Home / Plantas / Mamão Tailandês: Benefícios, Características e Fotos

Mamão Tailandês: Benefícios, Características e Fotos

O mamão-tailandês é um cultivar que tem as suas especificidades e características, além de oferecer benefícios que o diferenciam das outras variedades que conhecemos.

Desde que espalhou-se pela América Latina – supostamente durante a saga do Descobrimento, quando portugueses e espanhóis ajudaram a disseminá-lo por todo o continente, a partir do sul do México (região da mesoamérica) – , a espécie Carica papaya (nome científico do mamão-tailandês) não parou mais de “cair no gosto popular” nos quatro cantos do mundo.

O que se diz é que as suas qualidades digestivas são incomparáveis: Como um laxante natural, ainda não foi inventado nada igual! Os seus altos níveis de vitaminas B e C, regularizam, como poucos, o fluxo sanguíneo! Isso sem contar os seus excelentes níveis de carotenoides, flavonoides, biocarotenoides, entre outras substâncias conhecidas por “quebrar” moléculas de gorduras.

O resultado disso, é a regularização do trânsito intestinal, perda de peso, controle da pressão arterial, proteção contra distúrbios cardiovasculares, além de vários outros benefícios (e características, como podemos ver nessas fotos) ligados ao consumo de espécies como os mamões-tailandeses.

Mas o curioso é que essa variedade de mamão é mais apreciada pelas suas incríveis propriedades farmacológicas, que podem ser aproveitadas na forma de extratos e pelo uso do seu fruto e partes aéreas.

São benefícios como:

1.Um Vermífugo Natural

As sementes do mamão-tailandês são eficazes no combate a diversos tipos de parasitas intestinais, como as famosas giárdias, ascaridíases, enterobíases, entre diversas outras, consideradas menos agressivas, e que por isso respondem bem a um tratamento natural à base de sementes de mamão-tailandês.

Para tal, basta secar algumas sementes, transformá-las em um pó, colocar 2 colheres de sopa em um copo com 250 ml de leite (ou suco de sua preferência) e tomar dois ou três copos por dia em jejum.

2.Contribui Para a Produção De Queijos

A variedade tailandesa é a que melhor se presta à função de provocar a coagulação do leite, devido à presença de diversas enzimas na sua composição, como a papaína – atualmente considerada um excelente coagulante natural.

Além de coagulantes, as suas enzimas também podem atuar como amaciantes de carnes, devido à sua capacidade de executar a chamada “proteólise”.

De forma resumida, podemos definir a proteólise como a capacidade que pode ter algumas enzimas de transformar as proteínas em moléculas mais simples – como os aminoácidos, por exemplo.

3.É Bastante Utilizada Na Indústria Têxtil

A indústria têxtil é outra que beneficia-se de algumas das principais características do mamão-tailandês, especialmente a de possuir grandes quantidades de enzimas presentes no látex extraído do mamoeiro.

O resultado é o incremento de uma espécie vegetal para a produção de borracha, plásticos, calçados, entre outros produtos que hoje são denominados de “ecologicamente corretos”.

Produção de Mamão Tailandês
Produção de Mamão Tailandês

Já existem, inclusive, estudos que comprovam a viabilidade de se utilizar o látex obtido de variedades como o mamão-tailandês para a fabricação de calçados, pneus, acessórios – e até mesmo roupas podem ser fabricadas dessa forma altamente sustentável.

4.Fabricação de Couros

Mais uma vez, as enzimas que podem ser encontradas nos mamões-tailandeses conseguem surpreender pela sua capacidade de atuar até mesmo no segmento de fabricação de artefatos de couro.

Estudos avançados, realizados em diversas universidades americanas, já descobriram o potencial dessas enzimas (e das fibras desses vegetais) de fabricarem esse tipo de material.

Como se vê, o mamão-tailandês é uma dessas espécies que mais chamam a atenção pelo seu potencial farmacológico e industrial, do que exatamente pelo gastronômico.

Fabricação de Couros
Fabricação de Couros

Pois, no seu caso, ele destaca-se das outras espécies de mamões justamente pelo potencial das suas enzimas que, devidamente manipuladas, podem servir para a fabricação de um couro sintético com excelente qualidade.

5.Combate Distúrbios Das Vias Respiratórias

O mamão tailandês, como podemos ver nessas fotos, é uma das variedades mais exóticas dessa espécie Carica papaya, com as suas características únicas, além de oferecer benefícios que dificilmente outra variedade consegue superar.

As suas flores, por exemplo, misturadas com um pouco de mel e abafadas em água fervida por no máximo 5 minutos, transformam-se num “elixir milagroso”, capaz de causar uma alívio quase imediato da rouquidão, distúrbios da laringe, tosses, traqueíte, bronquite, entre outros transtornos das vias respiratórias.

Duas colheres tomadas a cada 2 horas são suficientes para fazer desaparecer tais sintomas em não mais do que 8 dias.

6.É Um Cicatrizante Natural

Como vimos até aqui, a principal característica do mamão-tailandês (e um dos seus principais benefícios) diz respeito aos seus incríveis poderes terapêuticos. E isso é o que faz, inclusive, com que a espécie não seja tão apreciada como alimento – como ocorre com as outras variedades.

As substâncias cicatrizantes do látex extraído do mamoeiro, por exemplo, lhe conferem esse potencial; especialmente algumas proteases, que são espécies de enzimas capazes de “quebrar” determinadas proteínas e transformá-las em moléculas menores (como aminoácidos, por exemplo), que, entre outras coisas, facilitam a recuperação de lesões.

Mamão Tailandês no Vaso
Mamão Tailandês no Vaso

Isso porque, ao realizar essa quebra, as proteases contribuem para formação de novas células – quase que imediatamente – , forçando a cicatrização de queimaduras de 1º e 2º graus, ferimentos e até mesmo lesões difíceis de serem curadas, como as que adquirem os portadores de diabetes ou indivíduos que permanecem muito tempo na mesma posição.

7.É Utilizada Para a Produção De Cervejas Artesanais

Por fim, e não menos importante, além das características que podemos perceber nessas fotos, a indústria da cerveja também se beneficia das características do mamão-tailandês. E, nesse caso, por meio da introdução de extratos enzimáticos da fruta durante o processo de fabricação.

A enzima proteolítica, extraída do látex do mamão, é utilizada para essa função, pois ela é capaz de filtrar e suavizar a cerveja produzida, por meio da quebra das macromoléculas de proteínas, que traz como resultado uma espécie de “refinamento” da cerveja – especialmente as do tipo artesanal.

Desse modo, percebe-se o quão poderoso pode ser o efeito dessas enzimas encontradas no mamão-tailandês. Capazes de quebrar moléculas, amaciar carnes, suavizar cervejas artesanais, produzir queijos saborosíssimos, entre outras inúmeras qualidades.

Essa foi a nossa lista com os principais benefícios e características do singular e original mamão-tailandês. Mas, e a sua? Deixe-a na forma de um comentário. E continue compartilhando, discutindo, refletindo, questionando e aproveitando-se  dos nossos conteúdos.

Veja também

Quais são as Principais Atividades Agrícolas no Brasil?

O Brasil é o país da diversidade e na agricultura não é diferente. Confira a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *