Home / Plantas / Clusia Variegata: Características, Nome Científico, Mudas e Fotos

Clusia Variegata: Características, Nome Científico, Mudas e Fotos

A Clusia Variegata é comum em muitos jardins residenciais. O seu porte arbustivo e suas belas folhas favorecem e embelezam qualquer ambiente.

Poucos conhecem ou mesmo sabem das características da árvore, que pode alcançar até os 6 metros de altura.

Veja a seguir tudo sobre a Clusia Variegata, uma bela planta de uso ornamental, que se adapta a diferentes climas e ambientes. 

A planta Clusia Variegata é nativa do litoral de São Paulo, ou seja, é oriunda da Mata Atlântica. Ela pode também ser encontrada no litoral do Rio de Janeiro até o litoral da Bahia.

Conheça a Clusia Variegata

Porém, é muito comum em diversas residências, já que é uma planta de fácil adaptação, com grande valor ornamental.

Ela adora temperaturas amenas, com clima úmido e temperado. Não suporta muito exposição a luz solar. 

Tal fato deve ser motivo de atenção, pois se plantada em local sem sombra, pode não sobreviver e secar.

Claro, ela necessita de sol como todas as outras plantas, porém, um local que forneça tanto luz solar, quanto sombra é o ideal. 

A planta torna-se ornamental devido as suas folhas arredondadas e de dupla coloração, podem ser tanto possuir cor verde vivo, como também tons amarelo. O formato da folha é semelhante a uma gota.

Já quando falamos das flores, elas são bem pequenas e possuem coloração branca. A planta floresce no período do verão e da primavera. 

Seus frutos também são pequenos, arredondados e chamam muito atenção de pássaros, que se alimentam deles. 

A planta é muito utilizada de forma ornamental, para enfeitar e embelezar o ambiente. Sendo assim, ela deve receber podas regulares para que não cresça além do desejado e torne-se um grande arbusto. 

Clusia Variegata como Decoração de Ambientes
Clusia Variegata como Decoração de Ambientes

Ela pode ser cultivado tanto diretamente na terra, como também em vasos, depende da disponibilidade do espaço. Mas vale lembrar que ela precisa de sol pleno, como também de sombra. Então atente-se ao local que deseja cultivá-la.

Suas pequenas flores brancas chamam atenção também de abelhas que realizam a polinização. 

Veja abaixo como cultivar e fazer mudas da Clusia Variegata de uma forma simples e muito eficaz!

Como Plantar a Clusia Variegata

Para plantar a Clusia Variegata é preciso se atentar nos seguintes detalhes: 

Terra

A terra onde a planta será cultivada é de extrema importância. Ela deve ser rica em matéria orgânica, bem drenada e de preferência adubada. 

A terra drenada é importante para que a água não acumule e encharque a planta, é necessário que ela escorra e chegue até a raíz, fornecendo os minerais necessários para o desenvolvimento. 

Lembre-se do pH da terra e não se esqueça de analisar a qualidade antes de plantar sua clusia variegata. 

Espaço

Como foi dito acima, o espaço é fundamental! Seja um jardim, grama, vaso, canteiro, horta, o importante é que você forneça o espaço adequado para a planta se desenvolver. 

Clusia Variegata em Jardins
Clusia Variegata em Jardins

É importante escolher um local que receba quantidades significativas de sol e também de sombra. Pois a planta não gosta de ficar totalmente exposta a luz solar e se isso acontecer, ela será prejudicada. 

O tamanho da planta varia muito de acordo com o espaço, assim, se deseja que ela cresça e atinja o seu ápice (6 metros de altura), basta plantá-la diretamente na terra, com espaço suficiente. Se desejar que ela tenha um tamanho menor, contido, plante em um vaso. 

Água

A planta Clusia Variegata adora água, mas não se esqueça de não exagerar e regar com cautela. 

Você pode fazer as regas de 4 a 6 vezes na semana, ou seja, quase todo dia. Assim sua planta receberá os nutrientes e crescerá. 

Como Regar de Forma Correta
Como Regar de Forma Correta

Mas lembre-se que é importante a terra ser drenada, e se notar que a terra ainda está úmida por causa da rega do dia anterior, não regue novamente. 

Luz Solar

Atente-se a quantidade de luz solar que a planta receberá. Deve ser um pouco de luz e um pouco de sombra, tente mesclar e encontrar um espaço que a planta se adapte. 

Clusia Variegata no Sol
Clusia Variegata no Sol

A adaptação da planta em locais de sol extremo é muito difícil. Ela secará rapidamente, então procure um local que também receba sombra e favoreça seu crescimento. 

E como fazer mudas da Clusia Variegata? É simples e você pode conferir o passo a passo abaixo! 

Como Fazer Mudas da Clusia Variegata

Você pode plantar a Clusia Variegata a partir das sementes, como também de mudas. 

A planta pode ser reproduzida através de mudas. Se você deseja cultivar, é possível encontrar mudas em lojas agrícolas, feiras, na internet ou com algum vizinho que possua a planta. 

Mas se já possui uma Clusia Variegata e deseja reproduzi-la você pode fazer seguindo os seguintes passos: 

  1. Primeiramente observe as extremidades de seus galhos e corte a planta em uma dessas partes. Raspe o galho até ficar apenas a parte interior esbranquiçada. 
  2. Coloque em um recipiente com água para as raízes se desenvolverem, assim elas recebem minerais e são estimuladas ao crescimento. 
  3. Quando notar que as pequenas raízes estão saindo, pode colocar a muda da planta na terra, ela crescerá e irá se desenvolver até tornar-se uma planta adulta. 

Você pode fazer isso com qualquer planta que deseja reproduzir e criar mudas. Basta se atentar com a água e com o recipiente que disponibilizará para a muda crescer. 

Com a clusia variegata é muito simples, ela pode ser reproduzida em qualquer ambiente e basta levá-la à terra para ela se desenvolver. 

Clusia Variegata: Nome Científico

Muitas vezes essas plantas são confundidas com suculentas e cactos, devido ao seu formato e o formato de sua folhas, mas ela não está presente na família das pequenas plantas. 

Ela faz parte da família Clusiaceae, onde estão muitas outras variedades clúsias, como a clusia fluminensis, clusia caricata e outras presente do gênero clusia.

Elas são semelhantes e seu nome popular é o mesmo nome que ela recebe da botânica, ou seja, do meio científico. 

Clusia Variegata é uma planta excelente para a composição de jardins e suporta diferentes ambientes. Está esperando o que para cultivar na sua residência? 

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e amigas nas redes sociais!

Veja também

Flor Gardênia Amarela, Seca ou Doente: O que Fazer?

O doce aroma das gardênias nas flores anuncia o início do verão. O gênero Gardênia …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *