Home / Plantas / Hibisco Gigante: Como Cultivar, Podar, Tamanho, Preço e Fotos

Hibisco Gigante: Como Cultivar, Podar, Tamanho, Preço e Fotos

O hibisco é uma das mais belas plantas encontradas na natureza. Suas atraentes flores chamam atenção e encantam qualquer pessoa. 

Não à toa, pois elas são grandes e podem possuir diferentes colorações. Veja a seguir as principais características do hibisco, como plantar e cultivar a planta!

Características do Hibisco Gigante

As flores do hibisco podem ser brancas, vermelhas, amarelas, rosas, roxas e muitas outras cores que enfeitam e colorem o ambiente.

As flores são arredondadas, com ondulações nas extremidades e possuem rara beleza, suas pétalas podem ser lisas ou mesmo encrespadas e com uma única coloração ou até mesmo variados tons.

Já as folhas são de coloração verde escura, são brilhantes e chamam muita atenção. Elas são grandes, com pequenos “cortes” nas extremidades e possuem o formato semelhante a um coração.

O Hibisco gigante é apenas uma variação da planta Hibiscus, que possui cerca de 300 outras variações. 

É um vasto gênero de plantas, é classificado dentro da família Malvaceae, onde também estão presentes o cacau, a paineira, também o pau-de-balsa e muitos outros.

O hibisco é muito conhecido pelo seu chá, que é um excelente antídoto contra diversas doenças e incômodos. Ele pode ser feito por infusão através das folhas e flores da planta. 

Porém, não são todos os hibiscos que são indicados para o chá, existem duas principais espécies que são recomendadas e são elas: 

  • Hibiscus Sabdariffa
  • Hibiscus Acetosella.

Essas duas espécies são as mais indicadas para o chá, além disso, enfeitam e embelezam qualquer ambiente onde estão plantados. 

 E por que não ter um belo hibisco no seu jardim? Confira abaixo algumas dicas de cultivo e mostrar como plantar o hibisco gigante. 

Como Cultivar Hibisco Gigante?

Hibisco Gigante no Vaso
Hibisco Gigante no Vaso

Como foi dito acima, o hibisco gigante é uma variação do hibisco. Ele é conhecido assim devido ao seu tamanho, que se plantado e cultivado em um local com amplo espaço, ele desenvolve-se e alcançar grandes alturas. 

Você pode cultivá-lo tanto em um vaso quanto diretamente no seu jardim. É isso o que todo grande cultivador precisa saber: Toda planta precisa de água, luz, terra e água. 

O plantio do hibisco não precisa de tantos cuidados específicos, já que é uma planta rústica e extremamente resistente. 

É claro, não pode deixar faltar água, a terra deve ser de qualidade e por ser uma planta oriunda de regiões tropicais, o hibisco adora Sol e é amplamente cultivado aqui no Brasil. Veja a seguir os principais detalhes que você deve se atentar para ter sucesso no cultivo do hibisco gigante! 

Espaço

O espaço determinará o quanto sua planta irá crescer. Tal espaço pode ser um vaso, ou diretamente na terra, em um jardim, por exemplo. 

É importante frisar que é preciso um espaço onde a iluminação solar está presente, pois o hibisco adora o sol e se você plantar ele em um local com vasta quantidade, ele florescerá com frequência. 

Então atente-se ao espaço e fique ligado aos cuidados específicos que sua planta de hibisco gigante precisa.

Terra

Terra
Terra

É importante a terra ser de qualidade para que as planta se desenvolva da maneira correta e com a quantidade certa de nutrientes. 

Diferente de muitas outras plantas, o hibisco não precisa de um solo recheado de matéria orgânica, ele desenvolve-se da mesma maneira em um solo com menos nutrientes. 

Mas esse fato não impede de você utilizar adubos, fertilizantes e matéria orgânica para incrementar no solo. Se notar que a planta está precisando, não hesite em fazer uso. 

Lembre-se, a terra deve ser bem drenada para que a água não acumule na superfície e impeça a raiz de absorver os nutrientes necessários. 

Água

O hibisco gigante é uma planta que adora água. Porém, consegue facilmente viver e se desenvolver com a escassez dela. 

Ela resiste a altas temperaturas e mesmo assim consegue florir e dar belíssimas flores. Estamos falando de uma planta rústica, que já se adaptou às diferentes variações climáticas. 

Então faça regas de até 3 vezes na semana, lembre-se não encharcar a terra e consequentemente afogar a planta. Fique atento, enquanto a planta está se desenvolvendo, a terra precisa estar sempre úmida. Dê preferência para períodos chuvosos. 

Iluminação Solar

Hibisco Gigante no Sol
Hibisco Gigante no Sol

Por último, mas não menos importante, a iluminação solar é vital para qualquer ser vivo, e para a planta de hibisco não é diferente. 

Ela precisa de algumas horas exposta totalmente ao sol, mas também consegue viver em meia sombra. O ideal é que durante um período do dia receba sol e no outro receba sombra. 

Vale lembrar que o indicado é que plantas recebam iluminação do sol pela manhã ou no final da tarde, pois é o período do dia não está tão quente. 

Cuidados E Atenção Com O Hibisco Gigante

Os detalhes citados acima servem para diferentes plantas, pois todas precisam destes fatores, umas com maior abundância, outras menos.

Mas no caso do hibisco, por se tratar de uma planta que pode crescer até 2 metros de altura, você pode plantá-las com estacas ou galhos. 

Para isso, você precisa retirar os galhos e as estacas com broto da planta adulta. É muito fácil, basta cortar um galho da planta adulta nas extremidades e retirar os galhos. 

É importante frisar que devem ser retirados e plantados ainda com a gema, pois é dela que saem as raízes. 

Então escolha uma planta adulta, retire seus galhos e estacas e leve-os à terra. 

Para plantar, você pode acomodá-la diretamente no local definitivo, ou em um ambiente temporário, até ela crescer e ser transferida. 

Outra dica importante: Não se esqueça de sempre deixar a terra úmida, sobretudo quando a planta ainda está se desenvolvendo, que está pequena. 

Então por isso é recomendado fazer o corte e o plantio das estacas em períodos com chuvas mais intensas. Porém, caso more em regiões de muito calor, tempo seco e pouca chuva, será preciso regar com maior frequência, sem deixar que a terra fique por muito tempo seca. 

O hibisco gigante é uma excelente planta para você possuir no seu jardim, se tiver espaço, pode deixar ela crescer que irá dar belíssimas flores, de tamanho avantajado, enfeitando e embelezando ainda mais o seu jardim! 

Gostou do artigo? Deixe um comentário abaixo e compartilhe com seus amigos e amigas nas redes sociais!

Veja também

Briófitas

O Que Significa Fase Dominante em Plantas?

Todos já sabemos que o número de espécies de plantas existentes no mundo é enorme, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *