim como a cor vermelha), associação presente principalmente na oração do rosário.

Cor Rosa

Rosa Rosa
Rosa Rosa

O tom rosado também remete ao amor, porém um pouco menos intenso ao atrelado à cor vermelha. A cor rosa também é uma expressão de feminilidade, maternidade e gratidão. Buquês de rosas cor de rosa e vermelha podem ser uma boa pedida de presente para dia das mães.

Cor Amarela

Rosa Amarela
Rosa Amarela

Rosas de cor amarela não são tão comuns, mas são incrivelmente belas. Sua simbologia está relacionada à alegria (visto que o amarelo é considerado uma cor vibrante), além de amizade e amor platônico.

E falando em amarelo, outra flor amarela que também traz uma mensagem alegria é o girassol.

Cor Laranja

Rosa Laranja
Rosa Laranja

Essa tonalidade também é vibrante. Sua simbologia também se assemelha em alguns pontos ao vermelho, visto que remete a desejo; também pode estar relacionado à idéia de entusiasmo.

Cor Azul

Rosa Azul
Rosa Azul

Rosas azuis são raríssimas e extremamente fascinantes. A tonalidade diferenciada também reflete no seu significado que denota alcance do impossível e amor eterno.

Rosa Preta Existe? Qual o Seu Significado?

A variedade de rosa com cor negra existe e é chamada de “princípe negro” ou “rosa negra de Halfeti”. Sua simbologia remete á tristeza, luto e noturnidade; porém, também traz significados positivos, uma vez que pode representar seriedade e nobreza. Ao presentear alguém com uma rosa negra, sem que haja nenhuma circunstância desagradável envolvida, é bom certificar-se de que a pessoa presenteada também conheça o aspecto positivo desta simbologia.

A rosa negra de Halfeti é nativa da Turquia. Apesar de a cor remeter à melancolia, essas rosas são extremamente atraentes e proporcionam até mesmo uma atmosfera gótica. Mesmo parecendo completamente negras, essas rosas na verdade possuem um carmesim muito profundo.

A simbologia que essas flores assumem para os turcos oscila entre os pólos positivos e negativos, visto que tais rosas são consideradas misteriosas, mas também remetem à morte e más notícias.

Origem da Rosa Preta: Aldeia Turca de Halfeti

A rosa preta de Halfeti como o próprio nome faz referência é encontrada na aldeia turca de Halfeti. Ela floresce de modo sazonal, durante o verão e em pouca quantidade. Acredita-se que essa coloração tão única seja decorrente das condições de pH do solo do local, o qual a nível subterrâneo recebe infiltração do Rio Eufrates. Na primavera, essas rosas apresentam cor vermelho escuro, e enegrecem durante os meses de veraneio.

Atualmente as rosas negras de Halfeti estão ameaçadas de extinção. Este cenário vem sendo observado desde a década de 90, e está diretamente relacionado à construção da barragem de Birecik Dam. Com a construção desta barragem a aldeia de Halfeti, assim como outras, foi submersa pelas águas do Rio Eufrates. No entanto, uma nova aldeia foi construída a 10 Km do local inicial.

Na nova aldeia de Halfeti, os aldeãos replantaram as flores em seus jardins, no entanto, a adaptação destas não se mostrou favorável, ocorrendo um declínio populacional da variedade.

Outras Variedades de Rosas Raras

Rosa Arco-Íris

Essa variedade não é naturalmente encontrada na natureza, na verdade ela é obtida através de um processo no qual a rosa é desidratada e colorida artificialmente.

Esse processo só pode ser realizado em rosas brancas, e convém lembrar que sua realização diminui o tempo de vida do vegetal. O primeiro a realizar a experiência foi o holandês Peter Van de Werken.

Rosa Abracadabra

Esta variedade também apresenta um padrão de cores inusitado. É endêmica na Alemanha, e em decorrência da raridade possui um cultivo bem caro.

A rosa abracadabra é híbrida e foi obtida através do cruzamento entre duas espécies. Além de ser visualmente bonita, ela também é bastante perfurmada e possui aroma adocicado.

*

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a raríssima rosa preta e o seu simbolismo, continue conosco e visite também outros artigos do site.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

CASTRO, L. Brasil Escola. O simbolismo da rosa. Disponível em: < https://brasilescola.uol.com.br/mitologia/o-simbolismo-rosa.htm>;

Mdig. As belíssimas e raras rosas negras de Halfeti. Disponível em: < https://www.mdig.com.br/index.php?itemid=30266>;

Mundo Ecologia. Rosas Exóticas: Nomes e Fotos. Disponível em: < https://www.mundoecologia.com.br/plantas/rosas-exoticas-nomes-e-fotos/>;

Jardiland- Cultiva o seu bem-estar. As rosas e sua simbologia. Disponível em: <https://www.jardiland.pt/diversos/as-rosas-e-a-sua-simbologia/>.

Veja também

Alecrim Orégano: Benefícios Para a Saúde e Emagrecimento

Fazer as pazes com a balança é um desejo de muita gente. Mas, às vezes, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *