Home / Plantas / Plantações de Rosas Com Fotos

Plantações de Rosas Com Fotos

Poucos sabem, mas a maior plantação de rosas do Brasil encontra-se no Ceará, e as fotos, imagens e demais registros do local não deixam dúvidas sobre a exuberância que foi construída na Chapada da Ibiapaba, uma região surpreendentemente fria, com temperaturas que oscilam entre 13 e 16°C no inverno, e que, por isso mesmo, torna-se, durante esse período, um verdadeiro “mar de rosas.”

A região transforma-se num ambiente quase “sulista”, com neblinas resultantes das imensas altitudes da região, que tornam os dias mais amenos, as noites mais aconchegantes e o ambiente perfeito para o cultivo de uma espécie típica das regiões com clima úmido e relativamente frio.

Obviamente, tamanha beleza, somada a um clima como esse – e ainda com a vantagem de possuir um extenso reservatório subterrâneo de água, que faz com que ela brote em vários pontos da serra, limpa e cristalina -, não demoraria a chamar a atenção dos criadores de rosas, especialmente do sul do país, que logo viram a possibilidade de inovar nesse ramo e criar um novo mercado para o segmento de cultivo de rosas no Brasil.

E foi o que fizeram! Construíram na região a maior propriedade dedicada à plantação de rosas do país. E hoje é de lá que saem fotos e exemplares belíssimos, que espalham-se por todo o país, inclusive para o famoso município de Holambra, em São Paulo, considerada a “Cidade das Flores” e a principal referências em cultivo de rosas na América Latina.

De uma nação indígena, com mais de 6 mil índios vivendo em meio às paisagens paradisíacas da cidade, Ibiapaba transformou-se na verdadeira “Cidade das Rosas”, capaz de empregar quase 400 trabalhadores, movimentar a economia de toda uma região, e ainda, de quebra, transformar-se em uma das promessas do turismo do estado, e, quem sabe, da própria região nordeste do Brasil.

Plantação de Rosas em Holambra: Fotos e Eventos

Não é nenhuma novidade o fato de que Holambra, na cidade de São Paulo, é a “Cidade das Flores”, um paraíso de cores e perfumes, atualmente erguida ao patamar de “Estância Turística Brasileira.

Esse foi um prêmio que lhe foi concedido no final dos anos 90, não somente pela sua relação com as flores, mas, principalmente, por ser uma das principais representantes da cultura holandesa no país; cultura que se reflete na gastronomia, música, dança, hábitos, costumes, artesanato, arquitetura, feiras, entre outros aspectos culturais que aqui ficaram estabelecidos a partir da passagem holandesa.

Uma das novidades expostas na cidade foi a extravagante rosa com 45 pétalas, a “Rosa Avalanche”, que é o resultado do potencial da engenharia genética de produzir espécies com características cuidadosamente planejadas para potencializar, ainda mais, o cultivo de rosas por todo o país.

Para a maioria das pessoas é uma grande surpresa saber dessa ligação que existe entre a cidade de Holambra e o estado do Ceará, de onde vem a maioria das variedades de rosas expostas nas inúmeras feiras da cidade.

Feiras como a “Garden Fair”, por exemplo, que já ficou famosa por antecipar as principais tendências para o plantio e ornamentação de rosas no Brasil, por meio de exposições de fotos, exemplares, palestras, concursos, entre outros eventos ligados ao cultivo de rosas.

O Potencial Econômico das Plantações de Rosas no Brasil

Como podemos observar a partir das fotos e das imagens da principal plantação de rosas do Brasil, no Ceará, fica evidente o potencial econômico do setor, que já busca estender-se do estado para outras partes do Brasil

Dados de 2015 apontam um crescimento de cerca de 8% no lucro com o plantio de rosas, mas com estimativa de até 15% em determinadas regiões do país, especialmente no sul e sudeste, onde esse segmento há décadas encontra-se sedimentado.

A partir do estado do Ceará, as rosas ainda espalham-se por praticamente todo o litoral brasileiro, onde ajudam a compor a decoração das mais diversas festas e comemorações populares.

Eventos como a homenagem à Nossa Senhora dos Navegantes, o Círio de Nazaré, as festas em homenagem à Iemanjá, entre outros inúmeros acontecimentos – onde quer que as rosas possam contribuir com a sua beleza e fragrância incomparáveis.

As rosas chegam a percorrer milhares de quilômetros, do estado do Ceará até o restante do país, em carros refrigerados e com todas as condições necessárias para que desembarquem – para a surpresa de muitos – com as suas características intocadas, beleza enigmática, além de um inconfundível perfume, que é, sem dúvida, um dos cartões-de-visita dessa espécie.

Fotos e Exemplos de Espécies Oriundas das mais Diversas Plantações de Rosas do País.

Miniatura – Elas são as “mini rosas”. Espécies que não ultrapassam os 60cm de altura, e que são, em geral, apropriadas para o cultivo em vasos e canteiros.

Rosas em Miniatura
Rosas em Miniatura

Elas desenvolvem-se, na maioria das vezes, em botões únicos, de forma abundante, com diversos tipos de cores – sendo, por tanto, uma das escolhidas por quem pretende aproveitar-se da exuberância dessa espécie em casas e apartamentos com espaço restrito.

Rasteiras – Existem plantações de rosas capazes de produzir espetáculos que se reproduzem em fotos e imagens utilizadas para representar o colorido e a exuberância da natureza.

Rasteiras
Rasteiras

E em uma delas é possível produzir espécies extravagantes, que possuem a característica de uma variedade arbustiva, com ramagens rentes ao chão, e que geralmente são apreciadas por quem deseja “forrar” determinados espaços com variedades de rosas.

Híbridas – Essa é uma espécie vigorosa, capaz de atingir assustadores 2m de altura, na forma de uma variedade arbustiva e com características típicas de uma espécie ornamental.

Híbridas
Híbridas

Ela possui uma folhagem entre o verde e o verde-escuro, com flores brancas, rosas, laranjas, amarelas, etc., e que podem medir até 15cm de diâmetro.

As rosas híbridas possuem a característica de produzir a sua flor no final de um longo caule, o que as torna uma excelente variedade para corte.

Trepadeiras – Essa é a mais utilizada para revestimento de muros, paredes, fachadas, etc.

Rosas Trepadeiras
Rosas Trepadeiras

É uma variedade arbustiva, com caules finos que descaem, harmoniosamente, sobre a fachada onde estão expostas; além de serem capazes de atingir inacreditáveis 6m de comprimento.

Elas são mais afeitas a um clima temperado e são capazes de florescer durante todo o ano, como uma das variedades mais resistentes da família Rosaceae.

Gostou desse artigo? Deixa a resposta na forma de um comentário. E aguarde as próximas publicações do blog.

Veja também

Para que Serve o Suco da Berinjela? Como Preparar Passo a Passo

Berinjela Vinda da Índia e consumida há mais de quatro mil anos, berinjela é conhecida …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *